A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão da Tecnologia da Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão da Tecnologia da Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Tecnologia da Informação
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI Gestão da Tecnologia da Informação 06/07/11

2 Gestão da Tecnologia da Informação
Dados Gerais e Perfil do Curso O Curso funciona na modalidade Ensino a Distância Na compreensão da importância e do impacto de seu trabalho na sociedade No conhecimento da tecnologia com ênfase na habilidade de gestão para dirigir ou atuar em equipes de trabalho Na elaboração de pesquisas e no desenvolvimento de projetos relacionados a gestão da tecnologia O Profissional de Gestão da Tecnologia da Informação estará preparado para a administração dos recursos de infraestrutura física e lógica dos ambientes informatizados.     

3 Gestão da Tecnologia da Informação
Objetivo do Curso Formar profissionais, em nível tecnológico, capazes de atuar no competitivo mercado de informática, para o desenvolvimento de atividades técnicas, científicas e de gestão. Contribuindo para o incremento da produtividade, eficiência e eficácia, bem como a melhoria da qualidade nas organizações.      

4 Gestão da Tecnologia da Informação
Perfil do Profissional •    Gerenciar os recursos humanos envolvidos nas atividades de Tecnologia da Informação; •    Implantar e documentar rotinas e processos de negócios; •    Realizar o controle de níveis de serviços relacionados à Tecnologia da Informação; •    Gerenciar os sistemas de informação implantados e em utilização no contexto da organização;     

5 Gestão da Tecnologia da Informação
•    Gerenciar setores/departamentos de Tecnologia da Informação e Informática; •    Identificar e analisar soluções relacionadas à área de Sistemas Computacionais, Redes de Computadores, Sistemas Operacionais e Banco de Dados, avaliando a melhor opção a ser aplicada no contexto da organização; •    Analisar as tendências atuais no que se refere às novas tecnologias e decidir pelas mais adequadas à realidade da organização; •    Fazer uso das melhores práticas de gestão de serviços relacionados à Tecnologia da Informação;     

6 CADERNO DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
OBJETIVO DO CADERNO O objetivo, desse Caderno é a familiarização do acadêmico com a linguagem, com os procedimentos e com os instrumentos tecnológicos utilizados ao longo do curso proporcionando, desta forma, uma visão geral inicial sobre toda a trajetória a ser percorrida na realização de um curso a distância da UNIASSELVI.

7 CONTEÚDO DO CADERNO O conteúdo do caderno de Formação Inicial em Educação a Distância, contempla, um apanhado geral da Educação a Distância; Aspectos históricos dessa modalidade de ensino; O processo de auto-aprendizagem, destacando fatores que podem interferir na compreensão textual de modo a tornar a aprendizagem mais significativa. Contempla, ainda, a apresentação do programa da EAD da UNIASSELVI e seus instrumentos e procedimentos tecnológicos.

8 METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
O conteúdo do Caderno será trabalhado da seguinte maneira: PRIMEIRO ENCONTRO PRESENCIAL: será trabalho o conteúdo da Unidade 1 SEGUNDO ENCONTRO PRESENCIAL: Esclarecimentos de eventuais dúvidas da Unidade 1 Será trabalhado o conteúdo da Unidade 2 – Após o intervalo - Redação sobre o conteúdo da Unidade 1

9 METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
TERCEIRO ENCONTRO PRESENCIAL: Esclarecimentos de eventuais dúvidas da Unidade 2 Será trabalhado o conteúdo da Unidade 3 – Após o intervalo - Avaliação sobre a Unidade 2 QUARTO ENCONTRO PRESENCIAL: Será feita a revisão de todo o conteúdo trabalhado Após o intervalo - Prova final da disciplina.

10 AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS
Quanto à AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS desenvolvidos da maneira descrita anteriormente, teremos: Avaliação 1: Elaboração de uma redação individual sobre o tema relacionado com o conteúdo da Unidade 1 – HISTÓRIA E MÉTODOS DA EAD. Será feita no segundo encontro presencial.

11 AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS
Avaliação 2: Avaliação individual sem consulta, com 10 (dez) questões objetivas sobre o conteúdo da Unidade 2 – INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS TECNOLÓGICOS DA EAD UNIASSELVI. Será feita no terceiro encontro presencial.

12 AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS
Avaliação Final: Avaliação individual sem consulta, com 3 (três) questões dissertativas e 15 (quinze) questões objetivas – SOBRE TODO O CONTEÚDO TRABALHADO DA MANEIRA DESCRITA ANTERIORMENTE. Será feita no quarto encontro presencial.

13 METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
Aspectos Históricos do EAD A História do EAD se desenvolve por meio de três gerações, que foram caracterizadas cronologicamente como correspondência, novas mídia e geração On-line Primeira Geração do EAD: Inicio século XIX – Melhorias das técnicas de impressão Ensino por correspondência Materiais autoinstrutivos Aluno faz sua própria caminhada

14 METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
Segunda Geração do EAD: Auxílio de novas tecnologias (TV, Rádio, Telefone) Novas Mídias - Permite um melhor processo de aprendizagem Comunicação Sincrônicas – Duas ou mais pessoas se comunicando em espaços diferentes em tempo real.

15 METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
Terceira Geração do EAD: On-line Novos recursos tecnológicos – Computadores ligados em rede e o crescimento da internet. Integração de mídias – Possibilitando a EAD na própria residência do aluno, o atual aluno virtual. Com o passar do tempo houve evoluções sendo que hoje trabalhando de forma conjunta pode trazer todas informações e conhecimento de forma mais rápida e eficaz.

16 METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
Autoaprendizagem – É uma modalidade de estudo do EAD, a partir de duas distinções: Autoaprendizagem autônoma – O estudante controla plenamente o seu processo de conhecimento, sem ajuda de outras pessoas. ( autodidata ) Autoaprendizagem dirigida – Organizada e sistematizada pela instituição de ensino.

17 METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
Estudante com uma postura independente e autônoma – Planejamento e Organização Formação de pequenos grupos de estudos Acessar regularmente o Ambiente Virtual de Aprendizagem – Resumo dos cadernos, Material de apoio, Fórum, Biblioteca Virtual e ferramenta de contato

18 METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
O texto como elemento de autoaprendizagem O texto é uma ferramenta de mediação os conteúdos do caderno, professor e o aluno. O leitor no EAD possui autonomia para planejar e organizar seus estudos Na medida que o grau de atividade aumenta – exige responsabilidade na leitura do material

19 METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
O leitor participa ativamente na construção no entendimento do texto e define o objetivo e ser atingido. Os elementos linguísticos funcionam como pistas que ativam os conhecimentos armazenados em nossa memória. Inferências são processos que nos fazem interpretar um texto – O autor julga que o leitor será capaz de usar o seu conhecimento de mundo para interpretar ou autor não quer mesmo explicar sua intenção

20 METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
Fatores de contextualização – Ajudam a entender por que determinados textos dizem o que dizem. Propriamente ditos – Ex: local e data que a abra foi publicada, assinatura de quem escreve o texto. Perspectivos - Gera expectativa para o leitor. Ex: Título e início do texto ( no que será dito a seguir ) O caminho para o conhecimento é a leitura constante

21 ENCONTROS PRESENCIAIS
São situações de estudo sob orientação do Professor-Tutor Externo de sua turma. Nestes encontros, serão aplicados os diversos instrumentos de avaliação previstos para o curso. Os encontros presenciais oportunizam a possibilidade de interação física e acadêmica com a instituição e a sua integração. Mediados pelo Professor-Tutor Externo. Acontecem em salas estruturadas com as tecnologias necessárias ao andamento das atividades propostas para serem realizadas nesses encontros.

22 AUTOESTUDO Acontece entre um encontro presencial e outro.
Neste período, você, fará a leitura do material impresso e realizará os exercícios e as atividades indicadas no caderno que foram escritos pelo Professor-Autor da disciplina. Este momento também é chamado de estudo independente e caracteriza o Ensino a Distância como um conceito de autoinformação e de desenvolvimento da habilidade de leitura e interpretação textual autônoma.

23 ESTUDOS MIDIATIZADOS Constituem o momento de interação feito com a utilização de meios de comunicação – a Internet (para participar de fóruns, envio de s e acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem), o telefone ( ), o fax e o correio. Esses são os instrumentos para interagir com o Professor-Tutor Interno, Professor-Autor e com a equipe do Núcleo de Ensino a Distância.

24 ESTUDOS MIDIATIZADOS Os estudos midiatizados ocorrem através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que se caracteriza como um sistema de ensino e de aprendizagem dinamizado através de um conjunto de ferramentas tecnológicas.

25 PROFESSORES-TUTORES EXTERNOS
Em cada turma haverá um Professor-Tutor Externo, a quem cabe como principal tarefa gerenciar as atividades dos encontros presenciais agendados. Zelar para que o sistema de comunicação do acadêmico com o Professor-Autor, com os Professores-Tutores Internos e equipe técnico-administrativa se desenvolva com clareza e rapidez.

26 FUNÇÕES DO PROFESSOR-TUTOR EXTERNO
Coordenar a realização das atividades previstas para os encontros presenciais. Incentivar os acadêmicos a participarem dos encontros presenciais e dos fóruns programados pelo Professor-Autor da disciplina. Orientar os acadêmicos na realização das atividades de autoestudo e de avaliação, com atenção para o cumprimento do cronograma.  

27 Para estudar na EAD UNIASSELVI temos dois tipos de materiais disponíveis:
– MATERIAL DIDÁTICO – MATERIAL ON-LINE

28 MATERIAL DIDÁTICO Materiais disponíveis para acompanhar os conteúdos de cada disciplina : Caderno de Estudos, Agenda de Atividades, Manuais do Acadêmico e do Professor-Tutor Externo e DVD da disciplina.

29 MATERIAL DIDÁTICO CADERNO DE ESTUDOS • É o material-base do curso.
• Contém o Plano de Ensino da disciplina (ementa, os objetivos, referências). AGENDA DE ATIVIDADES • Descreve as atividades das disciplinas, com as respectivas datas e períodos de realização. • Contém o cronograma das disciplinas do respectivo módulo.

30 MATERIAL DIDÁTICO MANUAL DO ACADÊMICO: O Manual do Acadêmico informa a estrutura e a dinâmica geral do Programa da EAD da UNIASSELVI. O Manual do PROFESSOR-TUTOR EXTERNO: Ele apresenta a estrutura e a dinâmica dos encontros presenciais e o gabarito de correção das autoatividades do caderno.

31 MATERIAL DIDÁTICO MATERIAL AUDIOVISUAL – DVD VÍDEO DA APRESENTAÇÃO
VÍDEOS DAS UNIDADES 1, 2 E 3 ATENÇÃO: Material disponibilizado no Ambiente de Aprendizagem.

32 MATERIAL ON-LINE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
É a forma de acesso e de exploração da página WEB da UNIASSELVI. Nesse ambiente virtual, você terá acesso aos estudos complementares das disciplinas, as suas notas, contato com a equipe do curso, aos fóruns e bate-papos promovidos pelas disciplinas, entre outros. Professores-Autores, como também os Professores-Tutores Internos, alimentarão a área de aprendizagem.

33 MATERIAL ON-LINE Material Interativo : Apresenta uma síntese dos conteúdos essenciais de cada unidade do Caderno de Estudos da disciplina. Fórum Ferramenta que oportuniza momentos de discussão. Biblioteca Virtual: Possui indicação de sites, softwares, livros e documentários de caráter acadêmicocientífico disponíveis na internet.

34 MATERIAL ON-LINE Material de Apoio :
Contém leituras complementares, isto é, textos ou fragmentos significativos de textos que possibilitam aprofundamento teórico sobre determinados temas abordados nas unidades do caderno de estudo. Indicações de sites, de filmes e de softwares.

35 MATERIAL ON-LINE Atendimento On-Line :
O atendimento on-line é uma ferramenta que permite a conversa em tempo real do acadêmico diretamente com o Professor-Tutor Interno, no período de funcionamento da instituição, isto é, das 8h às 22h, para esclarecer as dúvidas pedagógicas dos acadêmicos e gerar maior interatividade com o curso.

36 MATERIAL ON-LINE Bate-Papo: Permite uma conversa em tempo real entre os acadêmicos do curso e os professores tutores internos. Produção Acadêmica: Ferramenta disponível para a construção, acompanhamento e publicação de artigos e produções acadêmicas. DVD on-line: Ele está disponível para que você o acesse em qualquer momento, complementando, assim, seus estudos.

37 CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
   FIM!!!! FELICIDADES, ACADÊMICOS


Carregar ppt "Gestão da Tecnologia da Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google