A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PISC IV VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO Acadêmicos: Amanda Martins; Beatriz Rezende; Fabiana Chaveiro; Gabriela Rezende; Marcela Thomé; Mariana Drummond; Mariana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PISC IV VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO Acadêmicos: Amanda Martins; Beatriz Rezende; Fabiana Chaveiro; Gabriela Rezende; Marcela Thomé; Mariana Drummond; Mariana."— Transcrição da apresentação:

1 PISC IV VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO Acadêmicos: Amanda Martins; Beatriz Rezende; Fabiana Chaveiro; Gabriela Rezende; Marcela Thomé; Mariana Drummond; Mariana Silveira; Marina Nahas; Pedro Paulo Paes. Preceptora: Graciela Mara

2 O QUE É?  É um problema sério, desconhecido e muitas vezes ingorado. Violência, maus-tratos, abusos contra os idosos são noções que dizem respeito a processos e a relações sociais interpessoais, de grupos, de classes, de gênero, ou ainda institucionais, que causem danos físicos, mentais e morais à pessoa.  Faz parte da violência social e é universal (ocorre no mundo todo), sendo que em muitas sociedades é tratada como uma forma “natural” de agir, ficando oculta nos usos, nos costumes e nas relações entre as pessoas;  Algumas explicações:  Entende-se que tratar esse problema significa também tratar o seu contexto, ou seja, é preciso compreender as relações entre as várias etapas do ciclo de vida e o papel do Estado na organização desses ciclos, os preconceitos sociais contra o envelhecimento e a função das instituições na repetição desses preconceitos ou nas mudanças positivas que possam ocorrer. Fonte: Imaginário popular de que o envelhecimento é negativo, com a reprodução da ideia de que a pessoa vale o quanto produz e o quanto ganha, sendo que os idosos são considerados inválidos, um peso morto; O pensamento dos próprios idosos, que ficam imbricados na produção da ideologia sobre eles produzida. Muitos não se conformam com a perda de poder, outros que só viviam para o trabalho, sentem-se perdendo sua identidade quando são afastados de suas atividades. Vulnerabilidade pela perda da capacidade funcional.

3 OS TIPOS DE AGRESSÃO  Abuso físico, violência física ou maus-tratos físicos: uso da força física para ferir, provocar dor, incapacidade ou morte ou para compelir o idoso a fazer o que não deseja.  Abuso psicológico, violência psicológica ou maus-tratos psicológicos: agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar o idoso do convívio social.  Abuso sexual ou violência sexual: atos ou jogos sexuais de caráter homo ou heterorrelacional que utilizam pessoas idosas visando obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.  Violência financeira e econômica: exploração imprópria, ilegal ou não, consentida dos bens financeiros e patrimoniais do idoso.  Negligência: recusa ou omissão de cuidados devidos ao idoso, por parte de responsáveis familiares ou institucionais.  Autonegligência: conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança por meio da recusa de prover a si mesmo de cuidados necessários.  Abandono: ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a um idoso que necessite de proteção. Fonte:

4 PORTARIA  Política Nacional do Idoso – Lei N DE JANEIRO DE 1994  A política nacional do idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.  É regida por cinco princípios: I – assegurar direito de cidadania; garantir participação na comunidade; defender sua dignidade, bem-estar e direito à vida; II – o processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos; III – o idoso não deve sofrer discriminação de qualquer natureza; IV – o idoso deve ser o principal agente e o destinatário das transformações a serem efetivadas através desta política; V – as diferenças econômicas, sociais, regionais e, particularmente, as contradições entre o meio rural e urbano do Brasil deverão ser observados pelos poderes públicos e pela sociedade em geral, na aplicação desta Lei.

5


Carregar ppt "PISC IV VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO Acadêmicos: Amanda Martins; Beatriz Rezende; Fabiana Chaveiro; Gabriela Rezende; Marcela Thomé; Mariana Drummond; Mariana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google