A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

2 Ementa 1. O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO 2. ADMINISTRAÇÃO E SOCIEDADE
3. AS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR

3 Objetivos da disciplina Propiciar uma visão atual das funções do administrador face às mudanças atuais.

4 Metodologia AULAS EXPOSITIVAS EXIBIÇÃO DE FILMES DEBATES EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

5 Avaliações PROVAS ESCRITAS INDIVIDUAIS

6 Bibliografia básica CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4. ed. SP: Campus, 2007; MAXIMIANO, Antonio C. A. Introdução à administração. 7. ed., rev., ampl. SP: Atlas, OLIVEIRA, Reinaldo O. da S. Teorias da administração. SP: Pioneira Thomson Learning, 2006.

7 Bibliografia complementar
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. 6. ed., rev., atual., 9. reimp. Vol. 1. RJ: Elsevier, _______. Os novos paradigmas: como as mudanças estão mexendo com as empresas. 4. ed. SP: Atlas, _______. Introdução à Teoria geral da administração. 7. ed., rev., atual., 10. reimp. RJ: Elsevier, DRUCKER, Peter F. As fronteiras da administração: onde as decisões do amanhã estão sendo determinadas hoje. SP: Pioneira, ________. Administrando em tempos de grandes mudanças. 1.ed. SP: Pioneira Thomson Learning, 2006.

8 Algumas dicas... Tenha sempre um dicionário em seu poder.
Procure saber quem foram são os autores e pesquisadores citados em nossa disciplina. Relacione, ligue, “faça links” do que você está aprendendo com outros conteúdos de outras disciplinas, com o seu dia-a-dia, com as notícias da imprensa, com a sua vida profissional, com as ações da empresa e do mercado... Tenha o hábito de ler sobre a sua área seja em meios impressos, seja na internet. As transparências não são suficientes para o seu estudo. Use o Guia de Estudos para entender a seqüência e busque mais informações na bibliografia básica e complementar e em outros meios confiáveis.

9 Algumas dicas... Vamos praticar e “começar a viver” a nossa futura atividade de administrador: vamos cuidar de nossa aparência, de nosso vocabulário, de nosso linguajar e construir um grupo de trabalho com objetivos comuns. Leve sempre algo com você para dinamizar a aula e promover uma melhor aprendizagem: livros de nossa bibliografia básica, outros livros, revistas da área, revistas de outras áreas que contribuam com a Administração, notebook, etc..

10 Algumas dicas... No Guia de Ensino, ao final de cada aula, há a bibliografia que foi o fundamento teórico da maior parte desta aula. É muito importante que você consulte essa bibliografia, que se aprofunde nos assuntos abordados e nos demais assuntos que lá você encontrará. A construção de seu conhecimento só será possível com a sua auto-motivação, autonomia e iniciativa. Leve para a aula as dúvidas que você não conseguiu eliminar em suas leituras e pesquisas. Dizer que não entendeu algo não é “pagar mico”, mas sim dar a oportunidade a você mesmo de crescer e aos outros de compartilhar.

11 Algumas dicas... Leve sempre algo com você para dinamizar a aula e promover uma melhor aprendizagem: livros de nossa bibliografia básica, outros livros, revistas da área, revistas de outras áreas que contribuam com a Administração, notebook, etc..

12 UNIDADE 1 O papel da Administração
Definições de Administração. Conteúdo e objeto de estudo. Áreas funcionais da Administração. Atividades Gerenciais ≠ Atividades Técnicas. Habilidades do Administrador. Papéis do Administrador.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google