A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS. ALÉM DA DIVISÃO REGIONAL DO IBGE, OUTRA PROPOSTA CARACTERIZA OS ESPAÇOS BRASILEIROS SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO DA SUA ECONOMIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS. ALÉM DA DIVISÃO REGIONAL DO IBGE, OUTRA PROPOSTA CARACTERIZA OS ESPAÇOS BRASILEIROS SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO DA SUA ECONOMIA."— Transcrição da apresentação:

1 OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS

2 ALÉM DA DIVISÃO REGIONAL DO IBGE, OUTRA PROPOSTA CARACTERIZA OS ESPAÇOS BRASILEIROS SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO DA SUA ECONOMIA.

3 ELA FOI ELABORADA EM 1967 PELO GEÓGRAFO PEDRO PINCHAS GEIGER, QUE DIVIDIU O BRASIL EM TRÊS GRANDES COMPLEXOS REGIONAIS – AMAZÔNIA, NORDESTE E CENTRO-SUL – SEGUNDO SUAS CARACTERÍSTICAS GEOECONÔMICAS.

4 O SUL DO MATO GROSSO E DE TOCANTINS ESTÁ AGRUPADO AO COMPLEXO REGIONAL CENTRO- SUL POR CAUSA DE SUAS RELAÇÕES DE DEPENDÊNCIA ECONÔMICA.

5 O NORTE DE MINAS GERAIS PASSA A COMPOR O COMPLEXO DO NORDESTE POR SER UMA ÁREA COM CARACTERÍSTICAS ECONÔMICAS E NATURAIS SEMELHANTES: CLIMA-SEMI-ÁRIDO E POBREZA

6 A PORÇÃO OESTE (OCIDENTAL) DO MARANHÃO PASSA A INTEGRAR O COMPLEXO REGIONAL DA AMAZÔNIA PELA SUA AFINIDADE ECONÔMICA EXTRATIVISTA. E GRANDE PARTE DO MATO GROSSO.

7 COMPLEXO AMAZÔNICO COM UMA ÁREA DE 5 MILHÕES DE KM2, A AMAZÔNIA COMPREENDE 58% DO TERRITÓRIO BRASILEIRO. ALÉM DA REGIÃO NORTE ESTABELECIDA PELO IBGE, ABRANGE GRANDE PARTE DOS ESTADOS DO MATO GROSSO E DO MARANHÃO.

8 QUADRO NATURAL : CLIMA EQUATORIAL, DOMÍNIOS DE TERRAS BAIXAS AMAZÔNICAS, FLORESTA EQUATORIALE BACIA AMAZÔNICA.

9 QUADRO HUMANO E ECONÔMICO: PEQUENA POPULAÇAO ABSOLUTA, BAIXA DENSIDADE DEMOGRÁFICA E ECONOMIA BASEADA NO EXTRATIVISMO MINERAL E VEGETAL. APRESENTA CRESCIMENTO INDUSTRIAL NA ZONA FRANCA DE MANAUS. É O PRINCIPAL REDUTO DE POVOS INDÍGENAS, DE PROBLEMAS DE POSSE DE TERRA E DESMATAMENTOS (QUEIMADAS) HOJE, A AMAZÔNIA É FRONTEIRA DE EXPANSÃO AGROPECUÁRIA E DE POVOAMENTO

10

11

12

13 COMPLEXO NORDESTINO COM 1,5 MILHÃO DE KM2 A REGIÃO GEOECONÔMICA DO NORDESTE OCUPA 18% DO TERRITÓRIO BRASILEIRO. COMPREENDE O NORTE DE MINAS GERAIS, MAS NÃO INCLUI O OESTE DO MARANHÃO.

14 CONSIDERADA A “REGIÃO PROBLEMA” DO PAÍS, O NORDESTE ENFRENTA GRAVES CONFLITOS SOCIAIS E ECONÔMICOS: ÁREA DE REPULSÃO DE POPULAÇÃO, ANALFABETISMO, MORTALIDADE INFANTIL, CONCENTRAÇÃO DE RENDA E DE TERRAS, SECA, FALTA DE OPORTUNIDADES DE EMPREGO.

15

16 COMPLEXO CENTRO-SUL COM CERCA DE 2 MILHÕES DE KM2, O COMPLEXO REGIONAL DO CENTRO-SUL ABRANGE A MAIOR PARTE DE MINAS GERAIS, MATO GROSSO DO SUL, ESPÍRITO SANTO, PARANÁ, SANTA CATARINA, RIO GRANDE DO SUL, SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO.

17 CORRESPONDE ÀS TERRAS DAS REGIÕES SUDESTE, SUL E CENTRO- OESTE. É O COMPLEXO REGIONAL MAIS IMPORTANTE E O CENTRO ECONÔMICO DA NAÇÃO, COM MAIS DE 60% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. AÍ ESTÃO 16 DAS 22 ÁREAS METROPOLITANAS DO PAÍS.

18 UMA NOVA VISÃO

19 O GEÓGRAFO MILTON SANTOS E A PROFESSORA MARIA LAURA SILVEIRA PROPUSERAM UMA NOVA REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL, BASEADA EM QUATRO REGIÕES OU EM “QUATRO BRASIS”. O CRITÉRIO PRINCIPAL DEFINIDOR DESSA NOVA REGIONALIZAÇÃO FOI O DO “MEIO-TÉCNICO-CIENTÍFICO- INFORMAL”, ISTO É, A “INFORMAÇÃO” E AS “FINANÇAS” ESTÃO IRRADIADAS DE MANEIRAS DESIGUAIS E DISTINTAS PELO TERRITÓRIO BRASILEIRO.

20 REGIÃO AMAZONICA: PARÁ, AMAPÁ, RORAIMA, AMAZONAS, ACRE E RONDÔNIA. BAIXAS DENSIDADES TÉCNICAS E DEMOGRÁFICAS

21 REGIÃO NORDESTE: MARANHÃO, PIAUÍ, CEARÁ, RIO GRANDE DO NORTE, PARAÍBA, PERNAMBUCO, ALAGOAS, SERGIPE E BAHIA. FOI A PRIMEIRA REGIÃO A SER POVOADA. APRESENTA UMA AGRICULTURA POUCO MECANIZADA, SE COMPARADA À REGIÃO CENTRO- OESTE E À REGIÃO CONCENTRADA.

22 REGIÃO CENTRO-OESTE: GOIÁS, MATO GROSSO, MATO GROSSO DO SUL E TOCANTINS. DE OCUPAÇÃO RECENTE, APRESENTA UMA AGRICULTURA GLOBALIZADA, ISTO É, MODERNA MECANIZADA E PRODUTIVA.

23 REGIÃO CONCENTRADA: SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, MINAS GERAIS, ESPÍRITO SANTO, PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL. É A REGIÃO QUE CONCENTRA A MAIOR POPULAÇÃO, AS MAIORES INDÚSTRIAS, OS PRINCIPAIS PORTOS, AEROPORTOS, SHOPPINGS CENTERS, SUPERMERCADOS, AS PRINCIPAIS RODOVIAS E INFOVIAS, AS MAIORES CIDADES E UNIVERSIDADES. REUNE OS PRINCIPAIS MEIOS TÉCNICO- CIENTÍFICOS E AS FINANÇAS DO PAÍS.

24 REGIÃO CONCENTRADA


Carregar ppt "OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS. ALÉM DA DIVISÃO REGIONAL DO IBGE, OUTRA PROPOSTA CARACTERIZA OS ESPAÇOS BRASILEIROS SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO DA SUA ECONOMIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google