A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GASPACHO ALENTEJANO Trabalho realizado por: Miguel Varela Rita Fialho Leonor Ribeiro Sofia Jarreta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GASPACHO ALENTEJANO Trabalho realizado por: Miguel Varela Rita Fialho Leonor Ribeiro Sofia Jarreta."— Transcrição da apresentação:

1 GASPACHO ALENTEJANO Trabalho realizado por: Miguel Varela Rita Fialho Leonor Ribeiro Sofia Jarreta

2 Índice Origem e História Receita Preparação Como é servido Outros nomes Bibliografia

3 Origem e História O Gaspacho tem uma origem e história muito antiga. Há uma variedade de versões sobre a sua origem. É como uma sopa de pão, azeite, água e alho, que chegou a Espanha pelos Mouros ou através dos Romanos, com a adição de vinagre.

4 Origem e História Em Espanha, o “Gazpacho” tornou-se parte da cozinha Andaluza, especialmente em Córdoba e Sevilha, confeccionando-se com pão, alho, azeite, sal e vinagre, parecida ao “Ajo blanco”, (sopa fria natural de Espanha, confeccionada com pão, amêndoa moída, alho, água, azeite, sal e, por vezes, vinagre, é por vezes acompanhada com uvas, pedaços de melão ou de presunto com batata assada).

5 Origem e História O Gaspacho tornou-se popular com os trabalhadores do campo que utilizavam esta refeição para se refrescarem durante o verão. Por outro lado, também era fácil e barato conseguir os ingredientes (legumes frescos e pão duro) para confeccionarem este prato.

6 Ingredientes Alho Sal Pimento Tomate GeloAzeite Orégão Pão Presunto Chouriço

7 Preparação Pisam-se, no almofariz, os dente de alhos com sal até ficar numa massa fina. Põe-se esta massa numa terrina, mistura-se o azeite, o vinagre, a cebola cortada às rodelas muito fininhas e o pimentão ás tiras. Bate-se tudo muito bem com uma colher, junta- se-lhe água fria, mexe-se, prova-se e se necessário rectificam-se os temperos. Deita-se, no caldo, o pão cortado aos bocadinhos, o chouriço às rodelas e o presunto às tiras muitos finas.

8 Como é servido É servido bem frio. Pode adicionar- se cubos de gelo e também carapaus fritos ou sardinhas.

9 Fontes de consulta

10 FIM Escola Básica de André de Resende 13/05(2011


Carregar ppt "GASPACHO ALENTEJANO Trabalho realizado por: Miguel Varela Rita Fialho Leonor Ribeiro Sofia Jarreta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google