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OSTRANSPORTES, AS COMUNICAÇÕES E A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO A MULTIPLICIDADE DOS ESPAÇOS DE VIVÊNCIA.

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1 OSTRANSPORTES, AS COMUNICAÇÕES E A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO A MULTIPLICIDADE DOS ESPAÇOS DE VIVÊNCIA

2 O aumento da mobilidade; A melhoria das redes de transporte; A utilização crescente do transporte individual; A modernização e expansão dos transportes públicos; A melhoria da acessibilidade, TÊM PERMITIDO A CRIAÇÃO DE NOVOS ESPAÇOS DE VIVÊNCIA E O AUMENTO DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO.

3 A MULTIPLICIDADE DOS ESPAÇOS DE VIVÊNCIA A modernização e a rápida evolução registada nos sectores dos transportes e das comunicações: Conduziram a profundas alterações económicas, sociais e culturais; Modificaram profundamente o modo como o espaço geográfico é apreendido e vivenciado.

4 A MULTIPLICIDADE DOS ESPAÇOS DE VIVÊNCIA A ARTICULAÇÃO E COMPLEMENTARIDADE ENTRE TRANSPORTES E TELECOMUNICAÇÕES PERMITEM HOJE: A PARTILHA DA ALDEIA GLOBAL E A GLOBALIZAÇÃO.

5 A MULTIPLICIDADE DOS ESPAÇOS DE VIVÊNCIA O ESPAÇO GEOGRÁFICO CONTRAI-SE, À MEDIDA QUE O TEMPO E O CUSTO NECESSÁRIO PARA O TRANSPOR DIMINUI. É UM ESPAÇO CADA VEZ MAIS RELATIVO QUE SE APREENDE E ORGANIZA EM FUNÇÃO DE NOVAS VARIÁVEIS, QUE CONDUZEM AOS CONCEITOS DE DISTÂNCIA – TEMPO E DISTÂNCIA – CUSTO.

6 A MULTIPLICIDADE DOS ESPAÇOS DE VIVÊNCIA DISTÂNCIA- TEMPO- distância entre lugares avaliada em unidades de medição de tempo ( minutos ou horas). ISÓCRONA – linha que une lugares que se encontram à mesma distância-tempo, relativamente a um ponto de referência.

7 A MULTIPLICIDADE DOS ESPAÇOS DE VIVÊNCIA DISTÂNCIA – CUSTO – distância entre lugares avaliada no custo dos percursos. ISÓTIMA – linha que une lugares que se encontram à mesma distância – custo, relativamente a um ponto de referência.

8 A MULTIPLICIDADE DOS ESPAÇOS DE VIVÊNCIA O AUMENTO DA MOBILIDADE E A DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO TÊM CONDUZIDO A: 1 – APARECIMENTO DE NOVOS ESTILOS DE VIDA; 2 – APARECIMENTO DE NOVAS FORMAS DE TRABALHO E COMÉRCIO; 3 – NOVOS MODELOS DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO.

9 A MULTIPLICIDADE DOS ESPAÇOS DE VIVÊNCIA O AUMENTO DA MOBILIDADE E A DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO TÊM LEVADO A: 1 – REDUÇÃO DAS ASSIMETRIAS; 2 – QUEBRA DO ISOLAMENTO DAS REGIÕES MAIS PERIFÉRICAS; 3 – MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO.

10 A MULTIPLICIDADE DOS ESPAÇOS DE VIVÊNCIA EM PORTUGAL OS SECTORES DOS TRANSPORTES E DAS COMUNICAÇÕES SÃO CADA VEZ MAIS IMPORTANTES NA SOCIEDADE.

11 A MULTIPLICIDADE DOS ESPAÇOS DE VIVÊNCIA TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES: a) CONTRIBUEM para o aumento do PIB; b) TÊM efeitos multiplicadores noutros sectores da economia; c) APOIAM a fixação de empresas estrangeiras no nosso país; d) MODERNIZAM as empresas nacionais.

12 A MULTIPLICIDADE DOS ESPAÇOS DE VIVÊNCIA TODOS ESTES ASPECTOS SÃO INDISSOCIÁVEIS E DEVEM ESTAR BEM ARTICULADOS; PARA: 1- PROMOVER NOVOS FACTORES DE CRESCIMENTO ECONÓMICO; “ALDEIA GLOBAL”.2 – LIGAR PORTUGAL À EUROPA E AO RESTO DO MUNDO, PERMITINDO A INTEGRAÇÃO PLENA NA “ALDEIA GLOBAL”.

13 A MULTIPLICIDADE DOS ESPAÇOS DE VIVÊNCIA PODEMOS CONCLUIR QUE… É FUNDAMENTAL GARANTIR E PROPORCIONAR A TODOS OS CIDADÃOS PORTUGUESES CONDIÇÕES DE IGUALDADE NO ACESSO AOS TRANSPORTES E ÀS TIC.

14 A MULTIPLICIDADE DOS ESPAÇOS DE VIVÊNCIA PODEMOS CONCLUIR QUE… É IMPORTANTE INVESTIR NAS DIFERENTES REDES, NA SUA MODERNIZAÇÃO E TAMBÉM NA FORMAÇÃO, TENDO EM VISTA O DOMÍNIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS.

15 PROBLEMAS NA UTILIZAÇÃO DOS TRANSPORTES

16 OS PROBLEMAS DE SEGURANÇA, DE SAÚDE E AMBIENTAIS SECTOR DOS TRANSPORTES E DAS COMUNICAÇÕES TÊM E TRAZEM MUITOS PROBLEMAS. OS PONTOS FRACOS

17 OS PROBLEMAS DE SEGURANÇA, DE SAÚDE E AMBIENTAIS PROBLEMAS DE SEGURANÇA; PROBLEMAS NA SAÚDE; PROBLEMAS NO AMBIENTE.

18 SEGURANÇA E SAÚDE ACIDENTES RODOVIÁRIOS – principal problema de saúde para a população, pois tem vitimado milhares de pessoas. Em 2006, a região NORTE do país bateu o record de SINISTRALIDADE RODOVIÁRIA (30% de acidentes de viação). Colisão, atropelamento, despiste, velocidade excessiva, desrespeito pela sinalética, manobras perigosas, são os responsáveis por este flagelo.

19 SEGURANÇA E SAÚDE Estradas mal projectadas, desgaste, mau estado de conservação e falta de sinalização, condições meteorológicas adversas, elevada taxa de álcool no sangue, uso do telemóvel e não utilização do cinto de segurança, são outras das causas desta sinistralidade.

20 PROBLEMAS AMBIENTAIS SAÚDE PÚBLICA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO SOBRETUDO A URBANA. SÃO CADA VEZ MAIS AFECTADAS PELA POLUIÇÃO SONORA DOS TRANSPORTES.

21 PROBLEMAS AMBIENTAIS A CONSCIÊNCIA CÍVICA E ECOLÓGICA DO CIDADÃO TEM DE ESTAR PRESENTE. É NECESSÁRIO PROMOVER UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

22 PROBLEMAS AMBIENTAIS Os poluentes atmosféricos, como óxidos de enxofre, óxidos de azoto, metano, monóxido de carbono, entre outros, são responsáveis pelos efeitos nocivos para a saúde humana, vegetação e para os edifícios, mas também pela destruição da camada de ozono. A queima de combustíveis fósseis, provoca o efeito de estufa, que leva a alterações climáticas e na saúde pública.

23 PROBLEMAS AMBIENTAIS Em 1990 o modo de transporte rodoviário emitia para a atmosfera os valores mais elevados de GEE ( gases com efeito de estufa), em termos de Potencial de Aquecimento Global (PAG – 80%).

24 PROBLEMAS AMBIENTAIS Em 2010 o valor do PAG era de 84% e o transporte individual terá uma quota-parte maior que o público, o que já de resto vem a acontecer. Os transportes mais amigos do ambiente são o FERROVIÁRIO e o MARÍTIMO.

25 REFLEXOS DAS TIC NA QUALIDADE DE VIDA PONTOS FORTES… AS TIC permitem-nos: Estar sempre contactáveis; Ter maior facilidade de acesso a bens, serviços e informações úteis, como o estado do tempo,o trânsito,as farmácias de serviço,…

26 REFLEXOS DAS TIC NA QUALIDADE DE VIDA PONTOS FORTES… AS TIC permitem: Sair do isolamento; Ajudar pessoas com dificuldades de mobilidade, para que possam ter maiores oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

27 REFLEXOS DAS TIC NA QUALIDADE DE VIDA PONTOS FORTES… AS TIC permitem: Uma nova distribuição da população e das actividades económicas, uma vez que têm impactes ao nível da redução das migrações pendulares, da mudança de residência para áreas rurais;

28 REFLEXOS DAS TIC NA QUALIDADE DE VIDA PONTOS FORTES… AS TIC permitem: Uma alteração na forma como vivemos o espaço, o pensamos e o representamos. Fazermos delas um instrumento precioso, no conhecimento e ordenamento do território.

29 REFLEXOS DAS TIC NA QUALIDADE DE VIDA PONTOS FRACOS/EFEITOS PERVERSOS… Insegurança (vírus); Fraudes ( transacções financeiras por via electrónica); Falta de ética ( invasão de privacidade); Perigo para a saúde (radiações, dependência, obesidade…).

30 OS PROBLEMAS DE SEGURANÇA, DE SAÚDE E AMBIENTAIS AS SOLUÇÕES… O conceito de transportes sustentáveis é fundamental para que haja uma redução da contribuição dos transportes para as mudanças climáticas. Protocolo de Quioto – assumiram-se compromissos que implicam a redução das emissões de GEE em 5% entre 2008 e 2012, face às emissões de referência de 1990.

31 OS PROBLEMAS DE SEGURANÇA, DE SAÚDE E AMBIENTAIS AS SOLUÇÕES… Para PORTUGAL, esta redução seria de 8%. Construção de veículos com baixo consumo de combustível, para que as emissões de CO2 baixem cerca de 30%. Promoção de energias alternativas. Diminuição do uso do transporte particular.

32 OS PROBLEMAS DE SEGURANÇA, DE SAÚDE E AMBIENTAIS AS SOLUÇÕES… Promover o uso do transporte. colectivo, cómodo, rápido e eficaz. Consciencializar a população em relação à qualidade de ar, em especial nas áreas urbanas.

33 OS PROBLEMAS DE SEGURANÇA, DE SAÚDE E AMBIENTAIS AS SOLUÇÕES… Informar o condutor em tempo real, sobre os percursos menos congestionados. Sensibilizar toda a comunidade escolar, para todas as questões ambientais associadas ao uso dos transportes, ajudando a desenvolver uma consciência ecológica.


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