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Reinventando o Ensino Médio Área de Empregabilidade: Tecnologia da Informação Ana Paula Couto, Antônio Mendes Ribeiro, Gisele Lobo Pappa, Luiz Chaimowicz,

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Apresentação em tema: "Reinventando o Ensino Médio Área de Empregabilidade: Tecnologia da Informação Ana Paula Couto, Antônio Mendes Ribeiro, Gisele Lobo Pappa, Luiz Chaimowicz,"— Transcrição da apresentação:

1 Reinventando o Ensino Médio Área de Empregabilidade: Tecnologia da Informação Ana Paula Couto, Antônio Mendes Ribeiro, Gisele Lobo Pappa, Luiz Chaimowicz, Márcio Bunte de Carvalho, Mirella Moro Um olhar sobre a prática Tauá 1 abril de 2014

2 Tecnologia da Informação Tratamento da informação através de computadores (software) Busca de solução para problemas 1 abril de 2014Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação2

3 Computação é Importante? Quase todo grande desafio encontrado no mundo está procurando solução através da computação –Curar doenças –Eliminar a fome –Melhorar a educação –Protejer o meio ambiente –… … … … 1 abril de 2014Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação3

4 Ciência da Computação Ciência da Computação 1 abril de 2014Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação4

5 Ciência da Computação Ciência da Computação tem tanto a ver com o computador como a Astronomia com o telescópio, a Biologia com o microscópio, ou a Química com os tubos de ensaio. A Ciência não estuda ferramentas, mas o que fazemos e o que descobrimos com elas. Dijkstra aquele do algoritmo para o problema do caminho mínimo (algoritmo de Dijkstra) 1 abril de 2014Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação5

6 Computação e Computador Algoritmos no dia-a-dia Definir um algoritmo matemático Como se calcula 3+5? Multiplicação ou divisão de números inteiros; reais; complexos? Pelo menos CINCO maneiras diferentes … I.contar 3 objetos = 1 2 3, contar 5 objetos = , contar todos os objetos = ; II.contar a partir do primeiro número = ; III.contar a partir do segundo número = ; IV.derivar o resultado = é dois a mais do que 3 + 3, então é 8, ou é igual a = 8; V.saber decorado que = 8 é um fato!. 1 abril de Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

7 Por que Tecnologia da Informação? Marketing Termo utilizado no mercado A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir o armazenamento, o acesso e o uso das informações. 1 abril de 2014 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 7

8 Nossos alunos Faltam 90 mil profissionais de tecnologia 08/04/ h56 FOLHA DE SÃO PAULO Ela quer Você! 1 abril de 2014Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação8

9 do Rio a Hollywood, de Brasília a Wall Street 91 abril de 2014 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

10 do Rio a Hollywood, de Brasília a Wall Street 10 Setor Privado = Software & Hardware Empregado Empresário Ensino & Pesquisa Órgãos Públicos & Governo Setor Privado = Software & Hardware Empregado Empresário Ensino & Pesquisa Órgãos Públicos & Governo 1 abril de 2014 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

11 CARGOJUNIOR (R$)PLENO (R$)SENIOR (R$) Programador Visual Basic 1.800, , ,00 Programador Java 2.500, , ,00 Programador PHP 2.500, , ,00 Analista segurança sistemas 4.500, , ,00 Webmaster 6.139, , ,00 Administrador banco dados 3.922, , ,33 Analista sistemas de internet 6.875, , ,00 Consultor TI especializado 6.057, , ,00 Gerente de e-commerce , , ,00 Gerente de sistemas , , ,00 MARÇO abril de 2014 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

12 Cursos Superiores de Tecnologia 2 anos uma área Cursos de Graduação 4 a 6 anos visão global 1 abril de 2014Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação12

13 Projeto de Ensino – Área de TI 1 abril de 2014 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 13

14 Projeto de Ensino – Área de TI Premissas: – O Reinventano o Ensino Médio não é equivalente a um curso Técnico – A maioria dos professores não tem uma formação específica na área de TI Soluções: – Sair do tradicional: Manutenção e Programação de Computadores – Professor como moderador Material on-line para ser trabalhado com os alunos 1 abril de 2014 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 14

15 Visão do Projeto 15

16 Competências Instrumental Social Pensamento Computacional

17 Áreas e Disciplinas Solução de Problemas através da Computação 1, 2, 3 - Computação e Computador - Sociedade da Informação - Tendências e seus Profissionais - Editoração de Texto - Planilhas de Cálculo - Programação para Web Jogos Digitais Projeto de Inclusão Digital 17

18 Computação e Computador Sociedade da Informação Tendências e Profissionais Social

19 O QUEPOR QUE 1. Computação e Computador COMO Vocabulário Familiarizar c/ computador Vislumbrar a área Computação Informática Explorar Linux Busca na Web Algoritmos no dia-a-dia Livro: CS Unplugged Computador: estrutura + tecnologias + funcionamento Computação: algoritmos + computação s/ computador 06.fevereiro Reinvenção do Ensino Médio - Computação

20 Social O QUEPOR QUE 1. Computação e Computador 2. Sociedade da Informação COMO Vocabulário Familiarizar c/ computador Vislumbrar a área Computação Informática Explorar Linux Busca na Web Algoritmos no dia-a-dia Livro: CS Unplugged Computador: estrutura + tecnologias + funcionamento Computação: algoritmos + computação s/ computador Computação e Computador vão além do trivial Impactos econômicos-sociais Comportamento Palestras, pesquisa e leitura Discussões em aula Discussões na rede Livro: Livro Verde Universalização Serviços para Cidadão Educação, Cultura, Governo Perigos de segurança 20

21 Social O QUEPOR QUE 1. Computação e Computador 2. Sociedade da Informação 3. Tendências e Profissionais COMO Vocabulário Familiarizar c/ computador Vislumbrar a área Computação Informática Explorar Linux Busca na Web Algoritmos no dia-a-dia Livro: CS Unplugged Computador: estrutura + tecnologias + funcionamento Computação: algoritmos + computação s/ computador Computação e Computador vão além do trivial Impactos econômicos-sociais Comportamento Palestras, pesquisa e leitura Discussões em aula Discussões na rede Livro: Livro Verde Universalização Serviços para Cidadão Educação, Cultura, Governo Perigos de segurança Vantagens da área Ciência, Tecnologia, Inovação Formação da massa crítica A profissão Palestras, pesquisa e leitura Vídeos online Discussão em aula e em rede Livro: Livro Verde + Livro Azul Mercado de trabalho Avanços tecnológicos- P&D Computação do futuro Desenvolvimento sustentável 21

22 TI na Prática Editoração de Texto Planilhas de Cálculo Programação para Web Instrumental

23 O QUEPOR QUE 1. TINP: Editoração de Texto e Jogos 2. TINP: Planilhas de Cálculo 3. TINP: Programação para Web COMO Empregabilidade (casa/escritório) Software mais comum Funções básicas a qualquer software (sem medo) Discussão aplicativos escritório Apostilas e cursos online Projeto: em grupo, desenvolver modelo ABNT LINUX Aplicativos para escritório Estrutura básica Editor de texto 23

24 Instrumental O QUEPOR QUE 1. TINP: Editoração de Texto e Jogos 2. TINP: Planilhas de Cálculo 3. TINP: Programação para Web COMO Empregabilidade (casa/escritório) Software mais comum Funções básicas a qualquer software (sem medo) Discussão aplicativos escritório Apostilas e cursos online Projeto: em grupo, desenvolver modelo ABNT LINUX Aplicativos para escritório Estrutura básica Editor de texto Empregabilidade Diferentes mercados Software comum MAS não tão simples quanto texto Apostilas e cursos online Projeto: em grupo, desenvolver planilha de setor específico (financeiro, comunicação, educação...) Conceitos e aplicações Tabelas + cálculos simples Funções + gráficos Diferentes cenários 24

25 Instrumental O QUEPOR QUE 1. TINP: Editoração de Texto e Jogos 2. TINP: Planilhas de Cálculo 3. TINP: Programação para Web COMO Empregabilidade (casa/escritório) Software mais comum Funções básicas a qualquer software (sem medo) Discussão aplicativos escritório Apostilas e cursos online Projeto: em grupo, desenvolver modelo ABNT LINUX Aplicativos para escritório Estrutura básica Editor de texto Empregabilidade Diferentes mercados Software comum MAS não tão simples quanto texto Apostilas e cursos online Projeto: em grupo, desenvolver planilha de setor específico (financeiro, comunicação, educação...) Conceitos e aplicações Tabelas + cálculos simples Funções + gráficos Diferentes cenários Empregabilidade Mercado: 1001 possibilidades Negócio próprio Diferencial importante Apostilas e cursos online Projeto: em grupo, desenvolver página de setor específico (comércio, educação, entretenimento...) Web: componentes + ferramentas HTML: edição, componentes, formatação, conc. avançados Folhas de estilo 25

26 Solução de Problemas através da Computação Pensamento Computacional

27 Pensamento Computacional O QUE 1. Solução de Problemas 1 2. Solução de Problemas 2 3. Solução de Problemas 3 06.fevereiro Reinvenção do Ensino Médio - Computação Professor = Moderador 1.Estudo teórico Problemas clássicos Exercícios de aplicação nas diferentes áreas do conhecimento Projetos de solução de problemas Processo de Solução de Problemas: análise, investigação, projeto, dados, solução, teste, resultados Matemática Física Biologia Química Língua Portuguesa Literatura História Geografia Solução de problemas = qualquer problema independente da área ou profissão Computação é uma atividade de criatividade e raciocínio Computador é uma ferramenta apenas

28 Dimensão interdisciplinar entre CBC-E e CBC Especificamente, a disciplina Solução de Problemas do CBC-E trabalha com problemas das diversas disciplinas do CBC. Exemplos: – Conceitos de física no jogo Angry Birds – Construir e trabalhar com uma tabela periódica em uma planilha

29 Introdução a Jogos Jogos Digitais Projeto de Inclusão Digital

30 Disciplinas 1 o ano Computação e Computador - Solução de Problemas 1 - TI na Prática: Editoração de Texto + Introdução a Jogos 2 o ano 40 - Sociedade da Informação - Solução de Problemas 2 - TI na Prática: Planilhas de Cálculos - Jogos Digitais - Conteúdos optativos 3 o ano 40 - Tendências e seus Profissionais - Solução de Problemas 3 - TI na Prática: Programação para Web - Projeto de Inclusão Digital - Conteúdos optativos Aulas Disciplina 30

31 Uso de Tecnologias de EAD Moodle – Magistra – Todo o material teórico bem como sugestões de atividades estão sendo colocados on-line – Fóruns para discussão com/entre os professores – Participação ativa de tutores – Organização Moodle Um curso de apresentação geral para cada ano Um curso por disciplina 1 abril de 2014 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 31

32 20.Junho.2013 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 32

33 20.Junho.2013 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 33

34 Sites alternativos Facebook: grupo REM-TI


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