A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Mensagem bíblica da Liturgia de hoje nos fala da grande MISERICÓRDIA de Deus, que está sempre de braços abertos para acolher os pecadores arrependidos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Mensagem bíblica da Liturgia de hoje nos fala da grande MISERICÓRDIA de Deus, que está sempre de braços abertos para acolher os pecadores arrependidos."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 A Mensagem bíblica da Liturgia de hoje nos fala da grande MISERICÓRDIA de Deus, que está sempre de braços abertos para acolher os pecadores arrependidos.

4 A 1ª Leitura mostra a MISERICÓRDIA de Deus para com o Povo infiel. (Ex 32, ) Após os inúmeros favores recebidos de Deus na Libertação do Egito, o Povo rompe com a Aliança e adora um bezerro de ouro. Moisés intercede e evita o castigo de Deus. * O BEZERRO DE OURO não pretende ser novo deus, mas uma "imagem" de Javé, o que era proibido, para salvar a transcendência de Javé e evitar símbolos e imagens dos cultos pagãos...

5 Na 2ª Leitura, PAULO fala da MISERICÓRDIA de Deus para com ele. Recorda seu passado violento de perseguidor da Igreja. Mas, pela graça e misericórdia de Deus, tornou-se um Apóstolo... E hoje manifesta toda a sua alegria e gratidão pelo que a graça e a misericórdia de Deus fez nele... (1Tm, 1,12-17)

6 No Evangelho: Jesus fala da MISERICÓRDIA de Deus para com os Pecadores: (Lc 15,1-32) - Na Introdução, os fariseus criticam Cristo porque "acolhe gente de má fama e come com eles..." - Essa crítica provoca a Resposta de Jesus. com as TRÊS PARÁBOLAS DA MISERICÓRDIA que ilustram a atitude misericordiosa de Deus para com os pecadores.

7 AS TRÊS PARÁBOLAS DA MISERICÓRDIA ilustram a atitude misericordiosa de Deus para com os pecadores, - A Ovelha perdida - A Moeda perdida - O Filho pródigo (perdido) + Manifestam a ALEGRIA de encontrar o que estava perdido; A alegria é tão grande, que precisa ser partilhada com os outros; É preciso festejar, tamanha é a felicidade. + Elas nos apresentam também Três Realidades:

8 - A IDOLATRIA dos hebreus... - A PERSEGUIÇÃO de Paulo - A Atitude de INJUSTIÇA do Filho pródigo para com o Pai e a vida desordenada com meretrizes... - A negativa de PERDÃO do irmão mais velho... - O PURITANISMO dos fariseus e escribas A Existência do PECADO: Apesar da tendência que nega qualquer forma de pecado, devemos sustentar a existência do Pecado: Nas leituras de hoje, encontramos vários exemplos:

9 2. A MISERICÓRDIA de Deus: - O Pai respeita a liberdade do filho, mesmo quando busca a felicidade por caminhos errados... Continua a amar e a esperar o seu regresso. E quando volta... - Corre ao encontro, mesmo antes do filho pedir perdão... - O Beijo revela o perdão, a acolhida, a alegria... - A veste: manifesta que devolve a dignidade... uma vida nova - O anel: simboliza o poder... é recebido "como filho"... - As sandálias: são próprias do homem livre, não do escravo...

10 - Festeja com a alegria o retorno. É a atitude de Deus para com os filhos afastados... O Filho desprezou sua dignidade de filho, o Pai nunca abandonou seu amor de Pai.

11 O Pecado existe e todo pecado é uma ofensa a Deus... Mas a misericórdia de Deus é maior do que todos os nossos pecados... Contudo supõe uma atitude de retorno: CONVERSÃO. Assim entenderemos a preferência de CRISTO pelos pecadores, que humildemente reconheciam suas culpas e procuravam sinceramente uma conversão. 3. A CONVERSÃO do pecador.

12 Compreenderemos também as censuras de Jesus aos fariseus, representados na Parábola pelo filho mais velho, que não aceita perdoar... Todos nós somos pecadores... A Igreja não é feita de santos, mas de pecadores perdoados... - A Liturgia afirma: "Somos povo santo e pecador." - S. Paulo: "Jesus veio salvar os pecadores e eu sou o primeiro deles". (1Tm 1,15) As Parábolas da misericórdia nos revelam um Deus que ama todos. As transgressões dos filhos não anulam o Amor do Pai.

13 Se essa é a atitude de Deus, qual deve ser a nossa para com aqueles que se afastaram de Deus e da Comunidade? A de Cristo ou a dos fariseus? Do Pai ou do Filho mais velho? Renovemos a nossa fé em Deus, Pai de bondade e misericórdia, e fiquemos de BRAÇOS ABERTOS também para nossos irmãos. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

14 Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Hoje: terça-feira, 30 de setembro de 2014 as 09:07:07 Você está convidado a visitar nosso site e desfrutar de outras mensagens como estas acesse este endereço: Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto MÚSICA: CD Louvores ao Senhor Intérpretes: Blásio e Claudete


Carregar ppt "A Mensagem bíblica da Liturgia de hoje nos fala da grande MISERICÓRDIA de Deus, que está sempre de braços abertos para acolher os pecadores arrependidos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google