A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Julian Palavro Dutra Gestão de RH. Objetivos da Aula Revisar conteúdos estudados até o momento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Julian Palavro Dutra Gestão de RH. Objetivos da Aula Revisar conteúdos estudados até o momento."— Transcrição da apresentação:

1 Professor Julian Palavro Dutra Gestão de RH

2 Objetivos da Aula Revisar conteúdos estudados até o momento.

3

4

5

6

7 PresidênciaMarketing Produção/ Exploração Financeiro Recursos Humanos

8

9 DEFINIÇÃO PARA RECURSOS HUMANOS Divisão responsável por gerir e intermediar as atividades humanas da empresa tais como recrutamento, seleção, desligamento e relacionamento entre colaboradores da Organização.

10 DIFERENÇA ENTRE RH E DEPARTAMENTO DE PESSOAL RH ou Gestão de Pessoal: Recrutamento; Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Relações Humanas; Departamento de Pessoal: Processos de Admissão, Folha de Pagamento e Rescisão Contratual, Processo Rescisório.

11

12 Recursos Humanos 1InstitucionalDiretoria 2Intermediário Gerência e Assessoria 3Operacional Demais Funcionários

13

14 Departamento De Pessoal 1 Setor de Admissão, Recrutamento e Seleção 2 Setor de Compensação e Treinamento 3 Setor de Desligamento

15

16 Recrutamento- Definição Conjunto de técnicas que visam atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos na organização

17

18

19 Entrevista de Seleção Testes de Habilidades Testes de Personalidade Simulação & Dinâmicas de Grupo Simulação & Dinâmicas de Grupo Testes de Conhecimento Testes Psicométricos Testes Psicométricos

20

21 Destinação de Vagas a PPDS É regida pela LEI federal 8213/ 91, que reserva cotas aos profissionais com deficiência em Organizações com mais de 100 profissionais; Para a empresa é importante para preparar a equipe para conviver com esses profissionais e, principalmente, observar para que não haja discriminação ou outro tipo de preconceito por parte da equipe.

22

23 A CLT Criada por Decreto nº 5452/1943, sob a gestão de Getúlio Vargas. Regulamenta os direitos e deveres das relações de trabalho, incluindo: Registro do Trabalhador, Jornada de Trabalho, Descanso, Férias, Medicina Trabalhista, Contratos, Justiça do Trabalho, etc.

24

25 A OIT Define políticas internacionais do trabalho e estabelece as relações trabalhistas em Estados onde não existem constituições especificas de trabalho e atua na construção da paz mundial e na relação coerente do Trabalho pelo planeta.

26

27 Atribuições das DRTS Fiscalização Trabalhista Conciliação Trabalhista Promoção da Formalidade Trabalhista

28

29 Sindicato, o que é? Criados para a defesa dos interesses de uma categoria profissional e se mantém por impostos trabalhistas provenientes de dissídios, contribuições assistenciais e acordos coletivos.

30 Suspensão Disciplinar Penalidades com o intuito de disciplinar o colaborador, podendo se classificar em: *Advertência: aviso ao empregado, com o objetivo de prevenção de conduta anti social; *Suspensão: Retirada do empregado já advertido; * Demissão por Justa Causa: caracterizada por uma falta grave do empregado.

31 Greve LEI N.º 7.783/89 = LEI DE GREVE – dispõe sobre o exercício do direito de greve e define as atividades essenciais. CONCEITO: Greve é a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador. (Art 2º, Lei 7783/89)

32

33 CBO: Cadastro Brasileiro de Ocupações Define as profissões regulamentadas em território nacional.

34 Empregado Profissional que vende sua mão de obra ou conhecimento em troca de um salário.

35 Empregador Profissional ou Pessoa jurídica que contrata um funcionário/ colaborador em troca de um salário/ remuneração.

36

37 O que é a CTPS I nstituída pelo decreto de 21/03/1932; Regulamentada pelo decreto de 29/10/1932; É um documento obrigatório para toda pessoa que presta serviços a outra pessoa ou empresa no papel de empregadora. É um documento que garante direitos previdenciários tais como Aposentadoria, FGTS e demais benefícios do INSS.

38

39 O que é o Processo de Admissão? Processo de firmamento de compromisso trabalhista firmado entre empregado e empregador através de trabalho em troca de remuneração.

40 Documentos CONTRATAÇÃO

41 Documentos obrigatórios para Admissão Fotografia 3 X 4; Certificado de Reservista (homens); Exame Médico Admissional; Comprovante de Residência; Cópia de RG, CPF e Título de Eleitor; Certidão de Casamento (se for o caso); Certidão de Nascimento dos Filhos menores de 14 anos; Comprovante de Escolaridade; Comprovante de Escolaridade dos filhos >7 anos; Cartão de Vacinação dos filhos menores; CTPS

42 Documentos a serem preenchidos pela empresa Carteira de Trabalho; Ficha ou Livro de Registro de Empregados; Contrato de Trabalho; Declaração para dependentes do IR; Ficha Salário Família.

43

44 Medicina do Trabalho Medicina voltada a preservação e promoção da saúde laboral dos empreendimentos e trabalhadores brasileiros, proporcionando qualidade de vida para o pleno exercício das profissões.

45

46 EPIS São equipamentos de Proteção Individual, fornecidos pelo empregador com o intuito de reduzir os riscos no exercícios das profissões e preservar a saúde dos colaboradores da empresa.

47

48 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) São comissões que possibilitam adotar medidas de prevenção ou diminuição dos riscos de acidentes de trabalho na empresa.

49

50 É considerado como o período que o empregado fica a disposição do empregador para dar cumprimentos as tarefas que lhe são atribuídas durante a jornada de trabalho. Esse tempo deve ser controlado a fim de se resguardar os interesses das partes. Para tanto, é facultado ao empregado a utilização de registro de ponto manual, ou eletrônico, podendo até mesmo utilizar-se de ambos os sistemas em seu estabelecimento.

51

52 Jornada de Trabalho Jornada Diária: 8 horas; Jornada Semanal: 44 horas Jornada Mensal: 220 horas

53

54 Outros Conceitos Jornada Intinere: Jornada entre o trabalho/ residência ou vice e versa. Intervalo entre Jornadas: 11 horas.

55

56 Hora Extra Diurna (50%)- Compreende as horas realizadas entre 5h e 22h; Hora Extra noturna (70%)- Compreende as horas extras realizadas entre 22h e 5h do dia seguinte; Hora Extra Especial (100%)- Realizada aos domingos e feriados.

57

58


Carregar ppt "Professor Julian Palavro Dutra Gestão de RH. Objetivos da Aula Revisar conteúdos estudados até o momento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google