A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERAÇÕES INTERESPECÍFICAS O ENDOPARASITISMO. ÍNDICE Introdução 3 Parasitismo 4 Endoparasitismo 5 Lombriga/Homem 6 Ténia/Homem 7 Cymothoa exigua/Peixes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERAÇÕES INTERESPECÍFICAS O ENDOPARASITISMO. ÍNDICE Introdução 3 Parasitismo 4 Endoparasitismo 5 Lombriga/Homem 6 Ténia/Homem 7 Cymothoa exigua/Peixes."— Transcrição da apresentação:

1 INTERAÇÕES INTERESPECÍFICAS O ENDOPARASITISMO

2 ÍNDICE Introdução 3 Parasitismo 4 Endoparasitismo 5 Lombriga/Homem 6 Ténia/Homem 7 Cymothoa exigua/Peixes 8 Formiga/Fungo 9 Conclusão 10 Bibliografia 11

3 INTRODUÇÃO Este trabalho vai consistir numa relação interespecífica, o parasitismo, mais concretamente o endoparasitismo. Os seres vivos estabelecem entre si relações de onde retiram vantagens e/ou desvantagens. Essas relações são bióticas, podendo dividir-se em interespecíficas e intraespecíficas. Relações interespecíficas- relações bióticas entre seres vivos de diferentes espécies. Relações intraespecíficas-relações bióticas entre seres vivos da mesma espécie.

4 PARASITISMO O Parasitismo vem de duas palavras gregas para e sitos, que correspondem a “perto” e “alimento”, respetivamente. No Parasitismo, um dos seres vivos sai beneficiado sendo o outro prejudicado. Normalmente, um determinado parasita não provoca danos mortais, a curto prazo, mas sim um enfraquecimento progressivo ao “hospedeiro”. Carraça, ex. de parasitismo

5 ENDOPARASITISMO Os Endoparasitas são os parasitas que vivem no interior do corpo do hospedeiro, como é o caso de muitas bactérias. Estes seres vivos invadem o corpo do hospedeiro para se alimentarem ou procriarem. Os endoparasitas aproveitam da proteção fornecida pelo hospedeiro, instalam-se no intestino ou estômago do hospedeiro para se alimentar, quando o parasita não se alimenta do sangue do hospedeiro, alimenta-se do que estes comem. Um exemplo de endoparasita são os vírus que só vivem dentro de um organismo.

6 LOMBRIGA/HOMEM As lombrigas são vermes que se alojam dentro do corpo do ser humano. Estes parasitas têm um formato comprido e cilíndrico, com o diâmetro de um lápis. As fêmeas são, normalmente, maiores que os machos, com cerca de 40 centímetros. Estes seres vivos, depois de eclodirem, deslocam-se para o fígado, infetando-o. Depois passa pelo coração e chega aos pulmões que se vai alojar nos alvéolos onde vai crescer com muitos nutrientes e oxigénio. Depois de serem demasiado grandes, voltam para o intestino delgado onde passam o resto da sua vida.

7 TÉNIA/HOMEM A ténia é um parasita que habita no intestino dos mamíferos. Esta, pode atingir os 9m, medindo, normalmente, entre os 4,5m e os antes referidos 9m. Estas podem entrar no nosso organismo quando ingerimos alguns alimentos (carne de bovino ou suíno crua ou mal cozinhada). Esta, instalada no nosso organismo, o organismo hospedeiro, onde encontra condições ideais para se desenvolver, podendo causar uma doença grave, a Cisticercose.

8 CYMOTHOA EXIGUA/PEIXES Cymothoa exigua, ou "parasita devoradora de língua", é uma parasita que entra no corpo dos peixes pelas guelras e, depois, agarra-se à base da língua do peixe. A fêmea agarra-se à língua e o macho às guelras. As fêmeas tem de 8 à 29 mm de comprimento e de 4 a 14 mm de largura máxima. Machos tem aproximadamente 7,5 à 15 mm de comprimento e de 3 à 7 mm de largura. Este parasita come a língua do peixe e então liga-se à base da língua e torna-se a nova língua do peixe, alimentando-se do que o hospedeiro come.

9 FORMIGA/FUNGO Ophiocordyceps unilateralis Este parasita alimenta-se dos tecidos vivos das formigas. Quando uma formiga ingere um esporo deste fungo, esta rapidamente infeta a formiga. Quando esta morre, são criados novos esporos nessa formiga morta para as outras formigas ingerirem a partir da primeira, infetando muitas formigas.

10 CONCLUSÃO Após a realização deste trabalho podemos perceber mais a cerca das relações interespecíficas nomeadamente o endoparasitismo. Espécie AEspécie B Relação (obrigatória/facultativa Endoparasitismo + (parasita) - (hospedeiro) Obrigatória para o parasita + - benefício - - malefício

11 BIBLIOGRAFIA ANTUNES, Cristina et al.- Novo Descobrir a Terra 8 MOTTA, Lucinda et al.- Bioterra sustentabilidade na Terra DIAS DA SILVA, Amparo et al.- Planeta Vivo Sustentabilidade na Terra Sitografia

12 TRABALHO REALIZADO POR: Bruno Santiago nº3 Manuel Vieira nº14 Manuel Duarte nº15 Martim Afonso nº22


Carregar ppt "INTERAÇÕES INTERESPECÍFICAS O ENDOPARASITISMO. ÍNDICE Introdução 3 Parasitismo 4 Endoparasitismo 5 Lombriga/Homem 6 Ténia/Homem 7 Cymothoa exigua/Peixes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google