A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Robinson enamorou-se da ilha de aves exóticas. Robinson brindou à sua nova morada. Gosto O que é o complemento oblíquo?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Robinson enamorou-se da ilha de aves exóticas. Robinson brindou à sua nova morada. Gosto O que é o complemento oblíquo?"— Transcrição da apresentação:

1 Robinson enamorou-se da ilha de aves exóticas. Robinson brindou à sua nova morada. Gosto O que é o complemento oblíquo?

2 Há verbos que selecionam complemento direto e/ou complemento indireto. Recorda! A Escola ofereceu taças aos vencedores. 1. O que ofereceu a Escola? taças complemento direto 2. A quem ofereceu? aos vencedores complemento indireto

3 3. A expressão sublinhada responde à questão o quê? ou a quem? Que função sintática desempenha? A avó ofereceu uma bola ao neto João. O avô encontrou o neto João na praia. O senhor António comprou um computador. O professor fez perguntas aos alunos. O Luís deu um gatinho à Laura. a quê? a quem? quê? quem? a quê? a quem? Complemento indireto Complemento direto Complemento indireto

4 4. Substitui as expressões sublinhadas pelos pronomes: o, a, os, as ou lhe, lhes. a) A avó ofereceu-lhe uma bola. b) O avô encontrou-o na praia. c) O senhor António comprou-o. d) O professor fez-lhes perguntas. e) O Luís deu-lhe um gatinho. A avó ofereceu uma bola ao neto João. O avô encontrou o neto João na praia. O senhor António comprou um computador. O professor fez perguntas aos alunos. O Luís deu um gatinho à Laura.

5 Há casos em que o complemento selecionado pelo verbo não pode ser substituído por o, a, os, as ou lhe, lhes. Nesses casos, estamos na presença de um complemento oblíquo. Aprende! 5. Observa os exemplos que se seguem. a)O Tó gosta de futebol. b) O Álvaro gastou muito dinheiro. c) A Maria vive na Suíça. d) O Pedro telefonou à Daniela. e) O meu gatinho arranhou a Filipa.

6 6. As expressões de futebol e na Suíça desempenham a função sintática de ________________________. Substitui, se for correto, a expressão destacada pelos pronomes o, a, os, as ou lhe, lhes. a)O Tó gosta de futebol. b) O Álvaro gastou muito dinheiro. c) A Maria vive na Suíça. d) O Pedro telefonou à Daniela. e) O meu gatinho arranhou a Filipa. -o. de futebol. na Suíça. -lhe. -a. complemento oblíquo

7 7. Preenche a tabela com as expressões sublinhadas na frase e de acordo com a sua função sintática. Complemento direto Complemento indireto Complemento oblíquo João, fala-me dos teus projetos. Maria, diz-me a verdade. A Nélia enamorou-se do Jacinto. O Vasco telefonou ao Jacinto. O Chando concordou com o pai. A Neide visitou o Brasil. O Nené troçou da irmã. O Pascoal encontrou a irmã ali. dos teus projetos a verdade do Jacinto ao Jacinto com o pai o Brasil da irmã a irmã

8 Robinson enamorou-se da ilha de aves exóticas. Robinson brindou à sua nova morada. Gosto O que é o complemento oblíquo?


Carregar ppt "Robinson enamorou-se da ilha de aves exóticas. Robinson brindou à sua nova morada. Gosto O que é o complemento oblíquo?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google