A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEUS CRISTO IGREJA HOMEM PURGATÓRIO DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte XVII.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEUS CRISTO IGREJA HOMEM PURGATÓRIO DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte XVII."— Transcrição da apresentação:

1 DEUS CRISTO IGREJA HOMEM PURGATÓRIO DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte XVII

2 PURGATÓRIO PURIFICAÇÃO DA ALMA DOS ELEITOS Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não terá perdão (Mt 12,31) Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do Céu. A Igreja denomina Purgatório esta purificação final dos eleitos, que é completamente distinta do castigo dos condenados. ÚLTIMO ESTÁGIO DA VIDA HUMANA ANTES DA FELICIDADE ETERNA

3 ESPERANÇA A Igreja formulou a doutrina da fé relativa ao Purgatório sobretudo nos concílios de Florença e de Trento. A tradição da Igreja fala de um fogo purificador fazendo referência a certos textos da Escritura. Este ensinamento apoia-se também na prática da oração pelos defuntos. FOGO PURIFICADOR

4 INTERCESSORA DOS HOMENS A IGREJA, CORPO MÍSTICO DE CRISTO Desde os primeiros tempos a Igreja honrou a memória dos defuntos e ofereceu sufrágios em seu favor, em especial o sacrifício eucarístico, a fim de que, purificados, eles possam chegar à visão beatífica de Deus. A Igreja recomenda também as esmolas, as indulgências e as obras de penitência em favor dos defuntos. Pelas indulgências, os fiéis podem obter para si mesmos e também para as almas do purgatório a remissão das penas temporais.

5 COMUNHÃO DOS SANTOS PELO SACRAMENTO DA COMUNHÃO FORMAMOS COM CRISTO UM SÓ CORPO INTERCESSOR A Igreja recomenda os defuntos à misericórdia de Deus e oferece em favor deles sufrágios, particularmente o santo sacrifício eucarístico. Interceder, pedir em favor de outro, é próprio de um coração que está em consonância com a misericórdia de Deus. Na Igreja, a intercessão cristã participa da de Cristo. É a expressão da comunhão dos santos. Na intercessão, aquele que ora não procura seus próprios interesses, mas pensa sobretudo nos dos outros e reza por aqueles que lhe fazem mal.

6 Padre Adalberto do Espírito Santo Brandão Pároco da Paróquia de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência Arquidiocese de Santa Maria de Belém do Grão-Pará, Amazônia do Brasil Economia e Vida Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro CONHEÇA-SE, CONHECENDO A BÍBLIA Formatação: Diácono Eliezer Martins Musical: Capriccio Italiano Op. 45, Tchaikovsky Os textos estão conforme o Catecismo da Igreja Católica (§ , 1055, 1331, 1472, 2635, 2684). Fotos do processo verbita de evangelização no município de Alenquer, Pará, Amazônia do Brasil, e do arquivo particular.


Carregar ppt "DEUS CRISTO IGREJA HOMEM PURGATÓRIO DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte XVII."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google