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Educação Corporativa & Tecnologia

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Apresentação em tema: "Educação Corporativa & Tecnologia"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Corporativa & Tecnologia
Marisa Eboli FEA/ USP II Fórum Inteligência Corporativa Rio de Janeiro, RJ 13 de Março de 2009 Fonte: Pesquisa da Universidade da Carolina do Norte (1998)

2 Tópicos Educação no Brasil: os desafios permanecem
Educação Corporativa: relembrando conceitos e princípios de sucesso Melhores práticas de Conectividade e Disponibilidade Tendências, desafios, mitos e verdades

3 Educação na Sociedade do Conhecimento
A nova sociedade tem novos requerimentos para a educação: formar o cidadão capaz de produzir, consumir e participar da vida social, o que não pode mais ser feito apenas durante uma etapa da vida. (Paulo Renato Souza, 2005)

4 Desenvolver em todas as pessoas a capacidade de aprender.
Educação em um mundo global Desenvolver em todas as pessoas a capacidade de aprender.

5 Medir para avançar rápido
VEJA Edição de agosto de 2008 Entrevista: Andreas Schleicher Medir para avançar rápido O físico alemão que comanda os rankings de educação da OCDE diz que o Brasil precisa copiar práticas que dão certo em outros países para deixar de vez o grupo dos piores Nenhum indicador sobre a qualidade de ensino tem tanto peso e repercussão quanto o Pisa, sigla em inglês para programa internacional de aferição de estudantes, que está sob os cuidados do físico alemão Andreas Schleicher, 44 anos. Há oito, ele é o responsável pela aplicação da prova, uma iniciativa da OCDE (organização que reúne as trinta nações mais desenvolvidas do mundo). Na comparação com 57 países, o Brasil sempre aparece entre os últimos colocados em todas as disciplinas. Situação que Schleicher conhece não apenas por estatísticas mas por suas viagens ao Brasil. Desde que assumiu o cargo, ele já visitou escolas em mais de 100 países.

6 NINTENDO Generation Reclamações dos professores: Impertinentes
Arrogantes Impacientes Imediatistas Sem capacidade de atenção e concentração Fonte: Pesquisa da Universidade da Carolina do Norte (1998)

7 NINTENDO Generation Porém com atributos como:
Têm habilidade para enfrentar estratégias em mudança Têm destreza para aprender dentro de ambiente muito competitivo Têm reações rápidas e sabem tomar decisões rápidas Conseguem antecipar as estratégias dos inimigos Lidam com uma complexidade e multiplicidade de variáveis simultaneamente Sentem-se à vontade com tecnologia e têm a expectativa que ela avance cada vez mais Aprendem em ambientes de ritmo acelerado e impulsionados pela tecnologia

8 Fotos Oscar Cabral e Lailson Santos
VEJA Edição de agosto de 2008 Comportamento Tudo ao mesmo tempo - e agora Pelo computador e pelo celular, as crianças conversam com vários amigos, jogam videogame e ainda discutem com os pais. Agora você pelo menos sabe o nome disso: seu filho é multitarefas. Oscar Cabral LIMITE NA REDE Eric, 10 anos, horário para brincar e para se conectar: sem internet, mistura livro, lição e TV Otavio Dias de Oliveira Fotos Oscar Cabral e Lailson Santos LIGADA, SEMPRE Beatriz, 10 anos, muitas atividades simultâneas e boas notas na escola: "Tenho de ficar atenta a tudo" FERAS DO TECLADO Atenção dividida: Giovanna, 9 anos, que digita com todos os dedos (inclusive polegares), e os irmãos Guilherme, 11, e Heloísa, 8, conversam enquanto jogam e acham normalíssimo

9 Educação e tecnologia precisam se encontrar no Brasil
quarta-feira, 11 de março de 2009 Já há algum tempo, o Brasil é um dos países onde as pessoas permanecem mais tempo conectadas à rede mundial de computadores. No entanto, quando o assunto é o uso da internet para auxiliar o processo de ensino, o País ainda tem um longo caminho a percorrer. É o que mostra o livro "A Geração Interativa na Ibero-América: crianças e adolescentes diante das telas", um estudo realizado com mais de 25 mil estudantes com idade entre 6 e 18 de escolas públicas e privadas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela e que traz informações sobre o uso de diferentes tecnologias por parte desse público. De acordo com a pesquisa, no Brasil, quase metade dos estudantes afirmam que nenhum professor utiliza a internet para explicar a matéria dada ou estimula o uso da rede. O dado mostra o descompasso entre a velocidade de penetração da tecnologia no dia-a-dia dessas crianças e adolescentes (segundo a pesquisa quase 70% dos estudantes têm computador em casa e navegam mais de duas horas por dia) e a capacidade das instituições de ensino em incorporar esses recursos para melhorar e tornar mais interessante para esses jovens o processo de aprendizado.

10 Distribuição Diversificada Simultaneidade
Nova Onda de Conceitos Educacionais Conectividade Customização Multimídia Portátil Prontidão Distribuição Diversificada Simultaneidade Campus Virtual Interatividade Marisa Eboli FEA - USP Aprendizagem Contínua Colaboração

11 IDADE MÉDIA

12 A Educação Corporativa surge da confluência de diversos fatores...
Organizações flexíveis Economia do conhecimento Rápida obsolescência do conhecimento Empregabilidade Educação para estratégia global

13 O conceito de Educação Corporativa surge diretamente relacionado à estratégia de negócios...
A Universidade Corporativa (UC) é um “guarda-chuva estratégico” para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais da organização. O modelo de UC é baseado em competências e interliga aprendizagem às necessidades estratégicas de negócios. Jeanne Meister

14 Princípios (Meister, 1999) Prover oportunidades de aprendizagem que dêem suporte para a empresa atingir seus objetivos do negócio Considerar o modelo de UC um processo e não apenas como um local de aprendizado Desenhar programas que incorporem os três C’s: cidadania, contexto e competências Treinar pessoas da “cadeia de valores” Migrar do modelo “sala-de-aula” para múltiplas formas de aprendizagem Estimular líderes a se envolver com a aprendizagem Depender cada vez menos da alocação de orçamento da empresa e buscar um orçamento próprio Assumir foco global no desenvolvimento de soluções de aprendizagem Criar sistemas eficazes de avaliação dos investimentos e resultados obtidos Utilizar a UC para sustentar vantagem competitiva e entrar em novos mercados

15 O conceito de Educação Corporativa surge diretamente relacionado à estratégia de negócios...
Educação Corporativa é um sistema de formação de pessoas pautado por uma gestão de pessoas com base em competências, devendo instalar e desenvolver nos colaborados (internos e externos) as competências consideradas críticas para a viabilização das estratégias de negócio, promovendo um processo de aprendizagem ativo vinculado aos propósitos, valores, objetivos e metas empresariais. Marisa Eboli

16 O sucesso da implantação de um Sistema de Educação Corporativa é garantido por sete princípios fundamentais... Competitividade Perpetuidade Cidadania Conectividade Disponibilidade Sustentabilidade Parceria 1 2 5 3 4 7 6 Fonte: M. Eboli (2004)

17 Princípio 3 - Conectividade
Perpetuidade 2 Construção social do conhecimento por meio de redes de relacionamento tanto no ambiente interno quanto externo. Sustentabilidade 7 Conectividade 3 Práticas Competitividade 1 Adotar “educação inclusiva” Implantar Gestão do Conhecimento Integrar sistema de Educação Corporativa com Gestão do Conhecimento Parceria 6 Disponibilidade 4 Cidadania 5

18 ESPIRAL DO CONHECIMENTO
SOCIALIZAÇÃO EXTERNALIZAÇÃO INTERNALIZAÇÃO COMBINAÇÃO

19 INTERAÇÕES NA ESPIRAL DO CONHECIMENTO
Interações Individuais Interações Coletivas Interações Face a Face SOCIALIZAÇÃO Compartilhamento do conhecimento tácito entre os indivíduos EXTERNALIZAÇÃO Promoção de conversas em grupo para a formação de conceitos (interlocução) Interações Virtuais INTERNALIZAÇÃO Reconversão do novo conhecimento explícito em conhecimento tácito COMBINAÇÃO Conversão do conhecimento em formas explícitas (documentação) Fonte: Krogh & Ichijo & Nonaka. Facilitando a criação de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

20 Caterpillar Conectividade
A Caterpillar University foi um fator de sucesso da Caterpillar’s Knowledge Network Clareza e direção para as ações de gestão do conhecimento Foco em conectar pessoas (comunidades de prática) Fonte: Allen, Mark (editor). The Next Generation of Corporate Universities. San Francisco: Pfeiffer, 2007

21 GE -Mais de 300.000 funcionários no mundo
-Presente em mais de 100 países -Tradição fenomenal de CEO’s (Charles Coffin presidente de 1892 a 1922, que sucedeu o fundador Thomas Edison, foi nomeado o CEO “número 1” de todos os tempos pela Fortune Magazine). -Coffin criou uma meritocracia baseada em avaliação de performance que foi a pedra fundamental de uma cultura que fez da GE uma máquina de fazer talentos, tornando-se referência mundial no desenvolvimento de talentos e formação de líderes. -Sua Universidade Corporativa - Crotonville - fundada em 1956, pelo então presidente Ralph Cordiner, é a primeira que se tem registro no mundo, e revelou-se como uma importante ferramenta na consolidação dessa cultura. Fonte: Monografia dos alunos Celso José Pereira Fernanda Vianna de Andrade e Julia Ruback Fernandes da turma 08 do MBA Gestão Empresarial apresentada no IV Fórum Gestão Empresarial realizado em

22 GE Conectividade A rede global de intranet chamada Inside GE que conecta seus 315 mil empregados. Support Central, um sistema global de gestão do conhecimento que contém o registro de todos os business cases desenvolvidos pela corporação e centenas de grupos de discussão. Weblog (fórum) da GE Global Research Lab batizado de From Edison’s Desk. Fonte: Anais do XII Seminário Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnologica – ALTEC 2007 – Buenos Aires, Argentina (09/2007). Os autores são Marisa Eboli e Marcos Bosquetti.

23 Crotonville a primeira Universidade Corporativa (1956)
Fonte: Monografia dos alunos Celso José Pereira Fernanda Vianna de Andrade e Julia Ruback Fernandes da turma 08 do MBA Gestão Empresarial apresentada no IV Fórum Gestão Empresarial realizado em 23

24 Princípio 4 - Disponibilidade
Perpetuidade 2 Aprendizado a qualquer hora e em qualquer lugar Sustentabilidade 7 Conectividade 3 Práticas Competitividade 1 Utilizar de forma intensiva a tecnologia aplicada à Educação Adotar múltiplas formas de aprendizagem Parceria 6 Disponibilidade 4 Cidadania 5

25 Disponibilidade BANK OF MONTREAL Departamento de Treinamento
Universidade Corporativa -Fase 1 Universidade Corporativa -Fase 2 50% Sala de Aula 50% Distribuído 30% Sala de Aula 70% Distribuído 20% Sala de Aula 80% Distribuído

26 A Natureza da Educação em sala-de-aula
Disponibilidade A Natureza da Educação em sala-de-aula Habilidades de relacionamento Habilidades interpessoais complexas Capacidade conceitual e solução de problemas Orientação e cultura Assuntos estratégicos Problemas graves ou emergenciais

27 Disponibilidade A Natureza da Educação “Distribuída”
Normas e regras do Banco Material para auto-estudo Material de apoio ao desempenho Orientação para gerentes treinarem nas unidades Suporte eletrônico Centros eletrônicos de aprendizagem Intranet & Internet

28 Projeto Form@r de ensino a distância. Atende hoje:
mais de 20 mil clientes do Grupo Martins 5,2 mil profissionais de vendas, dos colaboradores internos e de aproximadamente 1,2 mil motoristas 262 cursos disponíveis dentro das áreas de interesse de cada um desses públicos. Resultados: Campeão do prêmio “E-Learning Brasil de a 2008” "O retorno tem sido muito significativo. Nossas pesquisas constataram que os clientes que participaram do programa de ensino a distância aumentaram mais de 30% seu faturamento .“ Marco Tannús, diretor da Universidade Martins do Varejo Fonte:

29 Mensuração de Resultados em Educação Corporativa no Brasil
Resultados da Pesquisa Mensuração de Resultados em Educação Corporativa no Brasil Período de Realização: Novembro de 2004

30 Empresas por Setor de Atividade
INFRA ESTRUTURA Energia Elétrica (2) Saneamento (1) Telecomunicações (2) INDÚSTRIA PRIMÁRIA Cimentos (1) Usina Álcool/Açúcar (1) Quím/Petroquímica (1) Quím/Defensivos (1) INDÚSTRIA SECUNDÁRIA Alimentos (2) Cosméticos (1) Automotiva (1) Eletroeletrônica (2) Farmacêutica (1) Moveleiro (1) SERVIÇOS Alimentos (1) Com. Varejista (1) Computação / Informática (1) Comunicação (2) Educação (2) Saúde (1) Tecnologia (2) Outros (1) FINANCEIRO Meios de Pagto (1) Bancos (9) Fiscalizador SF (1) 5 4 8 11 11 39

31 Características do SEC
Variável Classificação Percentual Âmbito de atuação do SEC Nacional (Estados ou regiões) 33,3% Nacional todo o território 28,2% Brasil e América Latina 10,3% Brasil e Ibero – América 2,6% Outros 17,9% Não responderam 7,7% Utilização de programas de e-learning Sim 87,2% Não

32 Características do SEC
e-Learning Questão 32: Dentre os motivos apresentados abaixo, indique os principais que foram considerados para a decisão da empresa de implementar programas de e-learning: ( X ) Intensificar a comunicação 13 ( X ) Propiciar a gestão do conhecimento 26 ( X ) Realizar cursos 25 ( X ) Estimular a integração entre áreas/pessoas 9

33 10th Annual Corporate University Xchange Excellence Awards
On the evening of February 25, The Corporate University Xchange 10th Annual Awards for Excellence and Innovation will be presented. These awards salute corporate and government learning organizations that demonstrate programs and practices improving employee and business performance. Since 1999, the Awards have set the standard for corporate learning as the most prestigious and difficult to win. Awards Criteria The program recognizes corporate learning organizations that best illustrate performance in the key strategic areas of: Alliances: Making the best use of external providers Alignment: Furthering corporate goals through learning & development efforts Corporate/College Partnerships: Working to address critical business challenges by leveraging the wealth of content and resources available through a college or university Launching: Successfully beginning a new corporate university, leadership academy, or a newly branded component of the learning organization Leadership Development: Implementing successful, high-impact learning and development programs targeted to managers, high potentials, and senior executive leadership Learning Technologies: Creating an effective learning environment through the use of technology Marketing: Developing and implementing innovative communications and branding strategies Measurement: Creating tools and techniques to measure the value of an organization’s investment in learning

34 Learning Technology BJC Healthcare CSC EMC
10th Annual Corporate University Xchange Excellence Awards Finalists in alphabetical order, by category: Learning Technology BJC Healthcare CSC EMC InfoSys Technologies Limited jetBlue Airways Technology Manufacturing Group – Training, Intel Tenaris University

35 Educação Corporativa no Brasil: tendências
PESQUISA Set/ 2005 Processo de consolidação, aprimoramento e ampliação das experiências já existentes; Internacionalização dos sistemas de educação corporativa; Mudanças e inovações, como intercâmbio, atividades compartilhadas etc...

36 Educação Corporativa no Brasil: desafios
Criar uma conexão entre Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento Definir a atuação das lideranças na criação de um ambiente de aprendizagem e promover seu envolvimento com Educação Mensurar adequadamente os resultados obtidos PESQUISA Set/ 2005

37 Alguns mitos... A Universidade Corporativa requer mais recursos do que se aporta para os centros tradicionais de treinamento. As Universidades Corporativas vieram para substituir as universidades tradicionais.

38 Algumas verdades... O envolvimento dos líderes é fundamental para o sucesso de uma Universidade Corporativa É um sistema estratégico e integrado de formação de pessoas Há necessidade de revisões periódicas A Universidade Corporativa não é um modismo

39 12 de Setembro/ 2007 No 1976 – Ano 30

40 Competências e papéis dos CLO´s Chief Learning Officers
Elkeles e Phillips (2006) distinguem o que consideram como fatores fundamentais para o CLO obter sucesso em sua função. Estes fatores seriam: entendimento do negócio; entendimento da cultura organizacional; pensamento global; alavancagem dos relacionamentos com os líderes do negócio e influenciadores por toda a organização; capacidade de inovação e execução; estabelecimento de parcerias com instituições externas; promoção da aprendizagem e compartilhamento do conhecimento; utilização de informações para comunicar a efetividade dos processos de aprendizagem. 24 40

41 Competências e papéis dos CLO´s Chief Learning Officers
Dimensão Papel Percentual Visão de Longo Prazo Visionário 78% “Indo além” da UC Construtor de Alianças Internas 73% Construtor de Alianças Externas 55% Desenvolvimento de Soluções de Aprendizado Desenvolvedor de parcerias 66% Consultor 54% Líder na Gestão do Conhecimento 46% Planejador da Tecnologia de Aprendizado 38% Operação da Unidade de Negócio de Educação Marketing Empreendedor 43% Desenvolvedor de Novos Negócios 34% Gerador de Receitas 24% Fonte: Corporate University Exchange, 2004, p. 42 24 41

42

43 MAIS DO QUE ECONOMIAS COMPETITIVAS...
PARA CONSTRUIR UM BRASIL MELHOR MAIS DO QUE ECONOMIAS COMPETITIVAS... SISTEMAS EDUCACIONAIS COMPETITIVOS!

44 APRENDER A QUALQUER HORA E EM QUALQUER LUGAR TER ORIENTAÇÃO AO CLIENTE
SER PORTÁTIL E APRENDER A QUALQUER HORA E EM QUALQUER LUGAR TER ORIENTAÇÃO AO CLIENTE

45 APROVEITAR BEM O TEMPO

46 ESTAR CONECTADO NO MUNDO

47 IDENTIFICAR E CAPTURAR CONHECIMENTO

48 TRABALHAR EM REDES

49 ATUAR DE FORMA COLABORATIVA E INTEGRADORA

50 INCORPORAR O NOVO

51 TER A ATITUDE DE APRENDER SEMPRE

52 Muito Obrigada! MARISA EBOLI


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