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INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA DE CURITIBA

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Apresentação em tema: "INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA DE CURITIBA"— Transcrição da apresentação:

1 INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA DE CURITIBA
2012

2 Histórico 1977 Implantação do primeiro trecho (Av. Victor F. Amaral – 3km), visando o deslocamento de trabalhadores Elaboração do Plano de Ciclovias, com previsão de 174km de malha, visando o ciclismo de lazer e de transporte; Implantação de 35 km (NE/SO) Barreirinha – CIC Implantação de 82 Km Década de 2000 Elaboração de Plano de Revitalização de Ciclovias

3 Situação atual 120 km Ciclovias existentes

4 Conceitos Ligação de equipamentos urbanos;
Possibilidade de uso para trabalho e/ou lazer; Aproveitamento da topografia adequada ao uso da bicicleta; Ao longo das linhas férreas Ao longo dos fundos de vale Bicicleta como meio de transporte opcional, em função da ampla cobertura da Rede de Transporte Público

5 Implantação a Médio Prazo
Mal. Floriano Peixoto – 4,0 Km –(Ciclofaixa) Eixo de Integração – 1,1 Km Fredolin Wolf – 4,5 km Eduardo Pinto da Rocha – 5,1 km Implantação a Longo Prazo Parque Linear do Barigui - 10,0 Km Linha Verde Norte - 7,5 Km PAC COPA Av. Comendador Franco – 10 km Linha Verde Sul – 3,8 km Marechal Floriano Peixoto – 4,0 km Ciclovia oficial Ciclovia em projeto Diretrizes Multimodal Linha verde

6 Plano Diretor Capítulo II – Da Mobilidade Urbana e Transporte
Art. 15. Diretrizes gerais da política: - Promover a acessibilidade, facilitando o deslocamento através de uma rede integrada de vias, ciclovias e ruas exclusivas de pedestres. Art. 17. Diretriz específica Sistema Viário, Circulação e Trânsito: - Desenvolver um programa cicloviário, buscando a integração metropolitana, e incentivando sua utilização com campanhas educativas.

7 PlanMob Plano de Mobilidade Urbana e Transporte Integrado
A política municipal de mobilidade urbana e transporte, têm o compromisso de facilitar os deslocamentos e a circulação de pessoas e bens no Município I - Sistemas de Transporte Coletivo e Comercial II - Circulação e Sistema Viário Plano Diretor Cicloviário III - Sistema de Transporte de Cargas IV - Acessibilidade

8 Plano Diretor Cicloviário
Premissas Viabilizar uma rede de infraestrutura cicloviária abrangente, segura e confortável, conscientizando a população de que é preciso garantir que todos os modos de deslocamento, especialmente os não motorizados, transitem por qualquer via da cidade “Embora desejável em inúmeras situações, a ciclovia não deve se constituir no objetivo central dos técnicos e planejadores. É preciso fazer uso de todos os potenciais de projeto e arranjos possíveis. Espaços compartilhados, passeios compartilhados, ciclofaixas e rotas privilegiadas podem ser excelentes modelos operacionais para a geração de facilidades para ciclistas.” Manual Cicloviário, Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana do Ministérios das Cidades

9 Plano Diretor Cicloviário
Objetivo Geral: Promover a utilização da bicicleta como um importante meio de deslocamento, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana e das condições ambientais de Curitiba. Objetivos Específicos: - Ampliar e aperfeiçoar a rede cicloviária existente, permitindo a conexão entre todos os bairros da cidade e com a Região Metropolitana - Potencializar os deslocamentos internos nos bairro, por meio da bicicleta, facilitando o acesso aos locais de interesse público, comércio e serviços - Proporcionar ao modal bicicleta deslocamentos seguros e confortáveis, favorecendo a integração com outros modais de transporte

10 Plano Diretor Cicloviário
Elementos do Sistema Cicloviário ciclovia ciclofaixa circulação compartilhada faixa compartilhada paraciclos bicicletários programas educativos (pedestres, ciclistas e motoristas) Trabalhos elaborados Mapa Diretrizes de Ampliação da Rede Cicloviária Plano de Recuperação da rede cicloviária existente Padrões de sinalização horizontal e vertical com base em manuais DENATRAN

11 Plano Diretor Cicloviário
Diretrizes 2010 300 km Ciclovia oficial Ciclovia em projeto Diretrizes Multimodal Linha verde

12 Recuperação de Ciclovias Existentes
Etapa Inicial 37 km

13 Paraciclos

14 Recuperação de Ciclovias Existentes
Sinalização Ciclovia Compartilhada

15 Recuperação de Ciclovias Existentes
Sinalização Cicloviária

16 Recuperação de Ciclovias Existentes
Proposta Situação atual

17 Recuperação de Ciclovias Existentes
Proposta Situação atual

18 Arq. Maria Miranda Coordenação de Mobilidade Urbana e Transportes


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