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TENDÊNCIAS DO BIMESTRE FOOD = AM13; DRUG=MJ13 CS Development.

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1 TENDÊNCIAS DO BIMESTRE FOOD = AM13; DRUG=MJ13 CS Development

2 CESTAS NIELSEN

3 Copyright ©2013 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 3 Var. Volume, Valor e Preço – YTD13 vs. YTD12 (AMJ) – TOTAL BRASIL SEM EXPANSÃO GEOGRÁFICA Base: 131 Categorias de Produtos 3 TOTAL CESTA OUTROS BEBIDAS ALCOÓLICAS BEBIDAS NAO ALCOÓLICAS HIGIENE E BELEZA LIMPEZA CASEIRA MERCEARIA DOCE MERCEARIA SALGADA PERECÍVEIS Deflacionado: IPCA YTD12: 5,4% YTD13: 6,5% 24,1 16,6 12,9 6,0 17,0 8,4 6,6 8,4 7,7 2,7 2,3 -0,2 0,4 3,6 3,4 20,1 4,7 PreçoImp.Fat 2,6 0,5 1,5 2,6 -0,7 2,2 0,3 10,0 1,9 Valor YTD12: 2,5% CESTA NIELSEN RETRAI EM VOLUME, MAS CRESCE EM VALOR...

4 Copyright ©2013 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 4 Maduras 66% (83 categorias) Acesso 34% (43 categorias) Trade Up 34% Sem movimento Trade Down 10% % DE IMPORTÂNCIA DE CADA GRUPO Base: 126 categorias – YTD13x12 – AMJ13– (8,3%) - T.Brasil Sem expansão geo – Fonte: Nielsen | Retail Index 5,8 % 13 % 87 % 73 % 5%5% 9%9% Imp.Fat YTD13 (100% 35 Categorias) Var Valor 8,3 % Var Valor IMP.FAT 21% 8,3 % 7,6 % 8,6 % SEGMENTOS DE MAIOR VALOR MANTIVERAM CRESCIMENTO NO YTD13

5 Copyright ©2013 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 5 5 Base de 51 categorias de produto / YTD até Julho Fonte: Nielsen | Homescan Pop Imp. Gasto CD+E A+B % Contrib. Crescimento Gasto Cresc. Gasto (YTD13x12 - Julho) 7,1 % CLASSE C CONTINUA IMPULSIONANDO O GASTOS DAS FAMÍLIAS

6 Copyright ©2013 The Nielsen Company. Confidential and proprietary TRADICIONAL AS 1 a 4 CK AS 5 a 9 CK AS 10 a 19 CK AS 20+ CK FARMA/PERF BAR T. BRASIL Var % Volume Imp.Fat YTD13 CASH & CARRY: YTD13x12 (%) (*) Variação Volume, Valor e Preço – YTD13 vs. YTD12 (AMJ) – TOTAL BRASIL SEM EXPANSÃO GEOGRÁFICA / Base: 131 Categorias de Produtos / Base Volume Cash & Carry: 129 categorias e YTD até abril (17 semanas) / (*) Entrada de 15 Lojas, parte contratação (nova empresa) e parte abertura de lojas Fonte: Scantrack C&C O CONSUMIDOR BUSCA ALTERNATIVAS PARA MANTER SEU CONSUMO, COM DESTAQUE PARA AS FARMÁCIAS E C&C.. (*)

7 Copyright ©2013 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 7 FARMÁCIA...CANAIS QUE APRESENTAM PREÇOS COMPETITIVOS, TÊM AMPLIADO O NÚMERO DE LOJAS E SORTIMENTO CASH & CARRY NSEs C1 e C2 impulsionam o canal NSEs B2 e C1 impulsionam o canal Farma cadeia: novas lojas (34,7% 12x09 ) Aumentam número de categorias e Sortimento FARMA vs AS: 58% dos itens em comum têm menor preço FARMA vs AS: 83% dos itens em comum têm menor preço Fonte: Retail Index / Scantrack / Homescan (Estudo de Canais – Agosto CSD) 33 novas lojas, alcançando um total 392 lojas Aumentam número de categorias

8 Copyright ©2013 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 8 Variação Volume, Valor e Preço – YTD13 vs. YTD12 (AMJ) – TOTAL BRASIL SEM EXPANSÃO GEOGRÁFICA Base: 131 Categorias de Produtos ,1 3,5 1,9 2,0 2,2 2,6 9,7 5,2 TRADICIONAL AS 1 a 4 CK AS 5 a 9 CK AS 10 a 19 CK AS 20+ CK FARMA BAR T. BRASIL PreçoImp.Fat Var Preço Deflacionado: 6,46% 5,6 2,2 -0,1 -0,2 2,5 4,4 2,4 Valor CANAIS

9 Copyright ©2013 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 9 9 Variação de Volume, Valor e Preço – YTD13 x YTD12 (AMJ) – Total Brasil – TOTAL BRASIL SEM EXPANSÃO GEOGRÁFICA Base 131 Categorias de Produto – Total Brasil – Fonte: Nielsen | Retail Index IMP. FAT. IMP. FAT. ValorPreço ÁREAS

10 Copyright ©2013 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 10 RESUMO ECONOMIAL MUNDIAL E BRASILEIRA COM MENOR PERSPECTIVA DE CRESCIMENTO CESTAS NIELSEN: RETRAÇÃO EM VOLUMES, MAS OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO EM VALOR CONSUMIDOR: COM MAIS RENDA E MAIS DÍVIDAS CONSUMIDOR BUSCA ALTERNATIVAS PARA MANTER O PADRÃO DE CONSUMO ATINGIDO EM ALGUMAS CATEGORIAS CLASSE C SEGUEM IMPULSIONANDO OS GASTOS

11 DESTAQUE DAS CESTAS - ALIMENTOS

12 Copyright ©2013 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 12 2,8 1,9 1,7 1,2 1,0 0,7 0,5 2,4 0,0 -1,2 -11,1 2,5 6,5 -0,7 -0,4 3,3 BISCOITOS LEITE ASSÉPTICO AÇÚCAR CHOCOLATE CAFÉ EM PÓ / GRAOS LEITE EM PÓ GOMAS DE MASCAR MODIFICADOR DE LEITE LEITE COM SABOR LEITE CONDENSADO 0,51,1 3,0 PreçoImp.Fat Cesta YTD12: 0,3% YTD13: -1,2% Variação Volume, Valor e Preço – YTD13 vs. YTD12 (AMJ) – TOTAL BRASIL SEM EXPANSÃO GEOGRÁFICA Base: 131 Categorias de Produtos Var Preço Deflacionado: 6,46% Aumento de preço e retração das ações no PDV principalmente para Água e Sal. Aumento na distribuição de marcas de menor preço no pequeno varejo alavancam crescimento Aumento de preços em bombons e tabletes desacelerando a categoria. Marcas líderes puxam a retração da categoria em Almofada e Vácuo Puro queda de atividade promocional e aumento de preço Segmento Cristal mais contribui para retração Categoria cresce com a aceleração de fabricantes com menor market share, que trabalham a preços competitivos e ganham lojas RETRAÇÃO DA CESTA ATRIBUIÍDA PRINCIPALMENTE PELO DESEMPENHO DE BISCOITOS

13 Copyright ©2013 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 13 PreçoImp.Fat 1,5 1,1 0,8 0,5 0,4 0,3 2,4 6,3 2,0 3,7 2,4 0,9 4,3 11,4 4,6 ÓLEO E AZEITE SALGADINHO MASSA ALIMENTÍCIA PÃO TEMPERO INDUSTRIALIZADO MASSA INSTANTANEA MOLHO DE TOMATE FARINHA DE TRIGO MAIONESE EXTRATO DE TOMATE 0,21,9 2,0 Cesta YTD12: 1,0% YTD13: -1,4% Variação Volume, Valor e Preço – YTD13 vs. YTD12 (AMJ) – TOTAL BRASIL SEM EXPANSÃO GEOGRÁFICA Base: 131 Categorias de Produtos Var Preço Deflacionado: 6,46% Principais fabricantes aumentam atividade promocional no segmento Soja. Azeite apresentou crescimento maior que Soja Segmento Extrusado é o que mais impacta na retração, com aumento de preço e redução de atividade promocional Segmento Pães Especiais ganhando importância e elevando o preço médio impactando nos volumes Redução de ofertas dos segmentos Comum e Com ovos. Retração do Segmento Lamen, que diminuiu sua DN. Destaque para inovação Talharim que ganha participação. Aumento de preço das principais marcas, enquanto marcas low price e embalagem sache ganham importância Diminuição das ações no PDV e aumento de preços por conta do valor dos insumos importados INVERSÃO DA TENDÊNCIA DE ÓLEOS/AZEITES NÃO FOI SUFICIENTE PARA MERCEARIA SALGADA CRESCER

14 Copyright ©2013 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 14 Segmento Pedaço de fruta-de maior de valor- ganhando importância com o lançamento do segmento grego Cesta YTD12: -1,7% YTD13: -3,0% 14 1,4 0,9 0,5 0,3 0,2 0,1 0,7 7,8 7,7 0,9 -3,0 1,2 0,8 -0,3 4,5 0,113,1 1,6 PreçoImp.Fat SORVETE IOGURTE CARNES CONGELADAS MARGARINA QUEIJOS LEITE FERMENTADO PETIT SUISSE PIZZA REFRIGERADA BATATA CONGELADA SOBREMESA PRONTA GELIFICADA Variação Volume, Valor e Preço – YTD13 vs. YTD12 (AMJ) – TOTAL BRASIL SEM EXPANSÃO GEOGRÁFICA Base: 131 Categorias de Produtos Var Valor e Preço Deflacionado: 6,46% Em Take Home principais marcas repassam o preço, com retração nas ações de PDV Repasse de preço em Steaks e Pequenos Moldados impactando a categoria Aumento de preço da matéria prima impactando preço e volume da categoria Aumento de penetração e de atividade promocional das principais marcas PERECÍVEIS RETRAI ACIMA DE 2012 EM VOLUME, MAS MANTÉM O CRESCIMENTO EM VALOR Var Valor: 0,3% Var Valor: 0,3%

15 DESTAQUE DAS CESTAS - BEBIDAS

16 Copyright ©2013 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 16 Variação de Volume, Valor e Preço – YTD13 x YTD12 (AMJ) – Total Brasil – TOTAL BRASIL SEM EXPANSÃO GEOGRÁFICA Ranking das categorias - Importância em Faturamento para o Total Cestas – Fonte: Nielsen | Retail Index 2,1 0,7 0,6 0,4 0,2 0,1 5,8 0,9 6,9 7,0 14,7 5,8 10,4 -2,3 8,2 0,15,1 19,1 AGUARDENTE CERVEJA WHISKY CONHAQUE VODCA APERITIVO VERMOUTH RUM BITTER REFRIGERANTE ALCÓOLICO PreçoImp.Fat Cesta YTD12: -2,1% YTD13: -4,7% Var Preço Deflacionado: 6,46% Embalagem vidro de 500a 900ml aumenta o preço, principalmente nos bares Volumes impactados pelo aumento de preço na categoria Principais marcas de Whisky nacional e engarrafado no Brasil com aumento de preços BEBIDAS ALCOÓLICAS É UMA DAS CESTAS COM MAIOR IMPACTO DE PREÇOS

17 Copyright ©2013 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 17 Variação de Volume, Valor e Preço – YTD13 x YTD12 (AMJ) – Total Brasil – TOTAL BRASIL SEM EXPANSÃO GEOGRÁFICA Ranking das categorias - Importância em Faturamento para o Total Cestas – Fonte: Nielsen | Retail Index 1,3 1,2 0,9 0,4 0,2 0,1 -1,0 -2,1 2,4 1,1 0,8 -0,8 -3,7 4,212,3 SUCO PRONTO REFRIGERANTE ÁGUA MINERAL REFRESCO EM PÓ BEBIDA A BASE DE SOJA ISOTONICOS CHÁ LÍQUIDO SUCO CONCENTRADO PreçoImp.Fat Cesta YTD12: 0,4% YTD13: -2,2% Var Preço Deflacionado: 6,46% Repasse de preço e diminuição da freqüência de compra Ganho de volume por troca com outras categorias como refrigerante e suco em pó. Embalagens retornáveis de 20L e menor repasse de preço para 1,5 L Marcas com tamanhos acima de 30g perdem importância e distribuição e troca por outras categorias. Principais marcas diminuem a distribuição ponderada e retraem as ações no PDV, principalmente ofertas MOVIMENTO DE TROCA ENTRE CATEGORIAS É MUITO PRESENTE EM BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS

18 DESTAQUE DA CESTA – HIGIENE PESSOAL

19 Copyright ©2013 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 19 Trade up para marcas de maior valor e redução de embalagens promopack 19 Variação de Volume, Valor e Preço – YTD13 x YTD12 (AMJ) – Total Brasil – TOTAL BRASIL SEM EXPANSÃO GEOGRÁFICA Ranking das categorias - Importância em Faturamento para o Total Cestas – Fonte: Nielsen | Retail Index 1,3 1,2 1,0 0,8 0,7 0,6 2,0 6,2 3,6 2,4 4,1 5,9 -1,0 1,0 3,8 0,60,9 1,4 PAPEL HIGIÊNICO FRALDA DESCARTÁVEL PÓS-SHAMPOO SABONETE DESODORANTE SHAMPOO TINTURA E REJUVENESCEDOR P/ CABELOS CREME DENTAL LAMINA DE BARBEAR ABSORVENTE HIGIÊNICO PreçoImp.Fat Cesta YTD12: 2,5% YTD13: -0,8% Var Preço Deflacionado: 6,46% Aumento de preço no segmento Folha Simples; segmentos Folha Dupla/Tripla ganham importância e aumentam atividade promocional Crescimento impulsionado por Aerosol através de lançamentos de maior valor agregado Redução de investimento em produtos importantes impactando no volume. Aumento de preço dos principais fabricantes atrelado a redução de atividade das principais marcas Redução de preço do segmento KIT e aumento de distribuição contribuem para o crescimento FRALDAS DESCARTÁVEIS E PAPEL HIGIENICO SÃO AS CATEGORIAS QUE MAIS CONTRIBUEM PARA RETRAÇÃO

20 DESTAQUE DA CESTAS – LIMPEZA CASEIRA E OUTROS

21 Copyright ©2013 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 21 Variação de Volume, Valor e Preço – YTD13 x YTD12 (AMJ) – Total Brasil – TOTAL BRASIL SEM EXPANSÃO GEOGRÁFICA Ranking das categorias - Importância em Faturamento para o Total Cestas – Fonte: Nielsen | Retail Index 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 1,1 -0,3 0,2 0,8 4,1 -0,7 0,7 0,8 0,9 0,22,9 1,8 AMACIANTE PARA ROUPA SABÃO E DETERGENTE PARA ROUPA ÁGUA SANITÁRIA + ALVEJANTE C/ e S/ CLORO DETERGENTE LÍQUIDO SABÃO EM BARRA CONCENTRADO DE LIMPEZA DESINFETANTE INSETICIDA TOALHA DE PAPEL ESPONJA SINTÉTICA PreçoImp.Fat Cesta YTD12: 0,3% YTD13: 2,8% Var Preço Deflacionado: 6,46% Segmento Pó melhora sua execução no PDV e aumento atividade promocional Maior presença do segmento concentrado em lojas importantes impulsiona o crescimento Pacotes com 5 unidades, segmento mais importante, retraem ações promocionais Lançamentos de embalagem promocional com 6 un. impulsionam a categoria, com destaque para as marcas próprias CUIDADOS PARA ROUPAS IMPULSIONAM LIMPEZA CASEIRA Marcas de inseticida Aerosol com embalagem promocional contribuem para o crescimento

22 Copyright ©2013 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 22 0,4 0,2 0,1 6,7 -4,0 -0,3 -2,6 22,3 7,6 CIGARRO ALIMENTO PARA CÃES PILHA SECA ALIMENTO PARA GATOS COLA PreçoImp.Fat Cesta YTD12: 0,5% YTD13: -8,4% Variação de Volume, Valor e Preço – YTD13 x YTD12 (AMJ) – TOTAL BRASIL SEM EXPANSÃO GEOGRÁFICA Ranking das categorias - Importância em Faturamento para o Total Cestas – Fonte: Nielsen | Retail Index Var Preço Deflacionado: 6,46% Aumento de preço estipulado pelo governo e lei do preço mínimo têm impactado os volumes Preço do insumo milho impacta o preço médio, em especial o do segmento de rações secas Lançamentos no principal segmento da categoria AUMENTO DE PREÇOS É O PRINCIPAL DRIVER DE RETRAÇÃO DA CESTA

23 Copyright ©2013 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 23 TOP CRESCIMENTOS 23 Top 10 Crescimentos (Variação de Volume > 3%): Variação de Volume - YTD13 x YTD12 (AMJ) – TOTAL BRASIL SEM EXPANSÃO GEOGRÁFICA Ranking: Variação ponderada pela Importância em faturamento das categorias para o Total Cestas - Fonte: Nielsen | Retail Index

24 Copyright ©2013 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. 24 TOP QUEDAS 24 Top 10 Retração (Variação de Volume < -3%): Variação de Volume - YTD13 x YTD12 (AMJ) – TOTAL BRASIL SEM EXPANSÃO GEOGRÁFICA Ranking: Variação ponderada pela Importância em faturamento das categorias para o Total Cestas - Fonte: Nielsen | Retail Index

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