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Reinventando o Ensino Médio Área de Empregabilidade: Tecnologia da Informação Ana Paula Couto, Antônio Mendes Ribeiro, Gisele Lobo Pappa, Luiz Chaimowicz,

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Apresentação em tema: "Reinventando o Ensino Médio Área de Empregabilidade: Tecnologia da Informação Ana Paula Couto, Antônio Mendes Ribeiro, Gisele Lobo Pappa, Luiz Chaimowicz,"— Transcrição da apresentação:

1 Reinventando o Ensino Médio Área de Empregabilidade: Tecnologia da Informação Ana Paula Couto, Antônio Mendes Ribeiro, Gisele Lobo Pappa, Luiz Chaimowicz, Márcio Bunte de Carvalho, Mirella Moro Um olhar sobre a prática Tauá 1 abril de 2014

2 Tecnologia da Informação Tratamento da informação através de computadores (software) Busca de solução para problemas 1 abril de 2014Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação2

3 Computação é Importante? Quase todo grande desafio encontrado no mundo está procurando solução através da computação –Curar doenças –Eliminar a fome –Melhorar a educação –Protejer o meio ambiente –… … … … 1 abril de 2014Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação3

4 Ciência da Computação Ciência da Computação 1 abril de 2014Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação4

5 Ciência da Computação Ciência da Computação tem tanto a ver com o computador como a Astronomia com o telescópio, a Biologia com o microscópio, ou a Química com os tubos de ensaio. A Ciência não estuda ferramentas, mas o que fazemos e o que descobrimos com elas. Dijkstra aquele do algoritmo para o problema do caminho mínimo (algoritmo de Dijkstra) 1 abril de 2014Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação5

6 Computação e Computador Algoritmos no dia-a-dia Definir um algoritmo matemático Como se calcula 3+5? Multiplicação ou divisão de números inteiros; reais; complexos? Pelo menos CINCO maneiras diferentes … I.contar 3 objetos = 1 2 3, contar 5 objetos = 1 2 3 4 5, contar todos os objetos = 1 2 3 4 5 6 7 8; II.contar a partir do primeiro número = 3 4 5 6 7 8; III.contar a partir do segundo número = 5 6 7 8; IV.derivar o resultado = 3 + 5 é dois a mais do que 3 + 3, então é 8, ou 3 + 5 é igual a 4 + 4 = 8; V.saber decorado que 3 + 5 = 8 é um fato!. 1 abril de 20146 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

7 Por que Tecnologia da Informação? Marketing Termo utilizado no mercado A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir o armazenamento, o acesso e o uso das informações. 1 abril de 2014 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 7

8 Nossos alunos Faltam 90 mil profissionais de tecnologia 08/04/2011 - 08h56 FOLHA DE SÃO PAULO Ela quer Você! 1 abril de 2014Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação8

9 do Rio a Hollywood, de Brasília a Wall Street 91 abril de 2014 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

10 do Rio a Hollywood, de Brasília a Wall Street 10 Setor Privado = Software & Hardware Empregado Empresário Ensino & Pesquisa Órgãos Públicos & Governo Setor Privado = Software & Hardware Empregado Empresário Ensino & Pesquisa Órgãos Públicos & Governo 1 abril de 2014 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

11 CARGOJUNIOR (R$)PLENO (R$)SENIOR (R$) Programador Visual Basic 1.800,002.800,004.000,00 Programador Java 2.500,003.800,005.500,00 Programador PHP 2.500,003.500,005.000,00 Analista segurança sistemas 4.500,006.000,007.000,00 Webmaster 6.139,006.798,008.121,00 Administrador banco dados 3.922,335.255,678.376,33 Analista sistemas de internet 6.875,008.988,009.123,00 Consultor TI especializado 6.057,007.725,0011.034,00 Gerente de e-commerce 13.334,0015.156,0020.622,00 Gerente de sistemas 15.596,0018.088,0022.529,00 http://info.abril.com.br/professional/salarios MARÇO11 111 abril de 2014 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

12 Cursos Superiores de Tecnologia 2 anos uma área Cursos de Graduação 4 a 6 anos visão global 1 abril de 2014Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação12

13 Projeto de Ensino – Área de TI 1 abril de 2014 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 13

14 Projeto de Ensino – Área de TI Premissas: – O Reinventano o Ensino Médio não é equivalente a um curso Técnico – A maioria dos professores não tem uma formação específica na área de TI Soluções: – Sair do tradicional: Manutenção e Programação de Computadores – Professor como moderador Material on-line para ser trabalhado com os alunos 1 abril de 2014 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 14

15 Visão do Projeto 15

16 Competências Instrumental Social Pensamento Computacional

17 Áreas e Disciplinas Solução de Problemas através da Computação 1, 2, 3 - Computação e Computador - Sociedade da Informação - Tendências e seus Profissionais - Editoração de Texto - Planilhas de Cálculo - Programação para Web ---------------------------------------------------------- Jogos Digitais Projeto de Inclusão Digital 17

18 Computação e Computador Sociedade da Informação Tendências e Profissionais Social

19 O QUEPOR QUE 1. Computação e Computador COMO Vocabulário Familiarizar c/ computador Vislumbrar a área Computação Informática Explorar Linux Busca na Web Algoritmos no dia-a-dia Livro: CS Unplugged Computador: estrutura + tecnologias + funcionamento Computação: algoritmos + computação s/ computador 06.fevereiro.201219Reinvenção do Ensino Médio - Computação

20 Social O QUEPOR QUE 1. Computação e Computador 2. Sociedade da Informação COMO Vocabulário Familiarizar c/ computador Vislumbrar a área Computação Informática Explorar Linux Busca na Web Algoritmos no dia-a-dia Livro: CS Unplugged Computador: estrutura + tecnologias + funcionamento Computação: algoritmos + computação s/ computador Computação e Computador vão além do trivial Impactos econômicos-sociais Comportamento Palestras, pesquisa e leitura Discussões em aula Discussões na rede Livro: Livro Verde Universalização Serviços para Cidadão Educação, Cultura, Governo Perigos de segurança 20

21 Social O QUEPOR QUE 1. Computação e Computador 2. Sociedade da Informação 3. Tendências e Profissionais COMO Vocabulário Familiarizar c/ computador Vislumbrar a área Computação Informática Explorar Linux Busca na Web Algoritmos no dia-a-dia Livro: CS Unplugged Computador: estrutura + tecnologias + funcionamento Computação: algoritmos + computação s/ computador Computação e Computador vão além do trivial Impactos econômicos-sociais Comportamento Palestras, pesquisa e leitura Discussões em aula Discussões na rede Livro: Livro Verde Universalização Serviços para Cidadão Educação, Cultura, Governo Perigos de segurança Vantagens da área Ciência, Tecnologia, Inovação Formação da massa crítica A profissão Palestras, pesquisa e leitura Vídeos online Discussão em aula e em rede Livro: Livro Verde + Livro Azul Mercado de trabalho Avanços tecnológicos- P&D Computação do futuro Desenvolvimento sustentável 21

22 TI na Prática Editoração de Texto Planilhas de Cálculo Programação para Web Instrumental

23 O QUEPOR QUE 1. TINP: Editoração de Texto e Jogos 2. TINP: Planilhas de Cálculo 3. TINP: Programação para Web COMO Empregabilidade (casa/escritório) Software mais comum Funções básicas a qualquer software (sem medo) Discussão aplicativos escritório Apostilas e cursos online Projeto: em grupo, desenvolver modelo ABNT LINUX Aplicativos para escritório Estrutura básica Editor de texto 23

24 Instrumental O QUEPOR QUE 1. TINP: Editoração de Texto e Jogos 2. TINP: Planilhas de Cálculo 3. TINP: Programação para Web COMO Empregabilidade (casa/escritório) Software mais comum Funções básicas a qualquer software (sem medo) Discussão aplicativos escritório Apostilas e cursos online Projeto: em grupo, desenvolver modelo ABNT LINUX Aplicativos para escritório Estrutura básica Editor de texto Empregabilidade Diferentes mercados Software comum MAS não tão simples quanto texto Apostilas e cursos online Projeto: em grupo, desenvolver planilha de setor específico (financeiro, comunicação, educação...) Conceitos e aplicações Tabelas + cálculos simples Funções + gráficos Diferentes cenários 24

25 Instrumental O QUEPOR QUE 1. TINP: Editoração de Texto e Jogos 2. TINP: Planilhas de Cálculo 3. TINP: Programação para Web COMO Empregabilidade (casa/escritório) Software mais comum Funções básicas a qualquer software (sem medo) Discussão aplicativos escritório Apostilas e cursos online Projeto: em grupo, desenvolver modelo ABNT LINUX Aplicativos para escritório Estrutura básica Editor de texto Empregabilidade Diferentes mercados Software comum MAS não tão simples quanto texto Apostilas e cursos online Projeto: em grupo, desenvolver planilha de setor específico (financeiro, comunicação, educação...) Conceitos e aplicações Tabelas + cálculos simples Funções + gráficos Diferentes cenários Empregabilidade Mercado: 1001 possibilidades Negócio próprio Diferencial importante Apostilas e cursos online Projeto: em grupo, desenvolver página de setor específico (comércio, educação, entretenimento...) Web: componentes + ferramentas HTML: edição, componentes, formatação, conc. avançados Folhas de estilo 25

26 Solução de Problemas através da Computação Pensamento Computacional

27 Pensamento Computacional O QUE 1. Solução de Problemas 1 2. Solução de Problemas 2 3. Solução de Problemas 3 06.fevereiro.201227Reinvenção do Ensino Médio - Computação Professor = Moderador 1.Estudo teórico Problemas clássicos Exercícios de aplicação nas diferentes áreas do conhecimento Projetos de solução de problemas Processo de Solução de Problemas: análise, investigação, projeto, dados, solução, teste, resultados Matemática Física Biologia Química Língua Portuguesa Literatura História Geografia Solução de problemas = qualquer problema independente da área ou profissão Computação é uma atividade de criatividade e raciocínio Computador é uma ferramenta apenas

28 Dimensão interdisciplinar entre CBC-E e CBC Especificamente, a disciplina Solução de Problemas do CBC-E trabalha com problemas das diversas disciplinas do CBC. Exemplos: – Conceitos de física no jogo Angry Birds – Construir e trabalhar com uma tabela periódica em uma planilha

29 Introdução a Jogos Jogos Digitais Projeto de Inclusão Digital

30 Disciplinas 1 o ano 80 40 80 - Computação e Computador - Solução de Problemas 1 - TI na Prática: Editoração de Texto + Introdução a Jogos 2 o ano 40 - Sociedade da Informação - Solução de Problemas 2 - TI na Prática: Planilhas de Cálculos - Jogos Digitais - Conteúdos optativos 3 o ano 40 - Tendências e seus Profissionais - Solução de Problemas 3 - TI na Prática: Programação para Web - Projeto de Inclusão Digital - Conteúdos optativos Aulas Disciplina 30

31 Uso de Tecnologias de EAD Moodle – Magistra – Todo o material teórico bem como sugestões de atividades estão sendo colocados on-line – Fóruns para discussão com/entre os professores – Participação ativa de tutores – Organização Moodle Um curso de apresentação geral para cada ano Um curso por disciplina 1 abril de 2014 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 31

32 20.Junho.2013 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 32

33 20.Junho.2013 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 33

34 Sites alternativos http://sites.google.com/site/remtimg Facebook: grupo REM-TI


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