A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia."— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia

2 Fontes de energia tradicionais Carvão mineral; Petróleo; Gás natural; Hidroelétricas; Nuclear.

3 Carvão Mineral Uso intensivo após a Revolução Industrial (Seculo XVIII). É uma fonte abundante em diversos países e continentes. Ex: Rússia, China, Índia, Estados Unidos, Europa, entre outros. É fonte energética com alto teor de poluição. Gases do efeito estufa e chuva ácida.

4

5

6

7 Carvão Mineral no Brasil Existem jazidas nos estados do Sul. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É de baixa qualidade e teor energético. É utilizado na indústria siderúrgica e em poucas usinas termoelétricas.

8 Petróleo Responde por 40% de toda a energia produzida no Planeta. Usinas termoelétricas. Geradores de energia. Automóveis, caminhões, trens, aviões e máquinas em geral.

9 Sofre oscilações de preço no mercado internacional de acordo com o nível de consumo. Causador de conflitos entre países. Ex: Oriente Médio. Forte causador de poluição. A descoberta de jazidas na plataforma continental e em águas profundas coloca o Brasil como um dos futuros maiores produtores mundiais desse recurso. OPEP: Organização dos Países Produtores de Petróleo.

10 Principais regiões e países produtores Golfo Pérsico; Mar Cáspio; Norte da África; Golfo da Guiné; Sul dos Estados Unidos; Equador e Venezuela; Mar do Norte; Rússia e Indonésia.

11

12

13

14

15 Gás Natural Reservas abudantes. Produção mundial em expansão. Alta eficiência na produção de energia termoelétrica. Grandes investimentos em infra-estrutura de transporte (gasodutos ou terminais marítimos).

16

17

18

19 Hidroelétricas 18% da energia produzida no mundo. 90% da energia produzida no Brasil. Fonte renovável, limpa, não poluente e baixo custo. Grandes investimentos na construção. Sujeitas aos períodos de seca.

20

21

22

23

24

25 Energia Nuclear Terceira maior fonte geradora de energia no mundo. 438 usinas em operação no mundo. Brasil (Angra dos Reis). Produção de lixo radioativo. Riscos de acidentes minimizado pelo avanço tecnológico. Estigma de Chernobyl (Ucrânia). Atritos com movimento ambientalista.

26

27

28

29

30 FONTES ALTERNATIVAS Eólica; Geotérmica; Solar; Biomassa; Maremotriz.

31 Eólica Energia padrão dos movimentos ambientalistas. Não gera nenhum tipo de poluição ou resíduo. Produção instável, sujeita a ventos e calmarias. Litoral brasileiro: enormes potencialidades. Expansão dessa matriz por todo o Planeta.

32

33

34 Geotérmica Aproveita o calor do subsolo da Terra. É explorada nos Estados Unidos, Filipinas, México, Itália e Islândia. É viável apenas em poucas regiões do mundo (atividade vulcânica). Utilizada como auxiliar nos sistemas de calefação (aquecimento de residências e edifícios comerciais).

35

36

37 Solar Índice zero de poluição. Alto custo de implantação. Questões político-econômicas envolvem a utilização em larga escala dessa tecnologia. Viável em regiões ensolaradas (zona tropical e desertos).

38

39

40

41 Biomassa Agrupa várias opções como: Madeira, Carvão vegetal, Celulose, Bagaço de cana-de-açúcar, Plantas oleaginosas em geral (mamona, soja, amendoim, Carnaúba, Babaçu, Oiticica, entre outras). Aproveitamento de restos de culturas agrícolas.

42 Matéria orgânica em geral. Reduz o desperdício. Geradora de muitos empregos. Problema com a entressafra.

43

44

45

46

47 FIM


Carregar ppt "Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google