A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina

2 Sumário Valores organizacionais Dado, Informação, Conhecimento Gestão do Conhecimento Inteligência Competitiva

3 Organizações totalidade integrada natureza dinâmica estruturas flexíveis embora estáveis resultam das interações e interdependências de suas partes cultura organizacional

4 Valores Organizacionais músculos mão-de-obra bens tangíveis cérebro cérebro-de-obra bens intangíveis Valorização do ser humano

5 Valores Organizacionais bens intangíveis dados informação conhecimento COMUNICAÇAO TOMADA DE DECISÃO Sistema de Comunicação

6 DADO Elementos brutos, sem significado, desvinculado da realidade. Observações sobre o estado do mundo Davenport, 1998 São símbolos e imagens que não reduzem nossas incertezas. Constituem a matéria prima da informação. Dados sem qualidade levam a informações e decisões da mesma natureza.

7 INFORMAÇÃO Dados com significado, relevância e propósito. ( Drucker apud Davenport, 1998)) Conjunto de dados contextualizados que visam fornecer uma solução para determinada situação de decisão. (MacDonough apud Lussato, 1991) Matéria-prima para o conhecimento. ( Malhorta,1993)

8 CONHECIMENTO Conhecer é o processo de compreender e internalizar as informações recebidas, possivelmente combinando-as de forma a gerar mais conhecimento. (Merton apud Gonçalvez, 1995)

9 Transformando... Dados em Informações e Informações em Conhecimento O modelo mental de cada pessoa interfere na codificação e decodificação dos dados, informações e conhecimentos, acarretando muitas vezes distorções individuais que poderão ocasionar problemas no processo de comunicação. O decisor deve ter consciência de que o maior desafio não é o de obter dados, informações e conhecimentos, mas sim a aceitação de que, no processo de codificação / decodificação, as distorções ocorrem e existem formas para amenizá-las.

10 Alavancando Decisões A melhoria do processo e dos meios de comunicação e o trabalho em equipe desempenham papéis relevantes para resolver algumas das dificuldades essenciais do processo de tomada de decisão. Nas organizações tradicionais as decisões são tomadas por uma elite decisória provocando distanciamento dos macroobjetivos e perda de informação. (Gutierrez,1999)

11 Melhorando a Comunicação A melhoria da qualidade da comunicação depende da capacidade dos seres humanos em desenvolver habilidades de se expressar e de ouvir. A decisão em equipe deve ser tomada como um processo essencialmente coletivo no qual deve prevalecer a multiracionalidade caracterizada pela interferência das diferenças individuais na coleta, interpretação da informação.

12 Usando a Tecnologia como suporte A tecnologia é essencial na comunicação e armazenamento dos dados, das informações, dos conhecimentos como na integração dos tomadores de decisão. As tecnologias da informação conduzem a um aumento da capacidade de compartilhamento da informação e do conhecimento.

13 Decisão Informação Conhecimento Comunicação Dado Ambiente de tecnologias da informação

14 Reconhecendo o ambiente externo O ambiente externo das organizações se caracteriza por constantes mudanças, nos campos social, econômico, político e tecnológico. A sobrevivência das organizações, diante das adversidades que se apresentam, depende cada vez de sua capacidade de conhecer a ambiência externa para atuar com eficácia. Em uma economia baseada na informação, sucesso das organizações depende cada vez mais da sua capacidade de gestão do conhecimento e de construção da inteligência organizacional.

15 Tipologia do conhecimento organizacional conhecimento formal ou tácito O conhecimento formal está registrado nos documentos e por ser concreto pode ser facilmente armazenado e recuperado pelas organizações. conhecimento informal O conhecimento informal são idéias, suposições, conjecturas, pontos de vista geralmente gerados durante o processo de produção do conhecimento formal. O conhecimento informal é muito valioso por se caracterizar como inteligência do conhecimento formal. Por seu caráter abstrato, coletar, registrar, estruturar, compartilhar e reutilizar este tipo de conhecimento é um verdadeiro desafio.

16 Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito Processos de Conversão do Conhecimento ( Nonaka & Takeuchi,1997 ) Socialização Externalização Internalização Combinação

17 conversão de conhecimento tácito em conhecimento explícito novo conhecimento

18 Conhecimento Cultural ou Cultura Organizacional Valores, crenças e normas compartilhadas que estabelecem o referencial em que os membros de uma organização constroem a realidade, reconhecem uma informação nova e avaliam interpretações e ações alternativas. ( Choo, 1998)

19 conhecimento de dicionário conhecimento de diretório conhecimento de manual conhecimento axiomático O que é considerado problema e sucesso Como um problema é resolvido e o sucesso alcançado Qual ação deve ser tomada para resolver um problema ou alcançar o sucesso Porque eventos acontecem ( Sackman, 1992 )

20 Gestão do Conhecimento Conjunto de procedimentos estabelecidos para desenvolver e controlar todo tipo de conhecimento essencial para a organização atingir seus objetivos. Objetivo Apoiar o processo decisório em todos os níveis Metas Identificar os fluxos informais de comunicação Mapear as formas pelas quais o conhecimento é compartilhado / socializado Verificar se houve a criação de novo conhecimento

21 Planejamento Estratégico realizar um diagnóstico da situação atual; estabelecer políticas, procedimentos e tecnologias coletar, distribuir, utilizar o conhecimento como fator de mudança organizacional

22 Planejamento Estratégico Quais são as categorias de informação necessárias a apoiar as estratégias da organização ? Quais os departamentos e atividades são os mais relevantes no cumprimento da missão institucional ? Qual o estado atual do conhecimento organizacional? Como é o acesso rotineiro a informação? Onde estão as fontes potencias internas de produção e recuperação de informação? Que categorias de informação relevantes são geradas externamente?

23 Planejamento Estratégico Como transformar o estado atual da base de conhecimentos da organização em uma nova e poderosa ferramenta? De que modo as pessoas envolvidas na produção e uso do conhecimento organizacional mantém contato ? Como deve ser gerenciado o conhecimento para assegurar o cumprimento da missão organizacional?

24 Projeto de Gestão do Conhecimento formular política estratégica de desenvolvimento e aplicação do conhecimento na organização como um todo; definir e implementar estratégias de conhecimento com a participação de todos os segmentos relevantes da organização; acompanhar o uso e o desenvolvimento de conhecimento através da melhoria dos processos organizacionais.

25 Conhecimento OportunidadeLocalização Forma Conteúdo Conhecimento ( Moresi, 2001 )

26 Aprendizagem organizacional percepcões conhecimentos modelos mentais compartilhados Capacidade de uma organização identificar e armazenar conhecimento resultante de experiências individuais e organizacionais e de modificar seu comportamento de acordo com os estímulos percebidos no ambiente.

27 Normas Pressupostos Estratégias Ação Organizacional Resultados Aprendizagem de 1o. nível Aprendizagem de 2o. nível ( Argyris& Schon, 1978 )

28 Especialista de domínio Criação e uso de conhecimento Efetividade organizacional Especialista de informação Especialista em TI Organização do conhecimento Infra-estrutura de compartilhamento do conhecimento Eficiência de processos Uso produtivo de informação e conhecimento ( Choo, 1998)

29 Indivíduos Grupos Comitês Departamentos Setores ClientesParceiros FornecedoresCompetidores

30 Inteligência organizacional Capacidade de uma organização como um todo reunir informação,inovar, criar conhecimento e atuar efetivamente baseada no conhecimento que ela gerou. Interativa, agregadora e complexa coordenação das inteligências humanas e de máquina dentro de uma organização.

31 Fontes de Informação Missão Prospecção Informacional Conhecimento Prospecção informacional Método ou técnica que visa a identificação dos dados, informação e conhecimento relevante para a organização.

32 Etapas da Prospecção informacional Análise Diagnóstico organizacional mapeamento dos fluxos informacionais contato com lideranças levantamento das necessidades informacionais Construção de redes informacionais arquitetura de dados, informação e conhecimento de acordo com sua geração e uso Identificação de fontes informacionais formais e informais internas e externas Coleta de dados

33 Etapas da Prospecção informacional Tratamento da Informação Agregação de valor aos dados, informação e conhecimento Disseminação da informação elaboração de produtos e serviços informacionais capazes de atender com rapidez e precisão as demandas informacionais da organização

34 Monitoramento Informacional Método ou técnica de observação e acompanhamento constante de dados, informação e conhecimento relevantes ao negócio da organização. Técnicas de Monitoramento Ambiente Interno monitoramento de informações estruturáveis ( sem seleção, tratamento, acesso) estruturadas ( arquivos, bibliotecas, bases de dados) Ambiente Externo monitoramento concorrencial ( agentes de mercado) tecnológico ( inovação tecnológica) político-econômico (políticas,legislação,editais, indicadores) financeiro (mercado financeiro em geral) ambiental (imagem institucional e meio ambiente)

35 Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas... Sun Tzu. A Arte da Guerra

36 Referências Bibliográficas ANGELONI, Maria Terezinha. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ci. Info., Brasília, v.32,n.1, p.17-22, jan./abr Elementos intervenientes na tomada de decisão MARCOVITCH, Jacques. A informação e o conhecimento. São Paulo em Perspectiva, v. 16, n.6, p. 3-8, 2002.A informação e o conhecimento MORESI, Eduardo Amadeu Dutra. Inteligência organizacional: um referencial integrado. Ci.Info., Brasília, v.30, n.2, p , maio/ago Inteligência organizacional: um referencial integrado. VALENTIM, Marta. Cultura organizacional e gestão do conhecimento. mar [http://www.ofaj.com.br/colunaicgc_mv_0303.html]Cultura organizacional e gestão do conhecimento ______________. Prospecção e monitoramento informacional no processo de inteligência competitiva. abr Prospecção e monitoramento informacional no processo de inteligência competitiva ______________. Métodos e técnicas de prospecção e monitoramento informacional(1). maio Métodos e técnicas de prospecção e monitoramento informacional(1) ______________. Métodos e técnicas de prospecção e monitoramento informacional(2). jun Métodos e técnicas de prospecção e monitoramento informacional(2). ______________. Métodos e técnicas de prospecção e monitoramento informacional(3). jul Métodos e técnicas de prospecção e monitoramento informacional(3).


Carregar ppt "Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google