A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

por Letícia Boll Vargas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "por Letícia Boll Vargas"— Transcrição da apresentação:

1 por Letícia Boll Vargas
REDAÇÃO PUBLICITÁRIA por Letícia Boll Vargas

2 Redação Publicitária A publicidade se constrói por um discurso deliberado, é um discurso de persuasão, ideal para convencer e/ou instigar pessoas a fim de que tenham uma percepção favorável de um produto/serviço/marca. A comunicação é uma relação estabelecida pela transmissão de estímulos e provocação de respostas.O texto publicitário busca a forma mais eficaz de transportar as informações ao público-alvo.

3 Redação Publicitária Coloca Pignatari(1970): Muitos são os exemplos que podem ser observados diariamente, mas a "tradução" operada nos textos publicitários - expressões e palavras - são das mais curiosas. Assim, sapato virou calçado, pasta de dentes virou dentrífugo ou creme dental, graxa virou pomada e reclame virou anúncio: é o que se pode chamar de styling redacional, fenômeno típico do grande consumo(...). De Carvalho (1996) diz que quando tratamos de mensagens publicitárias, falamos de manipulação. A publicidade usa recursos estilísticos e argumentativos da linguagem cotidiana para informar e manipular.

4 Persuasão na publicidade
A historieta demonstra também que a todo instante precisamos ou somos levados a tentar convencer as outras pessoas para agirem de acordo com aquilo que queremos. Persuadir significa, pois, levar o outro a agir conforme nossa vontade. Outro aspecto importante, que caracteriza o discurso persuasivo, é a necessidade da liberdade de expressão e de escolha, na construção de um texto persuasivo.

5 Redação Publicitária Pode-se dizer, portanto, que a publicidade é eminentemente persuasiva, pois procura levar um interlocutor a praticar um determinado ato. O discurso publicitário quase sempre apela mais à subjetividade do que ao julgamento “frio” do público; a adesão do público-alvo ao argumento do texto publicitário é resultado de um conjunto de elementos que não depende apenas da qualidade inerente de um produto. Para a construção do discurso persuasivo, os textos publicitários utilizam-se de diferentes estratégias argumentativas.

6 Redação Publicitária o texto estabelece uma relação entre alguém que quer vender(anunciante), alguém que quer comprar(público-alvo) e um objeto de desejo(produto). O texto publicitário é criatividade. Exige: ATENÇÃO - INFORMAÇÃO - DESEJO - APELO

7 O texto publicitário é:
Um objeto que comunica algo para alguém (prevê um enunciador e um enunciatário); Um objeto que significa algo para alguém (é uma construção intencional de significados a partir de uma cultura); Coloquial, não se prende totalmente à lingua culta, pois valoriza os usos e costumes do público-alvo; Consiso, persuasivo e informativo, e deve ser tudo isso ao mesmo tempo (a publicidade é uma mensagem de renovação, cria e exibe um mundo perfeito e ideal).

8 Aspectos Fundamentais da mensagem:
Contextualização: encadeamento de informações e de ideias que situam o público-alvo/leitor quanto aos aspectoso internos e externos do texto. Prepara o leitor para um entendimentoo eficaz do texto.

9 Aspectos Fundamentais da mensagem:
Referências: informações que o leitor necessita para compreender as ideias que se apresentam no texto: quem, quando, o quê, como, por quê.

10 Aspectos Fundamentais da mensagem:
Estrutura: cada tipo de texto tem uma estrutura adequada aos seus objetivos de comunicação. Ela organiza as ideias no nível macro do texto.

11 Aspectos Fundamentais da mensagem:
Aspectos estéticos: como o texto precisa falar por si só, o meio, onde esta inserido, cores, fotografia, espaçamento, entre outros, constituem a estética do texto. Chamam a atenção e ajudam no seu entendimento.

12 Redação Publicitária

13 Redação Publicitária

14 Aspectos Estilísticos do Texto Publicitário:
OBJETIVIDADE: abordar um só tema e fazer tudo convergir para ele. As frases secundárias complementam a principal. CONCISÃO OU SINTETIZAÇÃO: dizer o que se quer com um mínimo de palavras, usando frases sintéticas com o máximo de informação, resumindo o pensamento o máximo possível. ADEQUAÇÃO: utilizar um repertório adequado ao do interlocutor. ORIGINALIDADE E NOVIDADE: estabelece conexões inéditas para garantir atenção do público. CORREÇÃO: prima pela correção gramatical, mas nada impede que se utilize nível de linguagem informal, adequado ao público-alvo. COESÃO: ligações que se estabelecem entre os elementos da superfície textual.

15 Aspectos Estilísticos do Texto Publicitário:
COERÊNCIA: construção de sentido da unidade textual, implica uma continuidade de sentidos entre as ideias presentes. UNIDADE: tem coesão e coerência, forma assim um conjunto no qual todos os elementos têm função e estão inter-relacionados(harmonia). TRATAMENTO: Distância entre o anunciante e o leitor, produto e uso (você, tu..) PRECISÃO: Procura das palavras certas para expresar o pensamento e as ideias(informações). CLAREZA: Exata expressão do pensamento e das ideias, permitindo fácil decodificação e facilitando a comunicação e o entendimento. INTENCIONALIDADE: Está ligado ao objetivo de comunicação.

16 Aspectos Estilísticos do Texto Publicitário:
SITUACIONALIDADE: refere-se ao lugar e ao momento da comunicação. INFORMATIVIDADE: informação presente no texto. ESTILO: identidade, características especiais do texto. ESTRUTURA CIRCULAR: início e fim com o mesmo tema. Título - narração - provas - peroração(remetida ao título). Texto fechado evita o questionamento e objetiva o leitor a conclusões definitivas.

17 Estruturação do texto publicitário impresso:
TEXTO VERBAL ou código lingüístico (REDATOR): título, slogan, marca, etc... Tem base nas figuras de linguagem: referencial, conotativa, emotiva, fática, poética, metalinguagem. TEXTO NÃO-VERBAL ou código visual (DIRETOR DE ARTE): fotografia, cor, layout, etc... ou Figurtivo(ilustração/foto), Tipográfico, Cromático(cores - PB), Morfológico(layout). O texto deve ser composto por frases curtas, ordem direta (sujeito, ação e complemento) sem o uso de palavras que dificultem a leitura.

18 Redação Publicitária:
ALWAYS – A proteção que mexe com você. APPLE – Pense diferente. BANCO DO BRASIL – O tempo todo com você. BOMBRIL – Tem 1001 Utilidades. BRASTEMP – Não é nenhuma Brastemp. COCA-COLA – Viva o lado Coca-Cola da vida. (2006) EMBRATEL – Faz um 21. AXE - A primeiro impressão é a que fica. BAYER - Se é Bayer é bom. NESCAU - Energia que dá gosto. SBP - Terrível contra os insetos. Slogan: dá o fecho ao texto - conclusão ou ainda convite a ação; Sintetiza a mensagem; Deve ser memorizável pelo produto; O slogan é uma frase curta em sintonia com o universo lingüístico do produto, marca ou serviço.

19

20

21


Carregar ppt "por Letícia Boll Vargas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google