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Disciplina MONOGRAFIA. Monografia – Módulos MÓDULOCARGANOTA PESO para o TCC PRODUTO FINAL I16 h/a0 a 1020% Sumário de origem do caso Plano do caso Esboço.

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1 Disciplina MONOGRAFIA

2 Monografia – Módulos MÓDULOCARGANOTA PESO para o TCC PRODUTO FINAL I16 h/a0 a 1020% Sumário de origem do caso Plano do caso Esboço do caso II16 h/a0 a 1030%Versão preliminar do caso III24 h/a0 a 1050% Versão final do caso Fundamentos para análise

3 Monografia – Critérios  Casos escritos com base em uma demanda prévia divulgada (lista de temas sugeridos ao final desta apresentação).  Promoção para o módulo seguinte mediante aprovação no módulo atual.  Avaliação com base nos critérios (p. 21 do Manual) de: Congruência  considera os disfarces Integridade  sem lacunas ou omissões Consistência  lógica e precisão da narrativa Exatidão  gramática, grafia, pontuação Concisão  objetividade na apresentação Clareza  clareza no texto Controle  estrutura do texto (título, sub-títulos) Coerência  construção e seqüência do texto Convenções  referências, abreviações, etc.

4 Por que Escrever um Caso  São fonte de prestígio e reconhecimento - valorização do profissional em seu meio. A produção de casos coloca o aluno em evidência acadêmica e profissionalmente, e sua publicação pode ser feita em revistas conceituadas e em congressos  Representam desenvolvimento de competências individuais desejadas pelas empresas, como espírito investigativo e de análise, por exemplo. Por esta razão, são utilizados em cursos de capacitação.  São utilizados nas escolas mais conceituadas do mundo.  Casos são uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, o segmento acadêmico vem valorizando de forma crescente a produção e autoria de casos.  A UPM possui uma Central de Casos, cujo objetivo é fomentar a utilização e a produção de casos para uso próprio e para o mercado.

5 Como Escrever um Caso Esta apresentação tem o objetivo de resumir de forma elucidativa o conteúdo do método e do processo. MAS... Não substitui, de forma alguma, a leitura completa do Manual do Método do Caso.

6 Como Escrever um Caso Caso – O que é isso? Diferenciações  Estudo de Caso : Estratégia de pesquisa científica (R. K. Yin)  Caso-demonstração: Utilizados para ilustrar aulas expositivas.  Casos : são “relatos de situações da vida organizacional, construídos com propósitos educacionais específicos.” (Roesch, 2006, p.1)

7 Como Escrever um Caso Caso – O que é isso? Casos envolvem...  uma decisão  um desafio  uma oportunidade  um problema  uma questão enfrentada por profissionais em uma organização

8 Como Escrever um Caso O método e o processo Módulo I (M1)Módulo II (M2)Módulo III (M3) Esboço do Caso

9 Como Escrever um Caso Passo a passo – pontos principais  Decisão de escrever um caso  Elaboração Sumário de Origem do Caso Esboço do Caso

10 Como Escrever um Caso Sumário de Origem do Caso  Questões e decisões (qual foi a questão / decisão/ desafio / ação / oportunidade?)  Tomador de decisão (perfil profissional e pessoal de quem tomou a decisão, se envolveu com a questão/decisão/ação/oportunidade?)  Área funcional da organização (presidência, operações, marketing, finanças, RH, TI, etc.)  Perfil da organização (pública/privada/familiar/governo/cooperativa, atividade, tamanho, faturamento, nº de funcionários setor de atuação, produtos, posição no mercado, clientes, etc.)  Por que tudo aconteceu (fato de deflagrou o processo)  Momento e local (quando e onde a decisão foi tomada?)  Duração (tempo necessário para a decisão/ação/recomendação?)  Aspectos qualitativos (quais as questões qualitativas envolvidas - e.g. clima organizacional, imagem, etc.)  Aspectos quantitativos (quais as questões quantitativas envolvidas - e.g. faturamento, nº de funcionários, participação de mercado, lucro, etc.)  Alternativas solução (consideradas ou a considerar)  Desfecho (o que aconteceu, o que pode acontecer?)

11 Como Escrever um Caso Passo a passo – pontos principais  “Lead” do caso (contato inicial) contato dentro da empresa confirma a possibilidade de se escrever o caso sobre a organização fornece as primeiras informações  Preparo para a primeira entrevista guia de elaboração Esboço do Caso

12 Como Escrever um Caso Guia de elaboração da primeira entrevista  Início: agradecimentos, apresentações, discussões sobre confidencialidade e disfarces, solicitação de consentimento.  Condução: em aproximadamente hora e meia – as primeiras perguntas sobre os fatos e decisões mais importantes.  Finalização: agradecimento e acerto para uma nova entrevista.  Seguimento: quadro sumário e desenvolvimento do plano.

13 Como Escrever um Caso Passo a passo – pontos principais  Plano do caso - Resumo do caso - Parágrafo de abertura - Esboço do caso por subtítulos - Lista dos dados existentes e necessários - Cronograma de trabalho Esboço do Caso

14  Publicação provisória - publicação do esboço do caso - apresentação à empresa - obtenção do aceite e compromisso com info s  Segundo contato - entrevista com o tomador de decisão Como Escrever um Caso Passo a passo – pontos principais Esboço do Caso

15  PRODUTO FINAL do M1: - Sumário de origem do caso - Plano do caso - Esboço do caso (inclui autorização da empresa para a continuação) Como Escrever um Caso Passo a passo – pontos principais Esboço do Caso

16  Entrevista com o tomador da decisão... - a pessoa mais indicada - estabelecimento de empatia - esclarecimento sobre o papel do escritor - comportamento: ouvinte atento - manutenção da objetividade - avaliação da exatidão, consistência e amplitude dos dados Como Escrever um Caso Passo a passo – pontos principais Esboço do Caso

17  Tempo e decisão - escolhas Deflagradores de ação: comunicação ( , fax, relatório) evento interno (fusão, ganho de cliente) evento externo (tecnologia, política, lei) Como Escrever um Caso Passo a passo – pontos principais

18 Como Escrever um Caso Passo a passo – pontos principais  PRODUTO FINAL do M2: - Versão preliminar do caso (caso praticamente pronto) Esboço do Caso

19 Como Escrever um Caso Passo a passo – pontos principais  Versão FINAL do caso - revisão e evolução da versão preliminar - inclui informações obtidas nas entrevistas com o(s) tomador(s) de decisão - garante os disfarces necessários - pode incluir elementos como tabelas, quadros, gráficos, etc. - enviada à empresa para solicitação de autorização para publicação* Esboço do Caso A revisão para a versão final do caso deve ser feita com base nos critérios já mencionados aqui de Congruência, Integridade, Consistência, Exatidão, Concisão Clareza, Controle, Coerência e nas Convenções

20 (*) Autorização para publicação – apêndice “A” do Manual honestidade acadêmica valida a informação garante a utilização do caso assegura relações positivas com a empresa Tipos de liberação tradicional (formal e ampla) restrita (formal e limitada) múltiplas pré-datada re-liberação não solicitada Como Escrever um Caso Passo a passo – pontos principais

21  Fundamentos para análise ( análise e resolução do caso ) - título do caso - parágrafo de abertura ou resumo - contextualiza o momento, a situação da empresa, do país - discute as questões básicas ligadas aos conceitos teóricos envolvidos - discute questões imediatas ligadas a desafios / ações / decisões - sugere questões para discussão Como Escrever um Caso Passo a passo – pontos principais Esboço do Caso

22 Como Escrever um Caso Passo a passo – pontos principais  PRODUTO FINAL do M3: - Versão final do caso - Fundamentos para análise TCC Esboço do Caso

23 Como Escrever um Caso Passo a passo – pontos principais  Cubo de dificuldades definições dimensão conceitual dimensão analítica dimensão da apresentação Esboço do Caso

24 Como Escrever um Caso O cubo de dificuldades e suas dimensões Fonte: Leenders, Mauffette-Leenders, Erskine, 2001 Adaptado por Alberto Medeiros

25 Como Escrever um Caso Elementos Textuais Obrigatórios de um Caso 1. Título – atrativo, que não revele o conteúdo 2. Resumo (máximo 5 linhas) – não contém juizo de valor 3. Introdução – primeiro parágrafo atrativo 4. Contexto – pode conter subtítulos 5. Conclusão – fechamento em círculo 6. Fundamentos para análise – análise e resolução do caso 7. Fontes e referências

26 Como Escrever um Caso Formatação a ser utilizada  Mínimo de SEIS páginas até a Conclusão  Fonte Arial 12  Espaço entre linhas 1.0 (simples)  Parágrafos COM recuo  SEM espaço entre parágrafos

27 Como Escrever um Caso Outras considerações O papel do escritor :  o escritor deve-se ater única e exclusivamente a esse papel.  eventuais solicitações de consultoria devem ser descartadas.  escrever casos em local onde se faz consultoria deve implicar uma separação de tempo substancial.  deve-se evitar de qualquer forma o estabelecimento de juízo de valor.  o escritor deve-se colocar no papel do leitor e analista, para garantir a clareza.

28 Como Escrever um Caso Convenções  Os casos são, geralmente, escritos na terceira pessoa do passado, exceto para as citações e informações dos quadros e apêndices. O presente implica que o caso é fictício.  Os fatos, atribuições e opiniões relevantes em relação ao tomador de decisão devem constar do caso, exceto quando não disponíveis o que deve ser explicitado no texto. Obviamente, a opinião do escritor nunca deve ser expressa no texto. Somente as opiniões expressas pelo pessoal da empresa devem aparecer.  Quadros, figuras, gráficos, tabelas, diagramas, etc. são mostrados depois do texto, numerados em ordem seqüencial por tipo. Todos devem ser mencionados no texto. Devem conter três linhas em seu título: o nome do caso, o número do quadro, figura, gráfico, tabela, diagrama, etc., e o seu título. A referência à fonte sempre deve ser feita. Quanto mais um quadro, figura, gráfico, tabela, diagrama, etc. representar uma simplificação ou sumarização de um documento, mais afetada será a posição do caso dentro do cubo de dificuldades, tornando-o mais fácil.

29 Como Escrever um Caso Convenções  Apêndices são usados para fornecer informação útil, mas não integral ao caso. Um apêndice pode ser utilizado para descrever um setor, uma regulamentação, como informação complementar, apenas. São colocados ao final do caso e ordenados como A, B, C, etc. e organizados na ordem em que são apresentados dentro do caso.  Quanto à extensão, não há uma convenção especifica determinada. Casos considerados longos são os que excedem a 20 páginas de texto, incluindo quadros, figuras, gráficos, tabelas, diagramas, etc. e apêndices. A extensão do caso é ditada pelo tempo que o aluno tem para lê-lo, pelos objetivos de aprendizagem, e por seu posicionamento no cubo de Dificuldades. Considerando uma média de uma hora ou hora e meia para a leitura, um caso ao redor de dez páginas de texto e mais três ou quatros de quadros, figuras, gráficos, tabelas, diagramas, etc. e apêndices são suficientes. Um caso muito longo pode não apenas demandar muito tempo, mas destruir o efeito do caso sobre a aprendizagem, por dar ao aluno menos tempo para pensar. Assim, o melhor é uma curta leitura e longa reflexão.

30 Como Escrever um Caso Convenções  Título do caso, título da página, formatação e codificação – casos normalmente têm um padrão para o título da página, incluindo logo, título do caso, os autores, créditos e reservas autorais, carta de renúncia, declaração de direitos de reprodução, os poucos parágrafos de abertura e um código. A formatação e a codificação devem ser consistentes com a seqüência de material produzidos pela instituição.  Referências – quando o caso possuir informação de fontes publicadas além da empresa, a fonte deve ser mencionada no rodapé da respectiva página; quando for escrito sob o nome real da organização e com base em material publicado por ela, uma nota de rodapé anexa ao título do caso pode ser usada para indicar essa fonte.  Reprodução – quando uma quantidade substancial de citações for usada de fontes publicadas, deve-se assegurar uma permissão para que sejam reproduzidas. Substancial significa qualquer citação contendo mais de 50 palavras. A referência exata da fonte, com título, autor, editora, data de publicação e número da página, deve acompanhar cada citação.

31 Como Escrever um Caso Convenções  Abreviações – as abreviações e siglas podem ser utilizadas, contanto que na primeira vez que forem mencionadas sejam mostradas por inteiro. Exemplo: CSN – Companhia Siderúrgica Nacional. A partir daí, poderá ser utilizada somente a sigla ou abreviação.  Questão para discussão – é comum incluir questões para discussão dentro do caso, no início ou ao final. No entanto, essa prática limita a utilização do caso. Sugere-se, portanto, que isso não seja feito, e cada professor formule suas próprias questões de acordo com seu objetivo de ensino. Desta forma, qualquer questão importante ou instrução deve fazer parte das notas de ensino.  Outras convenções podem vir a ser utilizadas, conforme o destino do caso para ensino. Algumas publicações podem exigir formatos específicos que, geralmente, fazem parte de seu elenco de formatação. O Anexo "A" mostra os requisitos que a Anpad fez para a apresentação de casos para ensino no Congresso EnAnpad Além da formatação, a linguagem e elementos textuais podem variar. O Anexo "B" mostra um artigo elaborado por Silvia Roesch sobre a construção de casos para ensino, onde ela resumo vários autores e sugestões a respeito.

32 Como Escrever um Caso Lista de assuntos sugeridos FINANÇAS & CONTROLADORIA Análise de investimento Análise de risco e retorno Balanced Score Card Custos e formação de preços Gestão de risco Planejamento e controle financeiro Sarbannes-Oxley compliance

33 Como Escrever um Caso Lista de assuntos sugeridos GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Aprendizagem organizacional Clima organizacional Comportamento organizacional Competências Individuais e Organizacionais Cultura organizacional Diversidade da força de trabalho Liderança Motivação Mudança organizacional

34 Como Escrever um Caso Lista de assuntos sugeridos LOGÍSTICA EMPRESARIAL Gestão da cadeia de suprimentos Gestão de compras Gestão de estoques Gestão de transportes Logística reversa

35 Como Escrever um Caso Lista de assuntos sugeridos MARKETING & VENDAS Comportamento do consumidor E-commerce Estratégia de comunicação Estratégia de distribuição Estratégia de preços Estratégia de produtos Gestão estratégica da marca Marketing Internacional

36 Como Escrever um Caso Lista de assuntos sugeridos TEMAS INTERDISCIPLINARES Competitividade Estratégia empresarial Fusões, aquisições e joint ventures Gestão do conhecimento Gestão da inovação Gestão de empresas do terceiro setor Globalização Governança corporativa

37 Sucesso !


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