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Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de assistência à saúde novembro e dezembro 2003 Série histórica de dados de 2001 e.

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1 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de assistência à saúde novembro e dezembro 2003 Série histórica de dados de 2001 e 2002 Gerência Geral de Comunicação Social janeiro 2004

2 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 2 Fontes da pesquisa Pesquisa 2001 Realizada pelo Instituto Uniemp, em dezembro de Pesquisa 2002 Realizada pelo Instituto Uniemp, em dezembro de Pesquisa 2003 Realizada pela Datamétrica, em dezembro de As duas empresas foram selecionadas por meio de processos de licitação.

3 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 3 Perfil da amostra A amostra foi composta por usuários de planos de saúde: titulares ou dependentes; idade igual ou superior a 18 anos; residentes em 29 cidades de todas as regiões do país. A amostra foi estratificada por sexo, idade, instrução, renda domiciliar mensal, região geográfica, tipo de plano (coletivo ou individual) e época da assinatura do contrato (antes ou depois da vigência da Lei 9.656/98). Foram entrevistados mais consumidores de planos individuais (54%) do que de planos coletivos (46%) com a predominância de titulares (69%). Perfil da amostra da pesquisa de 2003

4 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 4 Perfil da amostra Perfil da amostra da pesquisa de 2003 Continua »

5 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 5 Perfil da amostra Perfil da amostra da pesquisa de 2003 « Continuação

6 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 6 Perfil da amostra Perfil em relação ao valor da mensalidade A amostra selecionada indicou que os contratos assinados antes de 1999 (contratos antigos) apresentaram valor per capita médio superior aos contratos assinados a partir de 1999 (contratos novos). Continua »

7 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 7 Perfil da amostra Perfil em relação ao valor da mensalidade « Continuação

8 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 8 Perfil da amostra Pontos positivos dos planos ou seguros de saúde Os entrevistados foram solicitados a indicar quais dos pontos abaixo são considerados positivos: Continua »

9 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 9 Perfil da amostra Pontos positivos dos planos ou seguros de saúde Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA – 22/11 a 12/12/2003 ortodôntica

10 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 10 Perfil da amostra Pontos positivos dos planos ou seguros de saúde a opção todos (os pontos apresentados) foi apontada espontaneamente por 17% dos entrevistados. Divididos em: - contratos assinados antes de %; - contratos assinados a partir de %. nível de satisfação dos usuários com os planos de saúde: - planos assinados antes de %; - planos assinados a partir de %.

11 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 11 Perfil da amostra Pontos negativos dos planos ou seguros de saúde Os entrevistados foram solicitados a indicar quais dos pontos abaixo são considerados negativos:

12 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 12 Perfil da amostra Pontos negativos dos planos ou seguros de saúde Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA – 22/11 a 12/12/2003 ortodôntica

13 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 13 Avaliação dos planos Pontos negativos dos planos ou seguros de saúde pontos negativos: - 42% dos usuários acham que o plano não possui pontos negativos; - 1% afirmou que tem pontos negativos. consideraram preço/forma do pagamento do plano como o principal ponto negativo, pelo segundo ano: - contrato assinado antes de %; - contrato assinado a partir de %; - planos individuais - 18%; - planos coletivos - 9%.

14 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 14 Avaliação dos planos Satisfação dos usuários com os planos de saúde (*) Ano / Base

15 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 15 Avaliação dos planos Satisfação dos usuários Aos usuários foi solicitado apontar o grau de satisfação em relação a quatro pontos específicos (notas de 0 a 10):

16 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 16 Avaliação dos planos Satisfação dos usuários com os planos de saúde

17 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 17 Avaliação dos planos Intenção de trocar de plano de saúde

18 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 18 Avaliação dos planos Ocorrência de conflitos com o plano de saúde Divisão do percentual de conflito por direito desrespeitado: usuários com contratos assinados antes de %, ou 1,7 milhão de casos em termos absolutos; usuários com contratos assinados a partir de 1999 – 6%, ou 900 mil casos em termos absolutos.

19 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 19 Conhecimento sobre a ANS Canais de informação Canais para obter informações, saber sobre direitos ou fazer reclamações sobre os planos de saúde:

20 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 20 Conhecimento sobre a ANS Canais de informação Aos usuários foi perguntado se já conheciam ou se já tinham ouvido falar da ANS: estimulado pelo nome ANS; o percentual de desconhecimento é maior entre os usuários localizados na Região Nordeste (91,26%);

21 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 21 Conhecimento sobre a ANS Canais de informação Estimulado pela descrição sumária da ANS (apresentação de cartão com a função institucional da ANS para os usuários que não conheciam a ANS ou nunca tinham ouvido falar sobre ela – 86% dos usuários).

22 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 22 Conhecimento sobre as funções da ANS Apenas para aqueles que se lembraram da ANS de forma espontânea e estimulada pela descrição sumária (14,72% do total da amostra): Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA – 13 a 24/11/2003 planos/seguros de saúde

23 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 23 Conhecimento sobre a ANS Contato com a ANS Apenas para aqueles que conhecem a ANS – 14,72% da amostra. Dos que demonstraram conhecer a ANS, apenas 6% tentaram e conseguiram entrar em contato com a Agência. Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA – 13 a 24/11/2003

24 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 24 Conhecimento sobre a ANS Visão geral 84,47% dos usuários desconhecem a ANS; 42% dos usuários que conheciam a ANS (14,72%) não sabem apontar as funções da Agência. Somando-se os usuários que desconhecem a ANS aos que afirmaram conhecer a Agência, mas não sabem apontar as suas funções – o percentual alcança 90,48% de desconhecimento do total de usuários consultados (84,3% + 6,18%).

25 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 25 Conhecimento sobre a ANS Contato com a ANS Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA –22/11 a 12/12/2003

26 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 26 Conhecimento sobre a ANS Contato com a ANS

27 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 27 Conhecimento sobre a ANS Motivo de uso do site 5% dos usuários que conhecem a ANS já usaram o site: Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA – 22/11 a 12/12/2003

28 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 28 Conhecimento sobre a ANS Motivo de uso do site

29 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 29 Funções e responsabilidades da ANS Reconhecimento e avaliação Universo: 100% dos entrevistados: embora uma grande parcela dos entrevistados tenha demonstrado desconhecer a ANS, a identificação e associação das suas funções foi imediata. Mesmo desconhecendo a existência da Agência, os usuários são capazes de identificar e associar as responsabilidades listadas à ANS; a identificação, em geral, foi mais elevada naquelas funções mais diretamente relacionadas ao usuário; a identificação foi mais elevada entre os mais instruídos e aqueles com renda mais alta. Estes indivíduos acabaram, também, atribuindo as menores avaliações para o desempenho da ANS nas funções listadas.

30 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 30 Funções e responsabilidades da ANS Reconhecimento e avaliação

31 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 31 Funções e responsabilidades da ANS Importância das funções Com o objetivo de identificar a ordem de importância para as diferentes atribuições da ANS, foi solicitado aos entrevistados que apontassem dentre as 11 funções listadas, as que eles consideravam as mais importantes: Continua »

32 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 32 Funções e responsabilidades da ANS Importância das funções « Continuação

33 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 33 Funções e responsabilidades da ANS Ações que a ANS deveria fazer Aos entrevistados foi solicitado emitir opinião sobre as ações que a ANS deveria estar implementando, mas que, na opinião dos usuários, não está fazendo: Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA – 13 a 24/11/2003

34 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 34 Direitos dos usuários Conhecimento espontâneo dos direitos Aos entrevistados foi perguntado sobre seus direitos de forma espontânea:

35 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 35 Direitos dos usuários Conhecimento espontâneo dos direitos Aos entrevistados foi perguntado sobre seus direitos de forma espontânea:

36 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 36 Direitos dos usuários Demanda por direitos A pesquisa também procurou identificar as principais demandas em relação a direitos que os usuários consideravam como importantes e que atualmente lhes estariam sendo negados ou que atualmente não lhes estariam sendo oferecidos: Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA – 13 a 24/11/2003

37 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 37 Direitos dos usuários Canais de informação sobre os direitos Entre todos os entrevistados: Continua »

38 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 38 Direitos dos usuários Canais de informação sobre os direitos « Continuação

39 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 39 Direitos dos usuários Canais de informação sobre os direitos Quando se consideram os resultados por grau de instrução, renda domiciliar, região geográfica e tipo de plano, pode-se concluir que: os jornais aumentam a sua importância como um canal de informação para os usuários mais instruídos e de maior renda domiciliar mensal; os usuários com planos de saúde coletivos atribuíram importância relativa maior a outras pessoas que trabalham na empresa como canal de informação em relação aos usuários com planos particulares (16% contra 1%, respectivamente); quanto menor a renda e o grau de instrução, maiores são os percentuais de usuários que não saberiam com quem entrar em contato para obter informações sobre os seus direitos.

40 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 40 Direitos dos usuários Conhecimento estimulado – direitos da campanha Entre todos os entrevistados:

41 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 41 Direitos dos usuários Conhecimento estimulado – histórico das pesquisas Continua »

42 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 42 Direitos dos usuários Conhecimento estimulado – histórico das pesquisas « Continuação

43 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 43 Direitos dos usuários Conhecimento estimulado Continua »

44 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 44 Direitos dos usuários Conhecimento estimulado « Continuação

45 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 45 Direitos dos usuários Conhecimento estimulado – 2003, 2002 e 2001 Continua »

46 Apresentação da pesquisa de opinião com usuários de planos privados de saúde 46 Direitos dos usuários Conhecimento estimulado – 2003, 2002 e 2001 « Continuação

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