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XIV MANHÃ DE FORMAÇÃO DOS EDUCADORES AGOSTINIANOS UNIDADES LEBLON – NOVO LEBLON “AS BASES DA PEDAGOGIA AGOSTINIANA” Sábado, 22 de fevereiro, 07:30h, Auditório.

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1 XIV MANHÃ DE FORMAÇÃO DOS EDUCADORES AGOSTINIANOS UNIDADES LEBLON – NOVO LEBLON “AS BASES DA PEDAGOGIA AGOSTINIANA” Sábado, 22 de fevereiro, 07:30h, Auditório

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3 SUMÁRIO 1.INTRODUÇÃO 2.CONTEXTO HISTÓRICO DA PROPOSTA EDUCATIVA DE SANTO AGOSTINHO 3.PEDAGOGIA PRÁTICA E SANTO AGOSTINHO 3.1 – A Linguagem e o Ensino 3.2 – Possibilidade do Ensino 3.3 – Alimentar o diálogo 3.4 – Ensinar com alegria 3.5 – A Sintonia Educativa entre mestre e aluno 3.6 – A Humildade do mestre 3.7 – Ensinar com amor

4 A Pedagogia Agostiniana caracteriza-se como: “O AMOR PELA BUSCA DA VERDADE”, articulando o estudo das ciências em função do crescimento na sabedoria da vida. Para Agostinho, há uma nítida diferença entre ciência e sabedoria. A Pedagogia Agostiniana caracteriza-se como: “O AMOR PELA BUSCA DA VERDADE”, articulando o estudo das ciências em função do crescimento na sabedoria da vida. Para Agostinho, há uma nítida diferença entre ciência e sabedoria.

5 Ciência → ordem racional; temporal e transitório → realidades e valores que orientam o conteúdo para a vida humana. Sabedoria→ ordem racional do eterno e permanente.Encontro com Cristo. Ciência → ordem racional; temporal e transitório → realidades e valores que orientam o conteúdo para a vida humana. Sabedoria→ ordem racional do eterno e permanente.Encontro com Cristo.

6 1. INTRODUÇÃO  Pedagogia Agostiniana→ um espírito que penetra (impregna) a ação educativa e exige uma dedicação total em sintonia com o cotidiano. (contextos sócio- culturais-econômicos- políticos- religiosos) O emblema da ordem tem dois elementos fixos: o livro sagrado e o coração flamejante transfixado por uma flecha

7  INTERIORIDADE→ “retiro” da consciência- é o caminho pessoal sem máscaras ou fingimentos → o homem exterior muda, se transforma – seja pelo progredir do homem interior  LIBERDADE → retidão moral → vontade, DESEJO de escolher as boas ações = a vontade sã e livre subordinadas à graça de Deus.  INTERIORIDADE→ “retiro” da consciência- é o caminho pessoal sem máscaras ou fingimentos → o homem exterior muda, se transforma – seja pelo progredir do homem interior  LIBERDADE → retidão moral → vontade, DESEJO de escolher as boas ações = a vontade sã e livre subordinadas à graça de Deus. Critérios básicos da proposta agostiniana:

8  AMIZADE→ Santo Agostinho nos ensina que viveremos amigos juntos a Deus desfrutando para sempre da Sabedoria, a amizade é um tipo de “amor da alma para alma” → “uma só alma e um só coração”.  AMOR → “é a substância da alma” →so nosso amor é bom, então tudo que façamos será bom. – “Ama e fazes o que quiseres”.  AMIZADE→ Santo Agostinho nos ensina que viveremos amigos juntos a Deus desfrutando para sempre da Sabedoria, a amizade é um tipo de “amor da alma para alma” → “uma só alma e um só coração”.  AMOR → “é a substância da alma” →so nosso amor é bom, então tudo que façamos será bom. – “Ama e fazes o que quiseres”. Critérios básicos da proposta agostiniana:

9  SENTIDO COMUNITÁRIO→ tem sua fonte no amor → desperta uma atitude de vida em que se “antepõem as coisas comuns às próprias, não às próprias às comuns” (regra de ouro para se viver em comunidade) → a pessoa se enriquece ao se doar ao outro. Critérios básicos da proposta agostiniana:

10  Ocidente Europeu →crise política  Muitas instâncias e poucas referências transcendentais  Nasce Agostinho em 13 de novembro de 354 – região da atual Argélia  Foi batizado em 387  Volta à Africa em 388- “De Magistro”  “Confissões” –  Morre no dia 28 de agosto de 430 – em Hipona  Ocidente Europeu →crise política  Muitas instâncias e poucas referências transcendentais  Nasce Agostinho em 13 de novembro de 354 – região da atual Argélia  Foi batizado em 387  Volta à Africa em 388- “De Magistro”  “Confissões” –  Morre no dia 28 de agosto de 430 – em Hipona 2. CONTEXTO HISTÓRICO DA PROPOSTA EDUCATIVA DE SANTO AGOSTINHO

11 3. PEDAGOGIA PRÁTICA E SANTO AGOSTINHO 3. PEDAGOGIA PRÁTICA E SANTO AGOSTINHO  Linguagem – sinais e sons – ensino verbalista- repetição de palavras que não compreendias, ficam mortas na memória.  Ensino – destreza didática para suscitar o interesse do aluno;  Aumentar o diálogo – confiança;  Ensinar com alegria – atinge a dimensão da felicidade que todos nós desejamos;  Linguagem – sinais e sons – ensino verbalista- repetição de palavras que não compreendias, ficam mortas na memória.  Ensino – destreza didática para suscitar o interesse do aluno;  Aumentar o diálogo – confiança;  Ensinar com alegria – atinge a dimensão da felicidade que todos nós desejamos;

12 3. PEDAGOGIA PRÁTICA E SANTO AGOSTINHO 3. PEDAGOGIA PRÁTICA E SANTO AGOSTINHO  Atitudes de simplicidade – sintonia educativa entre mestre e aluno – aprendem juntos;  A humildade do mestre – dedicação e entrega- aluno ↔pessoa;  Ensinar com amor – substância da vida cristã- amor “pedagógico” – amor pelo ser inteiro do aluno – interação profundamente humana e cristã.  Atitudes de simplicidade – sintonia educativa entre mestre e aluno – aprendem juntos;  A humildade do mestre – dedicação e entrega- aluno ↔pessoa;  Ensinar com amor – substância da vida cristã- amor “pedagógico” – amor pelo ser inteiro do aluno – interação profundamente humana e cristã.

13 ALGUNS PENSAMENTOS PARA REFLEXÃO... o “ A verdade não é minha nem tua, a fim de que possa ser tua e minha.”- In. Os. 103,2 o “Na escola do Senhor todos somos condiscípulos “ – Ser. 242 o “ É mais eficaz, do ponto de vista didático, a espontaniedade sem pressão, do que a coação com temor.” Confissões 1, 14 o “Não fales confiando apenas nos teus conhecimentos. Expõe-te à iluminação da verdade e torna-te “transparência” da “mesma”.- Ser o “Não te disperses. Concentra-te na tua intimidade. A verdade habita no homem interior” – De Ver. Re. 39,72 o “Todos queremos ser livres, porém, nem sempre aceitamos o caminho libertador que exige esforço.” – S.A. Cidade de Deus, 14,16 o Comunidade para Agostinho: “um grupo de indivíduos unidos pela harmonia e comunhão das coisas que buscam e amam”. – Cidade de Deus 19, 24 o “ A verdade não é minha nem tua, a fim de que possa ser tua e minha.”- In. Os. 103,2 o “Na escola do Senhor todos somos condiscípulos “ – Ser. 242 o “ É mais eficaz, do ponto de vista didático, a espontaniedade sem pressão, do que a coação com temor.” Confissões 1, 14 o “Não fales confiando apenas nos teus conhecimentos. Expõe-te à iluminação da verdade e torna-te “transparência” da “mesma”.- Ser o “Não te disperses. Concentra-te na tua intimidade. A verdade habita no homem interior” – De Ver. Re. 39,72 o “Todos queremos ser livres, porém, nem sempre aceitamos o caminho libertador que exige esforço.” – S.A. Cidade de Deus, 14,16 o Comunidade para Agostinho: “um grupo de indivíduos unidos pela harmonia e comunhão das coisas que buscam e amam”. – Cidade de Deus 19, 24

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15 BIBLIOGRAFIA - Agostinho, Santo, Confissões: “De Magistro, O Mestre” – 3. Ed – São Paulo: Abril Cultural, (Os pensadores) - Galindo, de José Antonio, OAR. “Pedagogia Agostiniana”- (Linhas básicas da Pedagogia de Santo Agostinho). - Ormazabal, Frei Juan, OAR. “Mestre Agostinho, beleza sempre antiga e sempre nova para educadores agostinianos”, (Trabalho de Reflexão)


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