A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Normalidade e Significância: Valor de p e IC Edvaldo Souza Doutorando do IMIP 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Normalidade e Significância: Valor de p e IC Edvaldo Souza Doutorando do IMIP 2009."— Transcrição da apresentação:

1 Normalidade e Significância: Valor de p e IC Edvaldo Souza Doutorando do IMIP 2009

2 NORMALIDADE

3 O que são variáveis? MedidasControladasManipuladas

4 Pesquisa correlacional vs experimental Correlacional Medir Relações Ex. Colesterol e PA Experimental Manipulação Efeitos Ex. Colesterol e PA

5 Distribuição Normal

6

7

8 Normalidade

9 Distribuição: Tendência central e dispersão

10 Medidas de tendência central Soma dos valores dividido pelo # Média Percentil 50 da distribuição Mediana Valor mais comumente observado Moda

11

12 Medidas de dispersão Máximo - Mínimo Variação Percentis 25 e 75 Variação entre quartis Soma dos desvios ao quadrado observado Variância

13

14

15 Significância estatística – valor de p É a probabilidade que uma relação observada (e.g. entre variáveis) ou a diferença (e.g. entre médias) de uma amostra ocorreu por pura chance (sorte), e que na população da qual a amostra foi tirada, nenhuma relação ou diferença existe.

16 Significância estatística – valor de p É resultado que nos informa algo sobre o grau no qual o resultado é verdadeiro (no sentido de ser representativo da população)

17 Significância estatítica – valor de p O valor de p de 0,05 (i.e. 1/20) indica que existe uma probabilidade de 5% que a relação entre as varáveis encontradas na nossa amostra seja falsa.

18

19

20

21 Sem sobreposição

22 Com sobreposição (médias não diferentes da < 0.05%)

23 Determinando Intervalos de confiança Distribuiçaõ da sample averages

24 Intervalo de Confiança Intervalo estimado de um parâmetro estatístico. Um intervalo de estimativas prováveis. Quão prováveis são estas estimativas é determinado pelo coeficiente de confiança. Quanto maior a probabilidade do intervalo conter o parâmetro, maior será o intervalo.

25 Intervalo de Confiança Intervalos de confiança são usados para indicar a confiabilidade de uma estimativa. IC pequeno é mais confiável do que uma que resulte num IC maior.

26

27

28 Joint Effects of Chlamydia Pneumoniae and Classic Coronary Risk: Results (AMI)

29

30

31

32 Clinical Features And Correlates Of Bacteremia Among Urban Minority New Yorkers Hospitalized With Community Acquired Pneumonia

33


Carregar ppt "Normalidade e Significância: Valor de p e IC Edvaldo Souza Doutorando do IMIP 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google