A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filipa Vicente Professora de CFQ - Escola Manuel de Figueiredo Tema3 A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO 3. 2. SUBSTÂNCIAS E MISTURAS DE SUBSTÂNCIAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filipa Vicente Professora de CFQ - Escola Manuel de Figueiredo Tema3 A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO 3. 2. SUBSTÂNCIAS E MISTURAS DE SUBSTÂNCIAS."— Transcrição da apresentação:

1 Filipa Vicente Professora de CFQ - Escola Manuel de Figueiredo Tema3 A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO SUBSTÂNCIAS E MISTURAS DE SUBSTÂNCIAS

2 Filipa Vicente Professora de CFQ - Escola Manuel de Figueiredo sumo

3 Filipa Vicente Professora de CFQ - Escola Manuel de Figueiredo SUBSTÂNCIAS E MISTURAS DE SUBSTÂNCIAS  Os químicos classificam os materiais em dois grandes grupos. Materiais Substâncias Misturas de substâncias O critério usado para esta classificação é o nº de componentes que entram na constituição dos materiais

4 Filipa Vicente Professora de CFQ - Escola Manuel de Figueiredo SUBSTÂNCIAS E MISTURAS DE SUBSTÂNCIAS OO que são substâncias? AAs substâncias são materiais constituídos por um só componente. ÁÁgua EEnxofre FFerro SSulfato de cobre

5 Filipa Vicente Professora de CFQ - Escola Manuel de Figueiredo SUBSTÂNCIAS E MISTURAS DE SUBSTÂNCIAS OO que são misturas de substâncias? AAs misturas são materiais constituídas por dois ou mais componentes. ÁÁgua mineral AAzeite SSumo AAço MMinério de ferro

6 Filipa Vicente Professora de CFQ - Escola Manuel de Figueiredo SUBSTÂNCIAS E MISTURAS DE SUBSTÂNCIAS OO termo puro tem significados diferentes para os químicos e na linguagem do dia-a- dia. nOnOs químicos usam o termo puro para significar que um material é uma substância, só tem um componente. nNnNa linguagem do dia-a-dia, usa-se o termo puro para significar que é fresco, está dentro da validade, não tem microorganismos, cheira bem.

7 Filipa Vicente Professora de CFQ - Escola Manuel de Figueiredo SUBSTÂNCIAS E MISTURAS DE SUBSTÂNCIAS QQ ual é a diferença entre uma substância e uma mistura de substâncias? nAnAs substâncias têm propriedades características enquanto que as misturas de substâncias não têm propriedades características Exemplos: Água é uma substância. Água salgada, água açúcarada, água mineral são misturas de substâncias.

8 Filipa Vicente Professora de CFQ - Escola Manuel de Figueiredo SUBSTÂNCIAS E MISTURAS DE SUBSTÂNCIAS nOnObserva o rótulo de uma água mineral: Verifica se a água mineral é uma substância ou uma mistura de substâncias. Trata-se de uma mistura de substâncias, pois é constituída por várias substâncias. nDnDiz o nome de quatro substâncias que existem na água mineral. Carbonato de sódio; bicarbonato de sódio; cloreto de sódio; sulfato de cálcio.

9 Filipa Vicente Professora de CFQ - Escola Manuel de Figueiredo 12 Agora já sei que… OO s materiais podem ser uma substância ou uma mistura de substâncias; UU ma substância só tem um componente, por isso tem propriedades características; UU ma mistura de substâncias tem duas ou mais componentes, por isso as propriedades variam consoante a percentagem dos componentes. OO s químicos usam o termo puro para significar que um material é uma substância, só tem um componente. NN a linguagem do dia-a-dia, usa-se o termo puro para significar que é fresco, está dentro da validade, não tem microorganismos, cheira bem.

10 Filipa Vicente Professora de CFQ - Escola Manuel de Figueiredo n FIM


Carregar ppt "Filipa Vicente Professora de CFQ - Escola Manuel de Figueiredo Tema3 A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO 3. 2. SUBSTÂNCIAS E MISTURAS DE SUBSTÂNCIAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google