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PublicouRaphael Amorim Alterado mais de 9 anos atrás
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1° Encontro de Usuários dos Portos de Salvador e Aratu 23 de novembro de 2005 Salvador - Bahia Realização: Associação de Usuários dos Terminais Portuários de Salvador
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Taxas de crescimento: PIB BA e BR (%) Taxas calculadas a partir do PIB em valores correntes. Fontes: SEI e IPEA Crescimento PIB 1999/2004 BR = 12,7% BA = 20,1%
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Taxas de crescimento: PIB BA e BR (%) Fonte: SEI e IPEA
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Exportações e importações - Bahia Valores em US$ milhões FOB Fonte: MDIC/SECEX
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Taxas de crescimento - evolução Portos de Salvador e Aratu X PIB Bahia Fontes: Codeba e SEI – Obs.: Contêineres (TEUs)
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Exportações da Bahia por outros estados Fonte: Promo US$4.062.916.260 7.669.908.120 ton
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Importações da Bahia por outros estados Fonte: Promo US$3.020.798.463 5.111.482.392 ton
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Porto de Aratu - TGS Histórico e cenários futuros - em 1.000 ton 15% a.a.: taxa média do crescimento 2000-2004. 7% a.a.: taxa estimada Siacan. Fonte: Codeba
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Porto de Aratu - TGL e TPG Histórico e cenários futuros - em 1.000 ton 18% a.a.: taxa estimada a partir do crescimento médio do período 2000-2004. 2% a.a.: taxa estimada pela Usuport. Fonte: Codeba
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Porto de Aratu Número de navios Fonte: Codeba
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Porto de Aratu Navios - dias de espera para atracação Fonte: Codeba
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Porto de Aratu Taxa de ocupação dos terminais Fonte: Codeba
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Porto de Salvador: principais novas cargas Carga200520082009 Aço300.000+500.000 Celulose90.000+360.000 Cobre100.000+100.000 Ferro-liga50.000+70.000 Frutas50.000+150.000 Madeira100.000+80.000 Malte0+180.000 Pneus Trigo350.000+270.000 Fonte: Codeba
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Principais setores dinâmicos da economia baiana Em toneladas
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Porto de Salvador - movimento de contêineres Histórico e cenários futuros – 1.000 TEUs 16% a.a.: taxa estimada a partir do crescimento médio do período 2000-2004. 12% a.a.: taxa estimada para a América Latina Fonte: Codeba
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Porto de Salvador número de navios Fonte: Codeba
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Porto de Salvador: contêineres X preços THC CTN cheios: 135%THC: 744% Fontes: Codeba, armadores e usuários
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Taxas de crescimento: variação 2004/1999 THC, IPA, IGP-M e Tarifas Codeba IPA – indústria de transformação, coluna 29 Fontes: Codeba, armadores e IPEA
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Receita Operacional Líquida - Taxa de crescimento Codeba, Tecon e 250 maiores empresas BA Obs.: 2004 - 260 maiores empresas Fonte: Imic %
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Taxas de crescimento da Tecon: movimento de contêineres cheios e receita Fontes: Codeba, Imic, FGV e armadores THC Evolução preços unitários R$/unidade contêiner
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Gargalos Granéis Sólidos Produtividade baixa Falta de + 1 berço Granéis Líquidos + Produtos Gasosos Falta de + 1 berço Carga Geral Falta de berço c/ profundidade > 11 m Contêiner Produtividade baixa Falta de + 1 terminal p/ post panamax Preços indevidos Capacidade operacional não atende demanda Redução da competitividade do usuário CUSTOSCUSTOS Serviços RESUMO
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Estimativa de custos de ineficiência para os usuários dos Portos de Salvador e Aratu em 2004 TERMINALVALOR US$ Milhão TGS - navios em espera6,7 TGL+TGP - navios em espera6,1 TECON - tarifas indevidas3,6 TECON - carretas em espera4,2 TOTAL20,6 Fontes: Codeba, armadores e usuários – Cálculos: Usuport
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Preços indevidos na movimentação de contêineres no Porto de Salvador Estimativa outubro/2005 SERVIÇOValor unit. INDEVIDO CONTÊINER unidades TOTAL R$ THC180,716.8121.230.942 THC2205,001.668 222.194 Segurança28,006.812 190.727 Hora Extra189,0048791.958 M. Vistoria139,0046364.357 TOTAL1.800.178 Fontes: Codeba, Tecon Salvador, Alfândega, armadores e usuários
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THC nos portos brasileiros Abril/2005 R$/contêiner * THC sem as cobranças em duplicidade de serviços THC2, manuseio para vistoria, recebimento, transporte e horário extraordinário Fontes: Maersk e Zin
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Ações da Usuport Set/2004 a Out/2005 1.Terminal de Grãos do Porto de Aratu 2.Preços e serviços para contêineres 3.THC2 4.I Seminário Nacional de Modernização dos Portos 5.Infra-estrutura dos Portos de Salvador e Aratu 6.Revista Porto Moderno 7.Acessibilidade rodoviária ao Porto de Salvador 8.Revitalização do Comércio com o Projeto de Expansão do Porsal 9.Rodovias Federais na Bahia 10.Sobrepreço de segurança no terminal de contêiner
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Conclusões = Desafios Está havendo perda de competitividade nos últimos 5 anos. Deveremos inverter esta tendência. Queremos a construção de um ambiente favorável a competitividade dos usuários. Quais os nossos benchmarks de preços portuários e produtividade? Queremos qualidade na prestação dos serviços portuários. Queremos a livre concorrência na prestação dos serviços e onde houver monopólio, que haja o indispensável controle. Queremos a retomada dos investimentos na infra-estrutura portuária e de sua acessibilidade. Queremos uma gestão ágil e independente de governos, exercendo os papéis de controle e fiscalização da Autoridade Portuária.
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Associação de Usuários dos Terminais Portuários de Salvador Paulo Roberto Batista Villa Diretor Executivo Anne Beatriz Queiroz Assistente administrativa-financeira Lara Mueller Assessora de comunicação Ricardo Luciano Souza Economista Praça Conde dos Arcos, s/n 40.015-120 Salvador BA Tel (71) 3241 7337 usuport@usuport.org.br
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