A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transpiração Perda de água sob a forma de vapor, principalmente através da folhas, embora possa ocorrer em qualquer parte do vegetal que esteja exposta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transpiração Perda de água sob a forma de vapor, principalmente através da folhas, embora possa ocorrer em qualquer parte do vegetal que esteja exposta."— Transcrição da apresentação:

1 Transpiração Perda de água sob a forma de vapor, principalmente através da folhas, embora possa ocorrer em qualquer parte do vegetal que esteja exposta ao ar. Efeito regulador de temperatura Transpirar é um mal necessário aumento da absorção vegetal renovação dos estoques de nutrientes absorção de CO2 subida da seiva (Teoria de Dixon)

2 Mecanismos da transpiração
Pode ocorrer através dos estômatos (estomática) e da cutícula (cuticular)

3

4 Transpiração estomática (Te)
Corresponde em média 90% da Transpiração total (Tt) Rápida, intensa e sob o controle voluntário da planta Transpiração cuticular A cutícula não é perfeitamente impermeável à água (poros - região frágil). Ocorre a evaporação direta da água para a atmosfera lenta, pouco intensa e involuntária

5 Mecanismos de abertura e fechamento dos estômatos
Abertura/fechamento dos estômatos depende do grau de turgidez das células-guarda Túrgida - células se afastam  estômato se abre Flácida - células se aproximam  estômato se fecha   Vários fatores, internos e externos, influenciam o mecanismo de abertura/fechamento do estômato, tais como a luz, temperatura, suprimento hídrico, concentração de gás carbônico no mesófilo, acúmulo de K+ na célula guarda e o nível de ABA.

6 Abertura Fechamento - luz - escuro
- baixo teor de CO alto teor de CO2 - temperatura moderada temperatura extrema - bom suprimento hídrico - baixo suprimento hídrico - Acúmulo de K+ (guarda) - saída de K+ (guarda) - Baixa produção do ABA alta produção de ABA

7 Demonstração experimental da transpiração
Método do papel cobalto Método do saco plástico Método do potômetro Pesagem em balança analítica (rápida)

8

9 Absorção de água e sais A maior absorção de água e sais ocorre na zona pilífera. Anatomia da raiz

10 Absorção dos sais Inicia-se rapidamente onde os íons atravessam a parede celular de modo passivo auxiliados pela difusão da água. Em seguida, atravessam a membrana plasmática, o citoplasma e o tonoplasto de modo ativo (Transporte Ativo). A raiz ganha água do solo por EMBEBIÇÃO/ENDOSMOSE. A Osmose na raiz gera uma pressão  Pressão da Raiz (PR).

11 Exsudação*  perda de água através de um ferimento (caule).
Gutação/sudação*  Eliminação de água sob a forma líquida. Durante a noite, há aumento da umidade e diminuição da temperatura (transpiração é inibida). Relaciona-se: alta disponibilidade hídrica e de sais; elevada aeração (oxigênio). Grande absorção; Acúmulo de sais e água no interior do lenho; gutação. Ocorre através de hidatódios. Exsudação*  perda de água através de um ferimento (caule). * relacionam-se ao fenômeno de pressão + da raiz.

12

13 Condução de seiva bruta pelo xilema
Condução pelo Caule No vegetal a maior parte da água circula da raiz para a folha. Mais de 90% da água é perdida por transpiração (estomática e cuticular).

14 A Seiva bruta é preferencialmente puxada pelas folhas
Capilaridade Pressão da raiz Puxão transpiracional* - Fenômeno físico. A água sobe até o ponto onde o peso da coluna contrabalança com as forças de adesão entre a água e a parede interna do vaso. - A acúmulo de solutos nos vasos lenhosos da raiz provoca uma pressão (+) que passa bombear a seiva para cima - A transpiração gera um pressão de sucção. A superfície da coluna de água sofre uma tensão. Devido a coesão entre as moléculas, a seiva bruta é puxada em direção às folhas. A Seiva bruta é preferencialmente puxada pelas folhas do que empurrada pela raiz * - Teoria da transpiração - tensão - coesão (Teoria de Dixon)

15 Transporte de seiva elaborada
Ocorre através dos vasos do Floema (Tecido liberiano)

16


Carregar ppt "Transpiração Perda de água sob a forma de vapor, principalmente através da folhas, embora possa ocorrer em qualquer parte do vegetal que esteja exposta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google