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Análise e Projeto de Sistemas Renato O. Violin.  Os modelos ajudam a visualizar como o sistema é ou como desejamos que ele fosse.  Os modelos permitem.

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1 Análise e Projeto de Sistemas Renato O. Violin

2  Os modelos ajudam a visualizar como o sistema é ou como desejamos que ele fosse.  Os modelos permitem especificar a estrutura ou o comportamento de um sistema.  Os modelos proporcionam um guia para a construção do sistema.  Os modelos documentam as decisões tomadas. Porque modelagem?

3  Deve-se descrever o sistema sem considerar qualquer tipo de restrição tecnológica.  Linguagem de programação.  Framework.  Sistema operacional.  Banco de dados. Atenção!

4  Análise tradicional:  Apenas perspectiva funcional.  Utilizava como ferramentas textos e fluxogramas.  Análise estrutural:  Perspectiva funcional e de dados.  Utilização de DFD, dicionário de dados etc.  Análise essencial:  Perspectiva funcional, de dados e controle.  Utiliza tabelas de eventos e diagramas de transição. Técnicas de Análise

5 O Modelo Essencial

6  Modelo essencial está focado nos aspectos mais essenciais e fundamentais do problema.  Organiza o estudo do problema em:  Modelagem ambiental (visão externa).  Modelagem comportamental (visão interna). Introdução

7 A1. Elaborar a declaração dos objetivos do sistema. A2. Elaborar o diagrama de contexto. A3. Construir a lista de eventos. Atividades da Modelagem Ambiental

8 C1. Elaborar o Diagrama do Modelo Entidade- Relacionamento; C2. Elaborar o Diagrama de Estrutura de Dados; C3. Normalizar as Estruturas de Dados; C4. Elaborar o Dicionário de Dados; C5. Elaborar o Diagrama de Fluxo de Dados; C6. Elaborar as Miniespecificações; C7. Elaborar o Diagrama de Transição de Estados. Atividades da Modelagem Comportamental

9  Especificar o que o sistema deverá responder frente aos problemas existentes na organização.  Deve refletir os principais desejos dos usuários.  Primeiro contato com o cliente.  Entrevistas com os principais usuários. A1. Declaração dos objetivos do sistema

10  O analista deve redigir um texto breve para a:  A gerência;  A equipe de desenvolvimento do projeto;  Os representantes da empresa que solicitaram o sistema;  Os futuros usuários. A1. Declaração dos objetivos do sistema

11  Exemplo:  O objetivo deste sistema é apoiar o controle acadêmico da Escola de Línguas Fale Fácil, atuando nos processos de matrícula, acompanhamento de alunos e controle de caixa, disponibilizando informações estratégicas para que a Diretoria administre a instituição. A1. Declaração dos objetivos do sistema

12  Apresenta uma visão de alto nível do sistema analisado, mostrando-o como uma “caixa- preta”. Ainda não sabemos o que ocorre internamente.  Mostra os limites de atuação do sistema. A2. Diagrama de Contexto

13  Entidade externa:  Fonte ou destino do fluxo.  Algo situado fora do sistema.  Pode ser usuários ou outros sistemas.  Fluxo de dados:  Mostra os dados que estão entrando/saindo.  Utiliza breves descrições. A2. Diagrama de Contexto

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15  Baseado no levantamento de requisitos.  Entrevistas com usuários.  Observação da execução dos processos.  Análise de documentos.  Brainstorm.  O requisito deve ser descrito na forma:  O sistema deve emitir relatório de vendas.  O sistema deve cadastrar notas do aluno.  O sistema deve cadastrar faltas do aluno.  O sistema deve emitir boletim do aluno. A3. Lista de Eventos

16  O sistema deve responder às solicitações (estímulos).  Os estímulos são os ativadores do sistema.  Cada estímulo é associado um evento externo.  Todo estímulo dispara uma função do sistema.  Todo estímulo produz uma resposta. A3. Lista de Eventos

17  Exemplo:  Quando uma secretária matricula um aluno, temos um evento.  A matrícula do aluno é o estímulo.  A resposta do sistema é responder se o aluno foi ou não matriculado A3. Lista de Eventos

18  Tipos de eventos:  Eventos orientados a fluxo de dados.  Eventos temporais.  Eventos orientados a fluxo de controle. A3. Lista de Eventos

19  Eventos orientados a fluxo de dados:  São aqueles disparados por entidades externas que enviam solicitações de manutenção de dados (inclusão, alteração ou exclusão), consultas ou relatórios.  Exemplos:  Secretária matricula aluno;  Secretária altera dados de aluno;  Gerente emite relatório de fechamento de caixa. A3. Lista de Eventos

20  Eventos temporais:  São disparados por uma informação relativa a um determinado intervalo de tempo predefinido.  Exemplo:  É hora de cancelar a reserva do hospede.  É hora de gerar relatório de fechamento de despesas do hóspede. A3. Lista de Eventos

21  Eventos orientados a fluxo de controle:  Tem como característica a ativação por um fluxo de controle na forma de uma variável binária.  Exemplos:  A diretoria autoriza o pagamento de uma fatura;  O nível mínimo do estoque é atingido. A3. Lista de Eventos

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23  É um dos instrumentos de análise mais importante do modelo essencial, e apresenta três construtores para a representação da semântica dos dados:  Entidades.  Atributos.  Relacionamentos. C1. Modelagem Entidade- Relacionamento

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25  Para começar, devemos tomar todas as funções de entrada/processamento/saída.  Essas funções foram levantadas na lista de eventos e requisitos do sistema. C1. Modelagem Entidade- Relacionamento

26 Lista de eventosFunções encontradas 1. A secretária cadastra professor1. Cadastro de professores. 2. A secretária cadastra turma2. Cadastro de turmas. 3. A secretária cadastra aluno3. Cadastro de alunos. 4. A secretária matricula aluno em turma 4.Cadastro de matrículas. 5. A secretária recebe mensalidade e emite recibo 5. Registro de recebimento e emissão de recibo. 6. A secretária registra as presenças e faltas dos alunos 6. Registro de presença/falta dos alunos. 7. A secretária registra as notas das avaliações 7. Registro de notas. 8. A secretária emite o boletim do aluno 8. Emissão do boletim. 9. O diretor emite relatórios de fechamento de caixa 9. Emissão de relatórios de fechamento de caixa. C1. Modelagem Entidade- Relacionamento

27  Da lista anterior, localizar quais seriam as possíveis entidades.  Professores.  Turmas.  Alunos.  Matrículas.  Recebimentos.  Presença.  Notas. C1. Modelagem Entidade- Relacionamento

28 N N Modelo Entidade-Relacionamento

29  Outro exemplo: C1. Modelagem Entidade- Relacionamento Modelo Entidade-Relacionamento

30  Também conhecido como modelo lógico de dados.  É um esquema que representa o projeto de um banco de dados, especificando sua estrutura lógica:  Atributos chave.  Chave estrangeiras.  Relacionamentos. C2. Diagrama de Estrutura de Dados

31  Exemplo:  Usuários = {Código do usuário, nome do usuário, login, senha, perfil do usuário}  Cursos = {Código do curso, nome do curso}  Turmas = {Código da turma, Ano, Semestre, Data de início, Código do Curso, Código do Professor}  Professores = {Código do professor, nome do professor} C2. Diagrama de Estrutura de Dados

32  É um processo para derivar tabelas e eliminar ambiguidades.  Objetivos:  Garantir a integridade dos dados.  Organizar e dividir as tabelas de maneira eficiente, eliminando redundâncias.  Formas normais: 1FN, 2FN, 3FN, 4FN, 5FN. C3. Normalização dos Dados

33  É um repositório de informações sobre os componentes do sistema  Detalhamos cada atributo das entidades. C4. Dicionário de Dados

34  No Diagrama de Contexto temos uma visão gráfica do modelo funcional do sistema.  No DFD, vamos detalhar melhor o processo de entrada/processamento/saída dos dados:  Entidades externas.  Processos.  Fluxo de dados.  Depósito de dados. C5. Diagrama de Fluxo de Dados (DFD)

35  Entidades externas:  É um elemento do ambiente que atua como fonte ou destino de dados e informações que entram ou saem do sistema.  Pode ser uma entidade Pessoa, outro Sistema ou outro Setor dentro da empresa. C5. Diagrama de Fluxo de Dados (DFD)

36  Fluxo de Dados:  Representa os dados que entram e saem dos processos para uma entidade externa ou um repositório. C5. Diagrama de Fluxo de Dados (DFD)

37  Processos:  É a entidade mais importante do diagrama.  É a partir dela que as entradas são transformadas nas saídas desejadas.  Deve ser descrito em uma única palavra ou sentença simples e com verbos no infinitivo. C5. Diagrama de Fluxo de Dados (DFD)

38  Depósito de Dados:  Representa uma estrutura para armazenamento e recuperação de dados.  Pode ser consultado ou pode receber novos dados, mas não pode exercer nenhuma ação por si próprio.  Seta em direção ao depósito, é sinal de inclusão, alteração ou exclusão de dados.  Seta em direção ao processo, é sinal de consulta ou leitura de dados. C5. Diagrama de Fluxo de Dados (DFD)

39  Exemplo: C5. Diagrama de Fluxo de Dados (DFD)

40  Outro exemplo: C5. Diagrama de Fluxo de Dados (DFD)

41  Outro exemplo: C5. Diagrama de Fluxo de Dados (DFD)

42  Outro exemplo: C5. Diagrama de Fluxo de Dados (DFD)

43  Tem como objetivo descrever os processos em uma linguagem que os envolvidos no projeto, especialmente programadores, possam entender facilmente.  Trata especificamente das regras de negócio.  Enquanto o DFD mostra como as entidades interagem, a especificação diz exatamente o que o processo faz. C6. Miniespecificações

44  Técnicas de especificação: 1.Português Estruturado. 2.Pseudocódigo. 3.Tabela de decisão. 4.Arvore de decisão. C6. Miniespecificações

45 1. Português estruturado:  Uma versão adaptada do nosso idioma, com ênfase em verbos – de preferência no modo imperativo. C6. Miniespecificações SintaxePortuguês estruturado InstruçõesObtenha, calcule, coloque... RepetiçãoPara cada... faça o que segue Seleção/decisãoSe... então faça o que segue Caso 1:... faça o que segue

46  Exemplo: Emitir aviso de situação do aluno Para cada aluno no arquivo de alunos: 1. Coloque a matrícula, nome e endereço do aluno no formulário de aviso. 2. Para cada código da disciplina cursada pelo aluno, existente no arquivo de avaliações: Obtenha, a partir do arquivo de disciplinas, o nome da disciplina. Obtenha, a partir do arquivo de avaliações, a média final do aluno na disciplina. Coloque, no formulário de aviso o código, o nome e a média final da disciplina cursada pelo aluno. 3. Calcule o total de disciplinas em que o aluno obteve média final menor que 5  (CASO 1) nenhuma disciplina com média final menor do que 5. Coloque no formulário a expressão "APROVADO".  (CASO 2) mais de três disciplinas com médias finais menores que 5. Coloque no formulário a expressão "REPROVADO".  (CASO 3) menos de quatro disciplinas com médias finais menores que 5. Coloque no formulário a expressão "EM RECUPERAÇÃO". C6. Miniespecificações

47 2. Pseudocódigo:  Mais popular e bem próxima de uma linguagem de programação. C6. Miniespecificações Estrutura de sequênciaEstrutura de decisão INÍCIO ação 1 ação 2 FIM. INÍCIO SE condição ENTÃO ação 1 SENÃO ação 2 FIM.

48 3. Tabela de decisão:  Expressar em forma de tabela um conjunto de condições necessárias para executar determinada ação. C6. Miniespecificações

49 4. Árvore de decisão:  Representação alternativa para a tabela de decisão. C6. Miniespecificações

50  Utilizado para modelar sistemas em tempo real, onde depende-se do tempo e estado de execução:  Controle de tráfego aéreo.  Sistemas militares.  Sistemas de navegação de automóveis. C7. Diagrama de Transição de Estados

51  Vimos as ferramentas que permitem examinar o sistema do ponto de vista de funções e de fluxo de dados.  Modelagem ambiental: visão geral do sistema e sua comunicação com entidades externas.  Modelagem comportamental: visão detalhada de como implementar as funções do sistema. Próximo assunto: UML e a abordagem Orientada a Objetos. Concluindo...


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