A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IGREJA EM JUIZ DE FORA E MATIAS BARBOSA Novembro / 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IGREJA EM JUIZ DE FORA E MATIAS BARBOSA Novembro / 2011."— Transcrição da apresentação:

1 IGREJA EM JUIZ DE FORA E MATIAS BARBOSA Novembro / 2011

2 O HOMEM CRIAÇÃO DE DEUS: Gênesis 1:26-28 “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: (PROCURAÇÃO DE PLENOS PODERES) Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.”

3 O HOMEM CRIAÇÃO DE DEUS: O ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, coroa da criação, foi feito para refletir a glória do Criador. Deus, na eternidade passada, planejou a criação do homem para formar uma grande família de muitos filhos semelhantes a Ele, na qual se expressaria todo seu amor, glória, poder e majestade. Uma família para amá-Lo e ser amada por Ele. Uma família santa na qual pudesse expressar todo seu amor.

4 O HOMEM TRICOTOMIA: CONJUNTO DE CORPO, ALMA E ESPÍRITO. Espírito: intuição, consciência e comunhão com Deus. Alma: mente, emoção e vontade. Corpo: carne, ossos e sangue. 1 Tessalonicenses 5:23 “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” Isaías 26:9 “Com minha alma suspiro de noite por ti e, com o meu espírito dentro de mim, eu te procuro diligentemente; porque, quando os teus juízos reinam na terra, os moradores do mundo aprendem justiça.” Jó 7:11 “Por isso, não reprimirei a boca, falarei na angústia do meu espírito, queixar-me-ei na amargura da minha alma.”

5 O HOMEM TRICOTOMIA: CONJUNTO DE CORPO, ALMA E ESPÍRITO. Hebreus 4:12 “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” Os animais têm alma, mas somente o ser humano tem espírito: “Na sua mão está a alma de todo ser vivente e o espírito de todo o gênero humano.” (Jó 12:10)

6 O HOMEM FORMAÇÃO DO ESPÍRITO HUMANO: Zacarias 12:1 “Sentença pronunciada pelo SENHOR contra Israel. Fala o SENHOR, o que estendeu o céu, fundou a terra e formou o espírito do homem dentro dele.” ESTADO EM QUE FOI CRIADO: Eclesiastes 7:29 “Eis o que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias.”

7 O HOMEM A QUEDA E A ENTRADA DA MORTE: Gênesis 2:17 “mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 3:6 “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.”

8 O HOMEM MORTE (O FIM DA VIDA NATURAL ): Resultou da queda em pecado. É a separação entre o espírito, a alma e o corpo. Romanos 5.12 “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” Eclesiastes 12:7 “e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” 2 Coríntios 5:1 “Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus.” Filipenses 1:23 “Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.” Para os salvos, a morte é a passagem para a vida eterna com Cristo (2Co 5:1; Fp 1:23).

9 O HOMEM MORTE (NO SENTIDO ESPIRITUAL ): Morte é estar separado de Deus (Mt ; 25.41; Lc 16.26; Rm 9.3), e a segunda morte é estar separado de Deus para sempre (Ap 20.6,14). Mateus 13:49-50 “Assim será na consumação do século: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos, e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.” Mateus 25:41 “Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.” Lucas 16:26 “E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós.” Efésios 2:1 “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,”

10 O HOMEM SEGUNDA MORTE: Apocalipse 2:11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte. Apocalipse 20:6 “Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.” Apocalipse 20:14 “Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.” Apocalipse 21:8 Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.

11 O HOMEM A MORTE PASSOU A TODOS OS HOMENS: Romanos 5:12 “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” Adão e Eva (a matriz da raça humana, da qual seriam tiradas as cópias, isto é, os filhos) pecaram, com isso foi destruída a imagem e semelhança de Deus. Ficaram subjugados ao pecado, e perderam a procuração de plenos poderes que Deus havia lhes dado, com a qual reinariam sobre a Terra.

12 O HOMEM TODOS SÃO PECADORES: Salmos 51:5 “Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.” Romanos 3:10-13 “como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.” Isaías 64:6 “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam.”

13 O HOMEM DESTINO DO HOMEM, DO CONJUNTO: Hebreus 9:27-28 “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação.”

14 O HOMEM JUÍZO DE DEUS – SALVAÇÃO OU CONDENAÇÃO ETERNA: João 3:16-18 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” Marcos 16:16 “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” Mateus 25:46 “E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.” Lucas 23:42-43 “E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.”

15 O HOMEM CÉU - LUGAR ONDE MORAM DEUS, OS SERES CELESTIAIS E OS SALVOS QUE MORREM. A VIDA ETERNA: Isaías 66:1 “Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis vós? E qual é o lugar do meu repouso?” Mateus 24:36 “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.” 2 Coríntios 5:1 “Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus.” Marcos 16:19 “De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus.” Lucas 6:23 “Regozijai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu; pois dessa forma procederam seus pais com os profetas.” Lucas 23:43 “Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” 2 Coríntios 12:3-4 “e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.” Inefável: Que não se pode exprimir por palavras.

16 O HOMEM INFERNO – CASTIGO OU MORTE ETERNA: Mateus 25:46 “E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.” Mateus 18:8-9 “Portanto, se a tua mão ou o teu pé te faz tropeçar, corta-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida manco ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois, seres lançado no inferno de fogo.” Apocalipse 20:11-15 “Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras.Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.”

17 O HOMEM SALVAÇÃO: Ato e processo pelo qual Deus livra a pessoa da culpa e do poder do pecado e a introduz numa vida nova, cheia de bênçãos espirituais, por meio de Cristo Jesus. (Lc ; Ef 1.3,13). No Novo Testamento, Deus, por meio do pagamento de um preço, isto é, a morte de Cristo na cruz, compra para uma vida de nova liberdade a pessoa que era escrava do pecado e da LEI (Mc 10.45; Rm 3.24; Gl 4.5; Ef 1.7). Essa redenção será completada no final dos tempos (Rm ).

18 O HOMEM COMO SOMOS SALVOS (EFÉSIOS 2:1-10 ): “1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. 4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —PELA GRAÇA SOIS SALVOS, 6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; 7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. 8 PORQUE PELA GRAÇA SOIS SALVOS, MEDIANTE A FÉ; E ISTO NÃO VEM DE VÓS; É DOM DE DEUS; 9 NÃO DE OBRAS, PARA QUE NINGUÉM SE GLORIE. 10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus PARA boas obras, as quais Deus DE ANTEMÃO preparou para que andássemos nelas.”

19 O HOMEM GARANTIA DA SALVAÇÃO JÁ NESTA VIDA: João 3:36 “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.” João 5:24 “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” João 6:47 “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna.” João 6:54 “Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.”

20 O HOMEM OS ESTÁGIOS ATÉ A SALVAÇÃO COMPLETA: 1) PASSADO: Morto espiritualmente: Efésios 2:1 “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,” O Novo Nascimento: é a vivificação do nosso espírito que estava morto em suas funções para Deus. Depois de vivificado, o Espírito Santo pode habitar nesse espírito regenerado (Rm:8:16 “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”). Salvação do espírito, regeneração, justificação (Rm:5:1; 2Tm:1:9; Tito 3:5). Romanos 5:1 “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;” 2 Timóteo 1:9 “que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,” Tito 3:5 “não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,” 1 Pedro 1:23 “pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.”

21 O HOMEM OS ESTÁGIOS ATÉ A SALVAÇÃO COMPLETA: 2) PRESENTE: é a salvação da alma: A salvação deve ser desenvolvida pelo crente com quebrantamento, santificação, boas obras e esforço (Fp:2:12; Hb:7:25; Tg:1:21; Mc:8:35). A alma é o órgão de decisão, porque a vontade é parte dela. Se a alma não for quebrada e governada pelo espírito humano regenerado e pelo Espírito Santo, o crente não tem como ser espiritual. A alma continua se submetendo às exigências do corpo. Filipenses:2:12 “Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;” Hebreus:7:25 “Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.”

22 O HOMEM Tiago 1:21 “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.” Marcos 8:35 “Quem quiser, pois, salvar a sua vida (psuche) perdê-la-á; e quem perder a vida (psuche) por causa de mim e do evangelho salvá-la-á.” Atos 24:16 “Por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens.” 2 João 1:8 “Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão.”

23 O HOMEM OS ESTÁGIOS ATÉ A SALVAÇÃO COMPLETA: 3) FUTURA: é a salvação do corpo, ressurreição, redenção (Rm:13:11; Hb:9:28; Rm:8:23). até que seja completada no fim dos tempos (Rm 13:11; 1Pe 1:5; 2:2). Romanos 13:11 “E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Hebreus 9:28 “assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação. Romanos 8:23 “E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.”

24 O HOMEM 1 Pedro 1:3-5 “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.” 1 Pedro 2:1-2 “Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação,”

25 O HOMEM FIM


Carregar ppt "IGREJA EM JUIZ DE FORA E MATIAS BARBOSA Novembro / 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google