A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estruturas de Dados Módulo 3 – Controle de Fluxo Marco A. Casanova - PUC-Rio e Denise Guliato- UFU.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estruturas de Dados Módulo 3 – Controle de Fluxo Marco A. Casanova - PUC-Rio e Denise Guliato- UFU."— Transcrição da apresentação:

1 Estruturas de Dados Módulo 3 – Controle de Fluxo Marco A. Casanova - PUC-Rio e Denise Guliato- UFU

2 Tópicos Seleção – Tomada de decisão Repetição

3 Seleção – Tomada de Decisão A seleção permite escolher entre duas ou mais alternativas: Isto nos permite tomar uma decisão: - two-way selection; - multiway selection

4 Two-way selection condição de decisão ação para falseação para true False (zero)True (!zero)

5 Tomada de Decisão: a two-way selection

6 Tomada de Decisão: a two way selection

7 Tomada de Decisão: a two way decision Expressão Condicional

8 Tomada de Decisão: a two-way selection Exercício: Escreva uma programa que imprima os seguintes dizeres, de acordo com a temperatura lida como entrada. Se temperatura for maior ou igual que 30 0 C, então bom para ir ao clube Se temperatura menor que 30 0 C, então bom para estudar

9 Tomada de Decisão: a two-way selection #include main() { int temp; printf(entre com a temperatura: ); scanf(%d, &temp); if ( temp >= 30) printf( \n Bom para ir ao clube); else printf(\n Bom para estudar); }

10 Tomada de Decisão: a multiway selection escolhe entre várias alternativas: Expressão multiway Valor 1 Valor 2 Valor 3 Valor 4 ação valor 1 ação valor 2 ação valor 3 ação valor 4

11 Tomada de Decisão: a multiway selection O comando switch funciona apenas quando a expressão nas alternativas de seleção (label case) são constantes do tipo inteiro ou caractere.

12 Tomada de Decisão: a multiway selection

13 Exercício Escreva um programa que leia uma expressão aritmética simples e imprime o resultado da sua avaliação. Operadores: +, -, *, / Domínio dos operandos: números reais

14 Exercício Escreva um programa que imprima o conceito de um aluno, dada a sua media final (números inteiros no intervalo 0 – 100). Para escrever o programa, analise score = media/10: Conceito A: score = 9 ou 10; (media >= 90) Conceito B: score = 8; (80 <= media < 70) Conceito C: score = 7; (70 <= media < 60) Conceito D: score = 6; (60 <= media < 70) Conceito F: score = 5, 4, 3, 2, 1, 0. (media < 60)

15 Tomada de Decisão: a multiway selection Comando else-if - usado quando se quer tomar uma decisão com base em múltiplas alternativas cujos valores não são constantes inteiras ou caracteres. If (expr1) {bloco de comandos 1} else if (expr2) {bloco de comandos 2} else {bloco de comandos 3}

16 Tomada de Decisão: a multiway selection Exercício: Reescreva o programa para imprimir o conceito de um aluno, considerando que agora a media geral é um numero real. Conceito A: media >= 90; Conceito B: media >= 80; Conceito C: media >=70; Conceito D: media >= 6; Conceito F: media nos demais casos.

17 Exercícios 1)Escreva um programa que implemente a calculadora usando o comando if-else. 2)Escreva um programa, que dados 3 números inteiros, imprima o menor valor; 3)Escreva um programa que dado um numero entre 0 e 6, imprima o correspondente dia da semana. Assuma que o primeiro dia da semana (0) é domingo.

18 Repetição O real poder dos computadores está na sua habilidade para repetir uma operação ou uma serie de operações muitas vezes. Este repetição chamada laços (loopings) é um dos conceitos básicos da programação estruturada.

19 Conceito de um laço uma ação ou um conjunto de ações Neste exemplo o laço nunca para ( loop infinito) Queremos um laço que termine quando o trabalho é feito condição que controla o laço.

20 Laços pré-teste e pós-teste No laço pré-teste, a condição é verificada antes do inicio do laço e a cada iteração Se a condição é verdadeira o código é executado, Se a condição é falsa, o laço termina.

21 Laços pré-teste e pós-teste No laço pós-teste as ações são executadas pelo menos uma vez, então a condição que controla o laço é avaliada. Se a condição é, o laço é repetido, Se condição é falsa, o laço termina.

22 Laços pré-teste e pós-teste Exemplo: Suponha que você queira fazer exercícios de levantamento de peso. Você avaliação as suas condições com pré-teste ou com pós-teste. Energia ? Levante peso Energia? false true Levante peso true false (a) pré-teste(b) pós-teste

23 Laços pré-teste e pós-teste No pré-teste, as ações podem ser executadas 0, 1 ou mais vezes; No pós-teste, as ações podem ser executadas uma ou mais vezes.

24 Laços pré-teste e pós-teste Inicialização: feita antes da primeira execução do corpo do laço; Atualização: modifica a condição de controle do laço, movendo de true para false.

25 Laços pré-teste e pós-teste Os conceitos de inicialização e atualização podem ser aplicados ao problema de levantamento de peso

26 Laços pré-teste e pós-teste Os laços podem ser controlados por evento:

27 Os laços podem ser controlados por contador: Laços pré-teste e pós-teste

28 Repetição: while While é um laço pré-teste. Usa uma expressão para controlar o laço.

29 Repetições

30 Exercício usando while 1) Escreva um programa que calcule o fatorial de um numero inteiro não negativo usando while.

31 Solução exercício 2

32 Repetição : for (pré-teste)

33 Calculo do fatorial usando for

34

35 Repetição : do-while (pós-teste)

36 Calculo do fatorial usando do-while

37 Exercicio: O que faz este programa???

38 Comando continue

39 O comando continue

40 Exercícios 1)Escreva uma programa que calcule a media N números reais lidos pelo teclado. O valor de N é dado pelo usuario. Imprima os números lidos e a média calculada: 2) Modifique o exercicio anterior de tal forma a não fornecer previamente o numero de elementos a serem lidos.

41


Carregar ppt "Estruturas de Dados Módulo 3 – Controle de Fluxo Marco A. Casanova - PUC-Rio e Denise Guliato- UFU."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google