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GTI Claudia Salles Haddad. A necessidade de alinhamento não é atual Progresso da dependência tecnológica Modelos serão apresentados em ordem cronológica.

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Apresentação em tema: "GTI Claudia Salles Haddad. A necessidade de alinhamento não é atual Progresso da dependência tecnológica Modelos serão apresentados em ordem cronológica."— Transcrição da apresentação:

1 GTI Claudia Salles Haddad

2 A necessidade de alinhamento não é atual Progresso da dependência tecnológica Modelos serão apresentados em ordem cronológica

3 Modelo de Rockart e Morton 1984 Baseado em 5 elementos Estratégias da organização Tecnologias Estrutura organizacional e cultura corporativa Processos de gestão (planejamento, recompensas e orçamentos) Indivíduos e papéis Neste modelo está implícita a adequação tecnológica O esquema da TI é formado por computadores, TIC, estações de trabalho, robótica e codificações inteligentes

4 Modelo de Rockart e Morton Processos de Gestão Estrutura e cultura organizacional EstratégiasTecnologias Indivíduos e Papéis Ambiente Externo: Social, Econômico e Político Ambiente Externo: Tecnológico

5 Modelo de Macdonald 1991 Co-alinhamento transversal da estratégia de negócios com processos e infra-estrutura de TI Considera operações externas, como relação com competidores, consumidores, oportunidades, fornecedores, tendências, etc. Os processos e infraestrutura de TI agregam valor aos negócios gerando novos potenciais competitivos na estratégia organizacional

6 Modelo de Macdonald Estratégia de Negócios Estratégia de TI Processos e Infra de TI Processos e Infra Organizacional Processos de alinhamento estratégico Mudança organizacionalImplementação, processos, Ferramentas e habilidades Planos de Serviço Potencial Tecnológico Tecnologias Embutidas Transformação Valores aos Negócios Potencial Competitivo Competição e reconfiguração de processos Plataformas Globais de TI

7 Modelo de Walton 1993 Triângulo estratégico Estratégia Competitiva (Porter) Modelo Organizacional TI Fundamentação da competitividade na capacitação tecnológica e na estratégia da organização

8 Modelo de Walton Estratégia de Negócios Estratégia de TI Estratégia da Organização

9 Modelo de Henderson e Venkatraman 1993 Adequação e Ajuste dos ambientes internos e externos Integração funcional das habilidades pessoais, processos, arquitetura de TI e infraestrutura administrativa Exige Planejamento e Implementação É o mais discutido por ser o modelo prático precursor mais completo

10 Modelo de Henderson e Venkatraman EXTERNOEXTERNO INTERNOINTERNO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOSESTRATÉGIA DE TI INFRA DE PROCESSOS DE TI INFRA DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS ALINHAMENTO MULTIDIMENSIONAL AJUSTE ESTRATÉGICO

11 Modelo de Yetton, Johnston e Craig 1994 Adaptação de Rockart e Morton (1984), a partir da análise de resultados obtidos no estudo de caso de uma organização australiana Mostra a TI como propulsora de mudanças

12 Modelo de Yettonm Johnston e Craig Processos de Gestão Estrutura EstratégiasTecnologias Indivíduos e Papéis

13 Modelo de Mcgee e Prusak 1994 As alternativas de negócio são definidas em paralelo com as alternativas de TI Fluxo contínuo de interações e trocas

14 Modelo de Mcgee e Prusak Estratégia Competitiva Processo de negócio e infraestrutura Operações do Negócio Estratégia de TI Processo de TI e infraestrutura Operações de TI Ambiente Competitivo Ambiente da TI

15 Modelo de Chan, Huff, Barclay e Copeland 1997 Orientada à obtenção de resultados Definição de medidas de alinhamento e medidas de desempenho

16 Modelo de Chan, Huff, Barclay e Copeland Estratégias de Negócio Estratégias de TIC Alinhamento Estratégico Efetividade da TIC Desempenho dos Negócios

17 Modelo de Audy 2001 Incorpora conceitos de aprendizagem organizacional e visões do processo decisório A estratégia de TIC é um produto simultâneo dos processos de aprendizagem e de planejamento

18 Modelo de Audy Diagnóstico do Negócio Estratégia Negócio Futuro Estratégia de Aprendizagem Implementação Tomada de Decisões Alinhamento

19 Modelo de Resende e Abreu 2006 Coerência Total entre PETI e PEN PEN determina objetivos e estratégia por meio de suas funções organizacionais: produtos ou serviços, comercial ou marketing, materiais ou logística, financeira, recursos humanos e jurídico. Modelos de informação e conhecimentos necessários à organização Sinergia, representada pela cruz, significa a coerência vertical e horizontal entre todos os níveis do planejamento

20 Modelo de Resende e Abreu PE PROD/ SERV COM/ MKT MAT/ LOG FINRHJUR PE SI/SCTI RH/ Perfil

21 Fatores de Alinhamento: Inovação e postura competitiva Ação coordenada na construção de uma base de conhecimento Reengenharia de Processos Envolvimento da alta administração Fatores de Desalinhamento Desconhecimento dos recursos de TI pela alta administração Pouco comunicação pela equipe de TI Cultura resistente Falta de instrumentos de mensuração dos benefícios de TI Limitação de recursos Tempo do projeto


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