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PSS 2008 PROVA DE REDAÇÃO.

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1 PSS PROVA DE REDAÇÃO

2 2. AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO (OCEM, 2006)
1. A REDAÇÃO 2008 1.1. MUDANÇAS: a) Prova independente b) Produção de mais de um texto 2. AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO (OCEM, 2006) 3. INFORMAÇÕES TEÓRICAS SOBRE GÊNEROS TEXTUAIS/ DISCURSIVOS

3 4. APRESENTAÇÃO DE ALGUMAS PROPOSTAS DE REDAÇÃO/IES
5. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES

4 ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
“[...] a atividade de compreensão e produção de textos envolve processos amplos e múltiplos, os quais aglutinam conhecimentos de diferentes ordens [...]” (OCEM, 2006, p. 27). DIMENSÕES: Lingüística: vinculada aos recursos lingüísticos em uso; Textual: ligada à configuração do texto, em gêneros discursivos ou seqüências textuais; Sociopragmática e discursiva: relacionada aos interlocutores, aos seus papéis sociais, às suas motivações e aos seus propósitos na interação, às restrições da situação, e ao momento social e histórico em que s encontram engajados os interlocutores; Cognitivo e conceitual: associada aos conhecimentos sobre o mundo que envolvem os conceitos e suas relações (Cf. OCEM, 2006, p. 22).

5 GÊNERO TEXTUAL/DISCURSIVO
“A riqueza e a variedade de gêneros de discurso são infinitas, pois a variedade virtual da atividade humana é inesgotável, e cada esfera dessa atividade elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, sendo que isso denominamos gêneros do discurso.” (BAKHTIN, 1992, p. 279).

6 GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS
“Os gêneros discursivos contribuem na ordenação e estabilização das atividades de comunicação do cotidiano, sendo fenômenos históricos e entidades sócio-discursivas, que se caracterizam como eventos textuais maleáveis e dinâmicos.” (MARCUSCHI, 2002, p. 19).

7 GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS
Gêneros textuais são: Realizações lingüísticas concretas definidas por propriedades sócio-comunicativas; Textos empiricamente realizados cumprindo funções em situações comunicativas. (Cf. MARCUSCHI, 2003, p. 23. In: Dionísio, 2003).

8 GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS
Os gêneros textuais/discursivos, no momento da produção/realização/enun-ciação, estão intimamente ligados a operações diversificadas: produção de leitura; uso de determinados domínios da linguagem (narrar, relatar, argumentar, descrever ações...) em diferentes níveis ou esferas socioinstitucionais (cotidiano, escola, igreja, mídia etc.) (Cf. COSTA, 2000, p. 69. In: ROJO, 2000).

9 GÊNERO/DIMENSÕES 1. Conteúdo temático: o que é ou pode tornar-se dizível por meio do gênero; 2. Construção composicional: estrutura particular dos textos pertencentes ao gênero; 3. Estilo: configurações específicas das unidades de linguagem derivadas, sobretudo, da posição enunciativa do locutor; conjuntos particulares de seqüências que compõem o texto etc. (PCNs, 1998, p. 21).

10 EXEMPLOS DE GÊNEROS TEXTUAIS/ DISCURSIVOS:
Científico: relatório, resenha, resumo etc. Jornalístico: editoriais, notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas etc. Instrucional: receitas, manuais de instrução, regras de jogo, formulários etc. Jurídico: contratos, petições, atestados, requerimentos etc. Publicitário: anúncios, propagandas, avisos etc.

11 Lazer: histórias em quadrinhos, charges,
adivinhas, palavras cruzadas etc. Interpessoal: cartas-oficiais, cartas-abertas, cartas do leitor, cartas-convite etc. Ficcional: fábulas, contos, crônicas, romances, poemas etc. INFORMAÇÕES SOBRE TEXTOS DISSERTATIVOS, VEICULADAS EM UM LIVRO DIDÁTICO: CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DISSERTATIVO: Texto de natureza expositiva, que apresenta dados objetivos, e não opiniões; Estrutura convencional: idéia principal, desenvolvimento e conclusão; Linguagem clara, objetiva e impessoal; Predomínio do padrão culto formal da língua;

12 EXEMPLOS DE PROVAS/ IES
1. UERJ- Gênero carta (p. 4 e 6). 2. UFPR -Texto de opinião a partir da leitura de gráficos (questão discursiva número 02, p. 4), de entrevista (questão discursiva 6, p. 8). 3. UFMG -Notícia a partir da leitura de um texto não-verbal (imagem. Questão 02, p. 4). 4. UFCG: Carta-protesto; Relato de memórias (p. 20).

13 A AVALIAÇÃO DAS PRODUÇÕES TEXTUAIS LEVARÁ EM CONTA:
Elementos comuns da produção textual: coesão; coerência; norma culta. Elementos específicos (adequação aos gêneros solicitados).

14 CONCLUSÃO “Em suma, os gêneros não são superestruturas canônicas e deterministas mas também não são amorfos e simplesmente determinados por pressões externas. São formações interativas multimodalizadas e flexíveis de organização social e de produção de sentidos. Assim, um aspecto importante na análise do gênero é o fato de ele não ser estático nem puro. Quando ensinamos a operar com o gênero, ensinamos um modo de atuação sócio-discursiva numa cultura e não um simples modo de produção textual.” (MARCHUSCHI, 2005, p. 19. In: KARWOSKY et al. (orgs.) 2005).

15 REFERÊNCIAS: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. BRASIL, MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto- Secretaria de Educação Fundamental, 1998. MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais: o que são e como se classificam? Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2002. _____. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação In: KARWOSKY et al. (orgs.) . Gêneros Textuais: Reflexões e Ensino. Palmas e União da Vitória, PR: Kaygangue, 2005. _____. Gêneros textuais: definição e funcionalidade In: DIONÍSIO et al. (orgs.) . Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

16 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), Volume 1: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica, 2006. ROJO, Roxane (org.). A Prática de linguagem em sala de aula. Praticando os PCNs. São Paulo: EDUC; Campinas, SP: Mercado de Letras, 2000.


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