A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Crônica é um gênero textual que oscila entre a literatura e o jornalismo.Os assuntos abordados pelas crônicas costumam ser fatos circunstanciais, situações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Crônica é um gênero textual que oscila entre a literatura e o jornalismo.Os assuntos abordados pelas crônicas costumam ser fatos circunstanciais, situações."— Transcrição da apresentação:

1 A Crônica é um gênero textual que oscila entre a literatura e o jornalismo.Os assuntos abordados pelas crônicas costumam ser fatos circunstanciais, situações corriqueiras do cotidiano, episódios dispersos e acidentais, como, por exemplo, um flagrante de esquina, um incidente doméstico, o comportamento de um criança ou de um adulto.

2 É um texto curto, com poucas personagens, que se inicia quando o fato principal da narrativa está para acontecer. Por esta razão o tempo e o espaço são limitados.

3 Em uma crônica, o narrador pode ser observador ou personagem.

4 A crônica é filha do jornal e da máquina.

5 Transforma a literatura em algo íntimo com relação à vida de cada um.

6 Quando passa do jornal ao livro sua durabilidade pode ser maior.

7 Ensina a conviver intimamente com a palavra, fazendo com que ela não se dissolva de todo ou depressa demais no contexto.

8 Permite que o leitor sinta a palavra na força de seus próprios valores.

9 A linguagem é pessoal, objetiva, coloquial, mas, mesmo assim, literária.

10 A história de nossa literatura se inicia com a circunstância do descobrimento: oficialmente, a Literatura Brasileira nasceu da crônica.

11 [...] “ Nela até agora não pudemos saber que haja ouro nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem o vimos.Porém a terra em si é de muitos bons ares, assim frios e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá.As águas são muitas e infindas. E em tal maneira é graciosa que querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem,porém o melhor fruto que nela se pode fazer me parece que será salvar esta gente e esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.[...]

12 A terra é mui graciosa, Tão fértil eu nunca vi. A gente vai passear, No chão espeta um caniço, No dia seguinte nasce Bengala de castão de oiro. Tem goiabas, melancias. Banana que nem chuchu. Quanto aos bichos, tem-nos muitos. De plumagens mui vistosas. Tem macaco até demais. Diamantes têm à vontade, Esmeralda é para os trouxas. Reforçai, senhor, a arca. Cruzados não faltarão, Vossa perna encanareis, Salvo o devido respeito. Focarei muito saudoso Se for embora d’aqui.

13 Carta de Pero Vaz de Caminha
A terra é mui graciosa, Tão fértil eu nunca vi. A gente vai passear, No chão espeta um caniço, No dia seguinte nasce Bengala de castão de oiro. Tem goiabas, melancias. Banana que nem chuchu. Quanto aos bichos, tem-nos muitos. De plumagens mui vistosas. Tem macaco até demais. Diamantes têm à vontade, Esmeralda é para os trouxas. Reforçai, senhor, a arca. Cruzados não faltarão, Vossa perna encanareis, Salvo o devido respeito. Focarei muito saudoso Se for embora d’aqui. Murilo Mendes, In Poesia Completa E prosa, 1975 [...] “ Nela até agora não pudemos saber que haja ouro nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem o vimos.Porém a terra em si é de muitos bons ares, assim frios e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá.As águas são muitas e infindas. E em tal maneira é graciosa que querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem,porém o melhor fruto que nela se pode fazer me parece que será salvar esta gente e esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.” [...] Carta de Pero Vaz de Caminha


Carregar ppt "A Crônica é um gênero textual que oscila entre a literatura e o jornalismo.Os assuntos abordados pelas crônicas costumam ser fatos circunstanciais, situações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google