A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA Trabalho Interdisciplinar do Ensino Médio Período Noturno 1º Bimestre de 2009 Todas as disciplinas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA Trabalho Interdisciplinar do Ensino Médio Período Noturno 1º Bimestre de 2009 Todas as disciplinas."— Transcrição da apresentação:

1 MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA Trabalho Interdisciplinar do Ensino Médio Período Noturno 1º Bimestre de 2009 Todas as disciplinas

2 INTRODUÇÃO  A visita ao Museu possibilitará aos alunos um contato mais próximo com o contexto em que o espaço foi concebido, os desafios e investimentos para sua concretização, a interação e contribuição ao acervo dos países que falam o mesmo idioma e a interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento posto em cada aspecto do Museu, resultando na elaboração de textos e coleta de dados para execução e produção de atividade em classe.

3 TAREFAS  Os alunos elaborarão trabalhos para montagem de um portfólio que será entregue aos pais no dia da reunião, contendo resumos de todos os trabalhos interdisciplinares ocorridos no primeiro bimestre deste ano, resultando num acúmulo de conhecimento cultural sobre o Museu da Língua Portuguesa nas mais abrangentes áreas do conhecimento.

4 PROCESSO  Os alunos farão uma visita monitorada ao Museu da Língua Portuguesa e elaborarão relatórios de observação sobre sua História, aspectos físicos, os temas expostos e a interatividade ali presente, resultando no entendimento do funcionamento e da importância desse Museu no contexto cultural de nosso país.  Biologia: Avanços na saúde pública do Brasil desde Machado de Assis aos tempos atuais;  Filosofia: pesquisa sobre os filósofos da linguagem, níveis de linguagem filosófica utilizados pelos escritores da língua portuguesa, palavras que derivam de conceitos filosóficos, temas de cunho filosóficos presentes no Museu.

5 Física: aspectos físicos como velocidade e energia em caravelas e em embarcações modernas desde o descobrimento do Brasil;Física: aspectos físicos como velocidade e energia em caravelas e em embarcações modernas desde o descobrimento do Brasil; PROCESSO Geografia: A evolução dos pólos de poder e do capitalismo no mundo, as técnicas de navegação e localização até a época da Revolução Industrial. A evolução da ocupação do território brasileiro até os tempos atuais;

6 PROCESSO  História: A Primeira Missa e a Carta de Caminha, a formação da escrita a partir do uso da linguagem simbólica, o primeiro alfabeto fonético usado pelos fenícios, tido como a base para o latim e o grego, resultando no português;  Inglês: descrição em inglês do prédio do museu e as impressões que o espaço causou em cada aluno.  Matemática: produção de painel ilustrativo sobre a linha histórica da evolução da Língua Portuguesa e a influência de pensadores que se utilizaram de conceitos matemáticos para produzirem seus textos como palíndromos e poemas matemáticos.

7 PROCESSO  Português: coleta de dados expostos sobre as influências que a língua sofreu na chegada ao Brasil, para a produção de texto e de um livro articulado com as informações colhidas no interior do Museu.  Química: observação do interior do Museu para produção de atividade experimental em laboratório e em sala de aula, envolvendo cores, aspectos tecnológicos e que favoreceram à interação entre tecnologias modernas.  Sociologia: a linguagem como componente essencial para a constituição do homem em relação ao seu contexto sócio-cultural.

8 AVALIAÇÃO  Produção de textos dissertativos, narrativos e descritivos;  Ilustração de temas visitados e lidos;  Resumos de textos lidos durante o passeio;  Avaliação discursiva e múltipla escolha;  Cálculos referentes aos aspectos históricos e culturais vistos no museu.

9 REFERÊNCIAS  Contextos diversos apresentados no Museu;  A internet;  Textos oferecidos pelos professores;  Uso do laboratório;  Livros de História da Língua Portuguesa;  Introdução à Filosofia;  Bibliografia de Machado de Assis;  Literatura Brasileira;  Outros.

10 CONCLUSÃO  Os alunos elaborarão trabalhos para montagem de um portfólio que será entregue aos pais no dia da reunião, contendo resumos de todos os trabalhos interdisciplinares ocorridos no primeiro bimestre deste ano, resultando num acúmulo de conhecimento cultural sobre o Museu da Língua Portuguesa nas mais abrangentes áreas do conhecimento.

11 CRÉDITOS  Professores (as)  Bethânia Jeferson  Caio Luiza  Cássio Martes  Cecília Osmar  Cristiano Paulo  Emerson Portela  Felipe Rodrigo  Gromov Rogério


Carregar ppt "MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA Trabalho Interdisciplinar do Ensino Médio Período Noturno 1º Bimestre de 2009 Todas as disciplinas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google