A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A bandeira da Alemanha é uma tricolor consistindo em três bandas horizontais iguais mostrando as cores nacionais da Alemanha: preto, vermelho e dourado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A bandeira da Alemanha é uma tricolor consistindo em três bandas horizontais iguais mostrando as cores nacionais da Alemanha: preto, vermelho e dourado."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 A bandeira da Alemanha é uma tricolor consistindo em três bandas horizontais iguais mostrando as cores nacionais da Alemanha: preto, vermelho e dourado. A tricolor preta apareceu primeiramente no começo do século XIX e alcançou proeminência durante a revolução de O breve Parlamento de Frankfurt de propôs a tricolor como uma bandeira para um estado germânico unido e democrático. Seguindo a Segunda Guerra Mundial, a tricolor foi designada como a bandeira de ambas Alemanha Ocidental e Oriental. As duas bandeiras foram idênticas até 1959, quando símbolos socialistas foram adicionados à bandeira da Alemanha Oriental. Desde a reunificação em 3 de outubro de 1990, a tricolor preto-vermelho-dourada permaneceu como a bandeira da Alemanha.

4 A diferença entre a bandeira civil e a bandeira federal (Bundesdienstflagge em alemão) é que a bandeira federal leva ao centro um falcão negro num fundo dourado semelhante ao Brasão da Alemanha, mas não idêntico. É usada somente por autoridades federais.

5 Na atualidade a bandeira de guerra (Kriegsflagge), corresponde a uma versão modificada da bandeira nacional, com um triângulo do lado exterior da bandeira. Também se assemelha bastante com a bandeira federal.

6 Kriegsflagge ( ) Com a chegada dos nazistas ao poder a bandeira criou-se em 1935 a Reichkriegsflagge (Bandeira de Guerra do Reich), agora incorporando os símbolos do nazismo. Após o fim da guerra, a bandeira só foi reincorporada com seu atual desenho em 1956.

7 O Brasão de Armas da Alemanha é um dos símbolos nacionais da Alemanha. A principal característica do brasão é uma águia. As cores do brasão são similares aos da bandeira da Alemanha (preto, vermelho e dourado). É um dos mais antigos símbolos nacionais da Europa e um dos mais antigos do mundo. Para os Germanos, a águia era o pássaro do deus Odin. Os Romanos reservaram a imagem da águia somente para os mais reverenciados seres, como o Deus supremo e o Imperador; e isso servia como metáfora de invencibilidade.

8 Das Lied der Deutschen (A canção dos alemães) ou Deutschlandlied (Canção da Alemanha) é uma canção cuja terceira estrofe é o hino nacional da Alemanha. Das Lied der Deutschen foi escrita por August Heinrich hoffmann von Fallersleben, em 1841, na ilha de Helgoland, sobre uma melodia da peça Quarteto do Imperador, composta em 1797 por Joseph Haydn. União e justiça e liberdade Para a pátria alemã. Zelaremos todos para isso Fraternamente com coração e mão. Unidade e justiça e liberdade São a garantia da felicidade. Floresce no brilho desta felicidade Floresce, pátria alemã!

9 A região da Alemanha foi habitada pelas tribos germânicas (bárbaros) que chegaram ao seu território por volta de 800 AC. Após o tratado de Verdun (845), passou a existir o reino da Germânia. Independente, este reino tornou-se uma monarquia eletiva. Em 936, o imperador germânico Otho, o Grande, conquistou regiões na Itália, aumentando sua influência junto ao estado papal. Usou este poder para fazer-se coroar imperador. A Alemanha passou a ser chamada de sacro Império Romano Germânico. No século XVI, durante a reforma protestante, a Alemanha foi abalada pelas lutas religiosas. Seu território foi praticamente dividido em duas partes: Alemanha do Norte (protestante) e Alemanha do Sul (católica).

10 No começo do século XIX a região foi conquistada pelos franceses sob o comando de Napoleão Bonaparte. O sacro Império Romano Germânico foi abolido e em seu lugar foi criada a Confederação do Reno, que foi dissolvida pelo Congresso de Viena e reconstituída em novas bases com o nome de Confederação Germânica (1815). No final do século XIX a Alemanha foi unificada, formando um estado, com a atuação diplomática do chanceler Otto von Bismarck. Entre os anos de 1914 e 1918, a Alemanha, em conjunto com o Império Austro-Húngaro e Itália, formaram a Tríplice Aliança na Primeira Guerra Mundial. Derrotada, a Alemanha foi condenada pelo Tratado de Versalhes a pagar os prejuízos de guerra, perdeu territórios e teve suas forças armadas reduzidas.

11 Na década de 1930, Hitler assumiu o poder na Alemanha e implanta o nazismo. Investiu pesado no militarismo, conduzindo a Alemanha, em 1939, à Segunda Guerra Mundial, em conjunto com Itália e Japão. Mais uma vez derrotada, a Alemanha saiu arrasada do conflito. Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas partes: Alemanha Ocidental (capitalista) e Oriental (socialista). Na década de 1960, a Alemanha Ocidental se tornou uma das maiores potências mundiais e atraiu cidadãos desgostosos com a realidade do lado oriental.

12 Em 1974 a décima Copa do Mundo de futebol foi realizada na Alemanha Ocidental e eles conquistaram o bicampeonato. Esta copa foi cercada por um forte esquema policial para evitar um ataque terrorista como o ocorrido nos Jogos Olímpicos de Munique em Em 1985, o então presidente soviético, Mikhail Gorbatchev, iniciou um processo de dissolução do bloco comunista devido aos escassos recursos econômicos do país. As causas eram a corrupção e os investimentos em armas (e não em setores de base da economia). Quatro anos depois, a onda de abertura chegou com tudo à Alemanha Oriental - e milhares de cidadãos comandaram manifestações e obrigaram o regime socialista a entregar o poder. O muro construído em Berlim em 1961 era então o símbolo mais forte da separação do país. Levantado para impedir a migração da população sob o regime comunista para o lado capitalista, ele tinha 45 quilômetros de extensão e 3 metros de altura - tudo extremamente bem vigiado.

13 A reunificação ocorreu apenas em 1990, com a queda do Muro de Berlim e a crise do socialismo. A queda do Muro de Berlim é o símbolo máximo da reunificação das duas Alemanhas - que viveram nova glória futebolística apenas um ano depois, em 1990, quando a seleção faturou o tricampeonato nos gramados da Itália. O time ainda era formado só por craques do lado ocidental, mas a festa foi de todos os alemães. Mesmo com o lento processo de reunificação, eles já eram um só país. Depois de 32 anos, a Copa retornou em Atualmente, a Alemanha é um país democrático e com uma economia forte. Integrante da Comunidade Européia, é um dos países mais desenvolvidos do mundo.

14 Na Alemanha cada estado tem o direito de criar sua própria estrutura educacional; como o país conta com 16 regiões estatais, pode-se afirmar que os modelos de educação vigentes entre os alemães são bem diversificados. Alguns pontos, porém, são consensuais, como o início compulsório das aulas a partir dos 6 anos de idade em todo o território alemão. Normalmente, as crianças começam a freqüentar o jardim-de- infância (Kindergarten) a partir dos 3 anos de idade. A obrigatoriedade escolar existe a partir dos 6 anos até a 9ª ou 10ª série, dependendo do estado, e no máximo até os 18 anos.

15 O jardim de infância, embora não seja obrigatório, é assegurado a todas as crianças que tenham no mínimo 3 anos de idade. Geralmente os familiares financiam este estágio educacional, sempre conforme seus recursos financeiros; não importa se a escola é pública ou particular, é exigido o pagamento da pré-escola. Algumas destas instituições são preservadas por templos religiosos e/ou empresas privadas; nos pequenos municípios elas revelam uma forte ascendência sobre a população. A procura dos jardins de infância é tão alta que os governantes geralmente pedem às famílias que, alguns meses antes do início das aulas, elas já empreendam a busca de uma vaga.

16 O ensino público na Alemanha é gratuito a partir da primeira série; paga- se apenas parte dos livros. Um semestre antes de entrar para a escola, a criança é submetida a um teste médico. Se forem verificados problemas no desenvolvimento psicológico, motor ou lingüístico, ela é encaminhada para possíveis correções. O primeiro dia na escola obedece a todo um ritual, do qual participa a família inteira. Uma peculiaridade é a Schultüte : cone colorido, oferecido às crianças no primeiro dia de aula, cheio de presentes e doces. ( foto)

17 Ensino fundamental (Grundschule) – O ensino fundamental na Alemanha é público, gratuito e tem duração de quatro ou seis anos, dependendo do Estado. Em sua maioria a criança frequenta o "curso primário" da primeira à quarta série, sempre meio período. Recentemente, voltou a ter destaque na mídia alemã a discussão sobre modificar das 7:00 para 9:00 horas o horário de início das aulas para que as crianças apresentem um melhor rendimento. O ano letivo na Alemanha, diferentemente do que ocorre no Brasil, tem início em agosto.

18 Escolas secundárias Ao encerrar o primário, a criança começa a ter definida a sua orientação profissional. Conforme o desempenho dela nos primeiros quatro anos de escola, a professora sugere aos pais o tipo mais apropriado de escola secundária. Esta decisão não é irredutível, pois pode ser revista posteriormente. Há três opções: ─ Hauptschule, em que os alunos recebem uma formação geral básica. Após a conclusão, encaminham-se geralmente para uma formação profissionalizante ( Berufschulen ), que os habilita a exercer um ofício ou uma atividade na indústria ou na agricultura. Dura de cinco a seis anos.

19 ─ Realschule, que habilita a freqüentar cursos mais adiantados em escolas profissionalizantes, escolas secundárias vocacionais ou o segundo ciclo do ginásio. Dura seis anos. ─ Gymnasium, que dura oito ou nove anos, conforme o estado federado, e propicia uma formação básica mais aprofundada. O certificado de conclusão, o cobiçado Abitur (de importância semelhante à do vestibular brasileiro), habilita para o acesso a uma universidade ou escola superior. Aliás, o sistema de notas na Alemanha é bem distinto, oscilando entre 1, a nota mais alta, e 6.

20 Nas escolas profissionalizantes (Berufschulen) o jovem é preparado para o exercício de uma profissão oficialmente reconhecida. A formação teórica se dá na escola através das aulas, um a dois dias por semana; a formação prática é feita no posto de trabalho (empresa ou oficina), três dias por semana. Os cursos têm duração de dois a três anos e o estágio é remunerado, sobretudo para os jovens vindos da Hauptschule e da Realschule. Há muitos casos de alunos que cursaram o Gymnasiun e possuem o diploma Abitur, que optam por uma formação deste tipo.

21 Nos últimos vinte anos, o sistema educacional alemão caiu do 14º para o 20º lugar no ranking dos 30 países da OCDE. Último relatório da organização confirma falência da educação no país.

22 http//www.suapesquisa.com/paises/alemanha/historia alemanha.htm mundo shtml alemanha.html / /


Carregar ppt "A bandeira da Alemanha é uma tricolor consistindo em três bandas horizontais iguais mostrando as cores nacionais da Alemanha: preto, vermelho e dourado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google