A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Paula Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Paula Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Paula Silva
Físico-química 8º Ano Reações Químicas Professora Paula Silva

2 Reações Químicas Saudações jovens cientistas, foi com imenso prazer que aceitamos o convite da vossa professora para vos mostrar como elaborar uma das reações químicas mais famosas de todo o mundo! A qual todos nós adoramos!!! Eu não queria divulgar a nossa reação secreta… ? Podiam ter avisado que iríamos ter visitas…Tinha arranjado o cabelo…

3 Preparados jovens cientistas? Prestem muita atenção!
Reações Químicas Preparados jovens cientistas? Prestem muita atenção! E claro a melhor parte… E é assim que fazemos um delicioso Bolo de Chocolate!

4 Reações Químicas Preparação: Peneire os ingredientes secos: chocolate, farinha, sal e fermento. Bata as claras em castelo. Bata o açúcar, as gemas e o óleo até esbranquiçar. Vá juntando a água a ferver, alternando com os ingredientes peneirados. Junte a baunilha. Incorpore, por último, as claras em castelo, delicadamente. Leve ao forno em lume brando (150º C), pré-aquecido, por cerca de 40 minutos. Bolo Chiffon de Chocolate Ingredientes - 7 ovos - 250 g de açúcar - 1/2 chávena de óleo de soja - 750 mL chávena de água fervente - 100 g chocolate em pó - 1 colher de chá de sal - 3 colheres de chá de fermento em pó - 500 g chávenas de farinha de trigo 1 colher de sopa de essência de baunilha Açúcar mascavado

5 Conhecer os ingredientes
Reações Químicas Fazer um Bolo Reação Química Receita Equação química Ingredientes Reagentes Bolo Produtos Quantidades Estequiometria Estado físico Estado físico Conhecer os ingredientes Fórmulas químicas

6 Reações Químicas Estados físicos Mecanismo Estequiometria
(como funcionam) Estequiometria Reações Químicas Equação química Fórmulas químicas Estados físicos

7 Saudações! Bem-vindos ao meu laboratório…
Mecanismo das Reações Químicas Reacções Químicas Saudações! Bem-vindos ao meu laboratório…

8 Mecanismo das Reações Químicas
Reacções Químicas Para que ocorra uma reação química é necessário quebrar as ligações existentes nos reagentes e formar novas ligações de modo a obtermos os produtos. Para quebrar as ligações existentes é necessário que ocorram choques e que estes choques sejam eficazes. Por isso é que é muito importante conhecermos as ligações existentes…

9 Equações Químicas Reacções Químicas Numa equação química escrevemos as fórmulas químicas dos reagentes antes da seta () e as fórmulas químicas dos produtos após a seta. Quando temos mais do que um reagente ou produto usamos os sinais de mais (+) entre eles. O estado físico das espécies químicas presentes na equação é escrito pelas iniciais minúsculas entre parênteses: (s) sólido (l) líquido (g) gasoso (aq) aquoso Quero só chamar a atenção que aquoso é quando a espécie química se encontra dissolvida em água…

10 A (---) + B (---)  C (---) + D (---)
Equações Químicas Reacções Químicas A (---) + B (---)  C (---) + D (---) Reagentes Produtos e Reage com… Originando… Estou mais descansado… parecem menos complicadas que as equações matemáticas…

11 Equações Químicas Reacções Químicas Para que sejam cientistas brilhantes como eu devem estudar as seguintes páginas do vosso manual: Reacções químicas ….. Pags 104 a 109 Equações químicas …. Pags 180 a 185 Bom Estudo!

12 O cientista Antoine Lavoisier é considerado o pai da Química Moderna.
Estequiometria Reacções Químicas O cientista Antoine Lavoisier é considerado o pai da Química Moderna. Lei de Lavoisier: Na natureza nada de ganha nem nada se perde tudo se transforma. Numa reacção química a massa dos reagentes é igual à massa dos produtos.

13 Moléculas Metais Iões Átomos
Fórmulas Químicas Reacções Químicas Vejamos o que já aprendemos sobre os materiais que nos rodeiam e como podemos escrever as fórmulas químicas Informações sobre os átomos existentes e em que quantidades Moléculas Metais Correspondem ao símbolo químico Indicação dos iões presentes e em que proporções Compostos iónicos Iões Constituição do ião e a respectiva carga Átomos Representados pelo símbolo químico

14 Observações Gerais da escrita química
Fórmulas Químicas Reacções Químicas Observações Gerais da escrita química Cada elemento químico (átomo) é caracterizado pelo seu símbolo químico presente na Tabela Periódica. O símbolo químico de um elemento é constituído por uma ou mais letras sendo a primeira maiúscula e as restantes minúsculas.

15 Observações Gerais da escrita química
Fórmulas Químicas Reacções Químicas Observações Gerais da escrita química É necessário atender aos seguintes pormenores: X Carga do ião Número de protões + neutrões Só se for um ião… Só marcamos quando são pedidos… Nº de átomos Número de protões Se for um átomo não pode ter nada aqui…

16 Observações Gerais da escrita química
Fórmulas Químicas Reacções Químicas Observações Gerais da escrita química 2 X O número antes da fórmula química apenas representa a quantidade de espécie química pretendida. Não está relacionada com a composição das substâncias.

17 Moléculas – escrita de fórmulas químicas
Reacções Químicas Moléculas – escrita de fórmulas químicas Como uma molécula é um conjunto de átomos ligados por partilha de eletrões a fórmula química tem que dar informações de dois tipos: Qualitativa – quais os elementos que a constituem Quantitativa – quantos átomos fazem parte da molécula

18 Moléculas – escrita de fórmulas químicas
Reacções Químicas Moléculas – escrita de fórmulas químicas As moléculas podem, então ser classificadas de acordo com os dois critérios referidos: Classificação Qualitativa Molécula elementar Molécula composta Classificação Quantitativa Molécula diatómica Molécula triatómica Molécula tetratómica (…) Molécula poliatómica

19 Compostos iónicos – escrita de fórmulas químicas
Reacções Químicas Compostos iónicos – escrita de fórmulas químicas Na fórmula química de um composto iónico não se colocam as cargas. Primeiro representa-se o ião positivo e depois o ião negativo. O nome é ao contrário: primeiro diz-se o nome do ião negativo e depois do positivo. Há que determinar qual a proporção de ligação entre os iões de modo a que a carga total seja zero.

20 Metais – escrita de fórmulas químicas
Reacções Químicas Metais – escrita de fórmulas químicas A fórmula química dos metais é igual ao símbolo químico do elemento metálico pois não sabemos quantos átomos estão ligados entre si. Para distinguir átomo do material metálico regra geral coloca-se o estado físico, por exemplo: Fe – representa o átomo de ferro Fe (s) – representa o metal ferro

21 Vejamos se já compreendi…
Fórmulas Químicas Reacções Químicas Vejamos se já compreendi… Podem ajudar-me a dar o significado das fórmulas químicas seguintes? Representação Significado Al um átomo de alumínio Al (s) metal alumínio um ião alumínio O um átomo de oxigénio uma molécula de oxigénio 2 O2 duas moléculas de oxigénio CuSO4 um sal de sulfato de cobre 3 Cl Três átomos de cloro 3 Cl2 Três moléculas de cloro

22 Classificação quantitativa Classificação qualitativa
Fórmulas Químicas Reacções Químicas Vejamos se já compreendi… Podem ajudar-me a classificar as moléculas seguintes? Moléculas Classificação quantitativa Classificação qualitativa H2O (água) triatómica composta O2 (oxigénio) diatómica elementar O3 (ozono) CO2 (dióxido de carbono) CH4 (metano) Poliatómica (5) HCl (ácido clorídrico)

23 Estados físicos Reacções Químicas O estado físico de uma substância tem a ver com a organização das suas partículas. O estado sólido é o estado mais organizado e o estado gasoso o menos organizado.


Carregar ppt "Professora Paula Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google