A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Regis Romero.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Regis Romero."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Regis Romero

2

3

4

5

6

7

8

9

10 Não possui cálice nem corola. Possui cálice ou corola.
Possui cálice e corola.

11 Diclinas Monoclina

12 Dicogamia: quando em uma flor monóclina ocorre a liberação do pólen concomitantemente à maturação do estigma, falamos em homogamia. Este processo é inverso ao da dicogamia, onde há separação no tempo das funções de liberação do pólen e receptividade do estigma da mesma flor. Esse último processo inclui a protandria e a protoginia. Hercogamia: ocorre quando o arranjo espacial das anteras e do estigma impede a autopolinização. O exemplo clássico é encontrado entre as Iridáceas, que apresentam estigmas petalóides recobrindo os estames. Quando o agente polinizador visita a flor, à procura do recurso, toca no lobo-fértil do estigma provocando sua abertura, e deixa aí depositado o pólen de outra flor que eventualmente estiver em alguma parte de seu corpo. Na saída, carregando agora o pólen da própria flor, empurra o lobo fértil que ficara aberto, de maneira a evitar a autopolinização. Autoincompatibilidade: ocorre quando a fecundação de um indivíduo com o seu próprio grão de pólen (ou grão de pólen de indivíduo genotipicamente semelhante) não resulta na formação de sementes. A auto–esterilidade é determinada pela presença de genes auto-estéreis. Em muitas espécies, o crescimento do tubo polínico é inibido (em alguns casos aparentemente pela inativação de substâncias de crescimento, em outros pela presença de um inibidor específico do tubo polínico) quando o tecido do estigma e o pólen contem o mesmo alelo. Exemplo: muitas variedades de centeio (Secale sp. - Poaceae).

13

14

15

16

17

18

19

20

21 flor em que as sépalas são soldadas entre si

22

23

24

25 flor em que as pétalas são soldadas entre si
flor em que as pétalas são livres.

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36 Placentação parietal - quando os óvulos se encontram presos à parede do ovário ou das suas expansões. Placentação axial - quando da união da base de vários carpelos se forma um gineceu bi ou multilocular, com os óvulos dispostos na porção central. Placentação central livre - em que a placenta forma uma coluna de tecido central, sendo exclusiva dos ovários uniloculares.

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46 Anemofilia: através do vento;
Entomofilia: Termo geral para todos os meios de polinização através de insetos, mas é um termo mais usado para polinização efetuada por abelhas e moscas; Cantarofilia: com auxílio de besouros; Psicofilia: efetuada por borboletas; Falenofilia: através de mariposas Ornitofilia: polinização feita por aves; Hidrofilia: através da água; Artificial: através do homem; Quiropterofilia:polinização feita por morcegos;

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65


Carregar ppt "Prof. Regis Romero."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google