A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL Dra. Henriqueta Tereza do Sacramento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL Dra. Henriqueta Tereza do Sacramento"— Transcrição da apresentação:

1 ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL Dra. Henriqueta Tereza do Sacramento

2 SOJA A soja é um grão rico em proteínas, pertencente à família Fabaceae (leguminosas) assim como a lentilha, o feijão, o grão de bico e a ervilha. Ela é considerada uma fonte de proteína completa, isto é, contém quantidades significativas de todos os aminoácidos essenciais.

3 SOJA IMPORTANTE! ADQUIRA APENAS A SOJA ORGÂNICA PARA SE PROTEGER DO RISCO DÕS AGROTÓXICOS!!

4 ALIMENTOS FUNCIONAIS SOJA
Excelente fonte de proteínas, fibras, minerais e ácidos graxos, a soja é considerada a mãe dos alimentos funcionais. Vários estudos científicos comprovam a ação da soja na prevenção de doenças, como problemas de coração, alguns tipos de câncer, osteoporose, mal da Alzheimer e sintomas da menopausa nas mulheres. Além desses benefícios, a soja é uma excelente fonte de proteínas da mais alta qualidade.

5 SOJA Para quem pratica atividades físicas a proteína de soja fornece os aminoácidos essenciais para obtenção de excelentes resultados. Além disso, as pesquisas mostram que a proteína de soja pode acelerar a recuperação dos músculos após os exercícios.

6 SOJA Pesquisas recentes revelam que no controle do colesterol, a soja diminui os níveis de LDL, o chamado colesterol ruim, aumentando a quantidade de colesterol bom (HDL) no sangue. Além disso, ela inibe a oxidação do colesterol e impede a formação de coágulos e o crescimento das células que formam placas nos vasos sanguíneos.

7 Soja e Envelhecimento Entre as pesquisas mais recentes envolvendo os benefícios da soja para a saúde e na prevenção de algumas doenças destaca-se um estudo sobre o mal de Alzheimer. A coreana Helen Kim, chefe do departamento de Farmacologia e Toxicologia do Centro de Envelhecimento da Universidade do Alabama (EUA), descobriu que a adoção de soja nas dietas das mulheres diminuiu a tendência de desenvolver a doença.

8 SOJA Composição mineral da soja Cada 100 gramas de grãos contém 230 mg de cálcio, 580 mg de fósforo, 9,4 mg de ferro, 1 mg de sódio, 1900 mg de potássio, 220 mg de magnésio e 0,1 mg de cobre, dentre outros compostos.

9 SOJA Composição química do leite de soja. Cada 100 ml de extrato de soja ou "leite" contém 52 calorias, 2,5% de carboidratos, 3,4% de proteínas, 2,3% de lipídios, 40mg de cálcio, 105 mg de potássio e 1,2 mg de ferro, 40 mg de vitamina B1 e 120 mg de vitamina B2.

10 SOJA A soja possui um teor médio de proteínas em torno de 40%, enquanto o do arroz é de cerca de 7% e do feijão, de 20%.

11 ALHO Previne o endurecimento das artérias, vasodilatador; facilita a diminuição da pressão arterial. Por possuir selênio, zinco e vitamina C, atua como antioxidante e estimula as defesas do organismo no combate aos vírus da gripe e herpes. Excelente antisséptico natural e reduz em 30% o mau colesterol.

12 ALHO Dosagem diária para redução da pressão arterial:
-extrato seco:3 g/dia -alcoolatura: 25 gotas 3 x ao dia; -dentes: 3 a 9 dentes /dia; -no azeite:750 ml/150 g

13 PREVENÇÃO ENVELHECIMENTO
1-Tomar líquidos ,média 1 a 2 litros/dia- 2-Preferencialmente água na temperatura ambiente,principalmente em jejum; 3-Ingerir alimentos ricos em carotenóides-antioxidantes: cenoura;tomate;agrião;abóbora;pimentão vermelho;couve;abóbora; manga;alface;caqui;damasco;acerola;batata-doce.

14 PREVENÇÃO ENVELHECIMENTO
Vitamina A: -reduz risco de formação de placas ns artérias; -ácido retinóico:antioxidante também na pele-auxilia a renovação celular. -aumenta a imunidade.

15 PREVENÇÃO ENVELHECIMENTO DA PELE
CUIDADOS: -usar filtro solar FPS30,diariamente nas áreas expostas ao sol ou lâmpadas fluorescentes-específico para rosto e outro para a pele do corpo; -evitar tomar sol direto na pele sem proteção, no período de 10h às 16h; -cuidado com o vento frio também.

16 PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Caminhar diariamente,começando 20 minutos e aumentando a cada semana,10 minutos até 60 minutos/dia; Alongar antes e depois. Reduz:colesterol;triglicerídeos;glicemia;ácido úrico;depressão;dores no corpo;constipação intestinal.

17 PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

18 PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
-evitar manteiga e margarina:prefira azeite extra-virgem é melhor; -2 colheres de sopa/dia:diminui os depósitos de gordura na cintura;melhora o ritmo intestinal; -azeite tem gordura monoinsaturada que varre o colesterol ruim das artérias e reduz a gordura visceral.

19 PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Redução da homocisteína,aminoácido Que pode causar infarto quando em altas concentrações. Lesam as artérias do miocárdio. Alimentos que auxiliam na redução:banana; feijão e couve.

20 PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
ALIMENTAÇÃO: Auxiliam na redução do mau colesterol e aumento do bom colesterol: -alimentos ricos em vit. E- 100 a 800 UI-reduzem os ataques do coração-47%; -nozes;ovos;óleos vegetais.

21 PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
ALIMENTAÇÃO: FIBRAS: Presentes na aveia, feijão, cereais, maçã, goiaba e cenoura, as fibras solúveis facilitam a remoção do colesterol ruim (LDL) do corpo. LICOPENO presente na tomate,melancia e goiaba também reduzem o risco Do aumento do mau colesterol.

22 PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
ALIMENTAÇÃO:VITAMINA C -Reduz o risco de inflamações nas artérias e formação de placas; -Consumir duas frutas ao dia. Kiwi,goiaba,laranja,etc.

23 SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Nosso organismo depende totalmente dos alimentos para obter alguns resultados positivos,tais como: Colina;glutamina;ômega3;glicose; dopamina;serotonina;cafeína;carboidratos Resultados negativos: aminas heterocíclicas e gorduras saturadas.

24 SISTEMA NERVOSO CENTRAL
ALIMENTOS -COLINA: auxilia para a neurogênese ou seja auxilia na produção de acetilcolina-neurotransmissor importante para a formação da memória. -Encontrada:gema do ovo;peixes;couve-flor;pistache;fígado.

25 SISTEMA NERVOSO CENTRAL
ALIMENTOS GLUTAMINA:fundamental para compor o DNA,material genético de novas células na massa cinzenta. -Encontrada na clara de ovo.

26 SISTEMA NERVOSO CENTRAL E CV
ÔMEGA-3-ácido graxo que favorece o nascimento de neurônios e protege os já existentes. Se liga às membranas das células nervosas que formam os circuitos resp. pela memória. -Inibe a produção de prostaglandinas,causam inflamação das artérias e placas que obstruem as artérias.

27 SISTEMA NERVOSO CENTRAL
ÔMEGA-3 -presente nos peixes de água fria:salmão, atum e sardinha;frutos do mar;azeite;linhaça;bacalhau. -Univ. Laval-Canadá:reduz os riscos do mal de Parkinson-morte dos neurônios que produzem o neurotransmissor dopamina; -dispara mecanismos antioxidativos que protegem as células. -Uni.Califórnia-USA:reduz risco de Alzheimer

28 SISTEMA NERVOSO CENTRAL
ÔMEGA-3,segundo:Logan,2007. -melhora a função cognitiva ; -diminui o mal humor ; -diminui a ansiedade. Dr.Cole-Age melhor associado com alimentos antioxidantes ricos em Betacaroteno,vitamina C e flavonóides.

29 SISTEMA NERVOSO VITAMINA E: Reduz risco do Mal de Alzheimer;
Alimentos:óleos vegetais;ovos;nozes.

30 SISTEMA NERVOSO VITAMINAS DO COMPLEXO B
B1-grãos;verduras e nos cereais- auxiliam na absorção da glicose; B12-leite e derivados e ovos- favorece a memória; ÁCIDO FÓLICO: verduras verde-escuras,tomate,abacate e dos cereias integrais- melhora a memória.

31 SISTEMA NERVOSO VITAMINA D: -exposição ao sol ;peixes e leite.
-auxilia na renovação dos neurônios. ZINCO:ostras;nozes e castanha do pará. -combate RL e auxilia trabalho neurotransmissores.

32 SISTEMA NERVOSO - -MAGNÉSIO:folhas e oleaginosas. Auxilia nas transmissões nervosas e protege o cérebro do efeito tóxico de aditivos químicos. -TRIPTOFANO:feijão;grão-de-bico. Auxilia na fabricação da serotonina-neurotransmissor que reduz a tristeza e depressão. - -

33 SISTEMA NERVOSO - CARBOIDRATOS:o cérebro consome grande quantidade de glicose,atuando como o combustível dos pensamentos. (Paulo Caramelli,2007-ABN). Fontes melhores: pães integrais,arroz integral e massas integrais, de preferência. - -

34 SISTEMA NERVOSO - AMEAÇA AO CÉREBRO: 1990=aminas heterocíclicas:
compostos químicos formados na degradação da carne vermelha e frango. Encontradas em grande quantidade no organismo de portadores de Alzheimer e Parkinson. - -

35 SISTEMA NERVOSO - - AMEAÇA AO CÉREBRO:
CARNES: quanto mais cozida mais aumentam a quantidade de aminas. Efeito cumulativo. Mais aminas:1-peito de frango,sem pele e bem passado;seguida pela carne bovina e menos teor na carne suína. Só os peixes estão livres destas aminas! O que fazer??Comer carne ou não? -

36 SISTEMA NERVOSO - ANTIOXIDANTES: -Nozes;
-Frutas cítricas e morango e maçã; -Verduras:brócolis e espinafre; -Legumes de cor amarela e alaranjada. - -

37 SISTEMA NERVOSO - AMEAÇA AO CÉREBRO:
AÇÚCAR BRANCO: em excesso leva a inflamação no cérebro e danificam os neurônios. GORDURA SATURADA:em excesso leva a inflamações nas artérias. - -

38 Mulher precisa consumir de 20 a 30 mg de isoflavonas na idade fértil; após a menopausa, de 60 a 100 mg. Segundo o engenheiro de alimentos Dong Koo Yim, do Instituto de Tecnologia de Alimentos, em São Paulo, as dosagens variam conforme o lote da matéria-prima, o tipo de grão e a temperatura de cultivo Estima-se que a soja produzida no Rio Grande do Sul tenha de três a cinco vezes mais fitoestrógenos do que a originária do Mato Grosso.

39 Alimento Porção/ Isoflavonas (mg) Calorias
Soja em grãos cozida:1/2 xícara contém 35mg/ 149calorias Leite de soja (líquido):1 xícara=38mg= 110 cal(integral) 62 cal(light) Bebida de soja e frutas :1 xícara=12mg= 110cal. Tofu:1/2 xícara=40mg= 94cal Farinha de soja:1/2 xícara=50mg= 183cal.

40 INTEGRAÇÃO CORPO E MENTE
1-Executar técnicas de respiração de cinco a 10 minutos ao dia; 2-Fazer de 10 a 15 minutos de exercícios de ioga, alongamento,tai-chi-chuan ou tiqong ao dia; 3-Ouvir os sinais do corpo e honrar aqueles que promovam saúde.


Carregar ppt "ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL Dra. Henriqueta Tereza do Sacramento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google