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1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides) 3. Encarnação (10 slides) 9. Mistérios.

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1 1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides) 3. Encarnação (10 slides) 9. Mistérios da vida terrena de 4. Unidade pessoal de Jesus Cristo ( 6 slides) Cristo ( 8 slides) 10. Paixão e morte (12 slides) 5. Cheio de graça e de 11. Glorificação (12 slides) verdade ( 10 slides) 12. Frutos da Redenção ( 8 slides) 6. Outras características (10 slides) Aulas previstas: Cristologia Aula 2 Natal

2 1/10 Vinda do Filho de Deus  Credo  Credo : “por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem”. Jo 3, 171 Jo 4, 14 O fim da Encarnação é a salvação dos homens : o Filho de Deus veio “para que o mundo se salve por Ele” ( Jo 3, 17 ), “para ser salvador do mundo”( 1 Jo 4, 14 ).

3 2/10 Vinda do Filho de Deus  CIC 457  CIC 457 : “O Verbo encarnou para nos salvar, reconciliando-nos com Deus ”. A salvação do homem compreende dois aspectos unidos: a libertação do pecado e a comunicação da vida divina.  CIC 459  CIC 459 : “Encarnou para ser nosso modelo de santidade ”.  CIC 460  CIC 460 : “Encarnou para nos fazer ‘ participantes da natureza divina ’ 2 Ped 1, 4 ( 2 Ped 1, 4 )”.

4 3/10 Vinda do Filho de Deus  A Encarnação é obra do amor e da misericórdia de Deus. A decisão de Deus de nos salvar é absolutamente livre e gratuita. O homem, só com as suas forças, não pode alcançar a salvação. Depois do pecado original, todos os homens tinham ficado privados da glória de Deus, da amizade com Deus, e escravos do pecado. Ninguém pode ser justificado a não ser pela graça de Jesus Cristo.  A vinda do Filho de Deus ao mundo não era necessária para a salvação do homem. O nome de Jesus quer dizer em hebreu “ Deus salva ” ou “ Salvador ”.

5 4/10  Promessas do Redentor : Gn 3, 15 1 ) proto-evangelho ( Gn 3, 15 ); Gn 12 2 ) promessa a Abraão ( Gn 12 ) de lhe dar uma terra e de o tornar pai de um grande povo e de que, pela sua descendência, seriam abençoadas todas as nações da terra; 3 ) confirmação e renovação da promessa com diferentes eleitos, concretizando a ascendência do Messias: descendente de Jacob, da tribo de Judá, da família de David. Vinda do Filho de Deus

6 5/10  Profecias sobre o Messias rei : 1 ) será filho de David e o seu reino 2 Sam 7, não terá fim (Natán: 2 Sam 7, ); Salmo 2 2 ) especial filiação divina ( Salmo 2 ); 3 ) nascerá de uma virgem e chamar-se-á Emanuel, que significa “Deus connosco” Is 7, 14 ( Is 7, 14 ). Vinda do Filho de Deus

7 6/10  Profecias sobre o Messias rei e profeta : Moisés, tipo e figura de todos os profetas. Vinda do Filho de Deus Dt 18, Dt 18, : Deus enviará “outro profeta” como Moisés que ensinará e guiará o seu povo. Is 61, 1-2 Is 61, 1-2 : o Messias será ungido por Deus com o espírito dos profetas para anunciar a salvação aos homens.

8 7/10  Profecias sobre o Messias rei e sacerdote : Salmo 109 (110) Salmo 109 (110) : o Salvador será, ao mesmo tempo, rei e sacerdote. Mas o seu sacerdócio não é o levítico. Figura de Cristo: Melquisedec, rei-sacerdote Heb 7, 3 (cfr. Heb 7, 3 ). Is 42, 49, 50, 52  Profecias sobre o sacrifício de Cristo : Is 42, 49, 50, 52 : cantos sobre o “Servo Salmo 21 (22) de Yahvéh”; Salmo 21 (22). “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”. Vinda do Filho de Deus “Filho do homem”: Dan 7: restaura o reino messiânico.

9 8/10  O nome de Messias provém do hebreu “ mashiah ”,que significa “ ungido ”. Foi traduzido para o grego por “ christós ” e latinizado em “ christus ”. Origi- nalmente, aplicava-se ao rei de Israel, ungido com azeite na sua investidura. Foi aplicado a David e à sua dinastia. E também aos consagrados para uma missão recebida de Deus ( sacerdotes e, excepcionalmente, profetas ). Vinda do Filho de Deus  O Messias “que Deus enviaria para instaurar definitivamente o seu Reino (...), devia ser un- gido pelo Espírito do Senhor, simultaneamente, Za 4, 14; 6, 13 como rei e sacerdote (cfr. Za 4, 14; 6, 13 ), mas Is 61, 1Lc 4, também como profeta (cfr. Is 61, 1 ; Lc 4, ). Jesus cumpriu a esperança messiânica de Israel na sua tríplice função de sacerdote, profeta e rei ” CCE 436 ( CCE 436 ).

10 9/10 Vinda do Filho de Deus  A Encarnação dá sentido à história. Cristo é o fundamento de toda a história anterior, que tem valor salvífico só através d’Ele e para Ele se ordena. Assim como também Cristo é o fundamento de toda a história posterior, que vive da graça proveniente da sua obra redentora. Gaudium et spes 10 Gaudium et spes 10 : “A Igreja crê que a chave, o centro e o fim de toda a história humana se encontram no seu Senhor e Mestre ”. Cristo é o centro da história humana, não em sentido cronológico, mas transcendente : é “o alfa e o ómega, o primeiro e o último, o princípio e o Ap 22, 13 fim” ( Ap 22, 13 ).

11 10/10 Ficha técnica  Bibliografia  Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel)  Slides  Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com


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