A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO"— Transcrição da apresentação:

1 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Psicóloga: Ráisse Marcella

2 Qualidade de vida no trabalho
É estar em equilíbrio com as dimensões físicas, emocionais, sociais, intelectuais, profissionais, espirituais, conciliando suas necessidades, carências, explorando suas potencialidades, realizações e respeitando seus limites.

3 Trabalho e saúde “Qualquer que seja o conceito que se tem a respeito de saúde, não se pode deixar de reconhecer que está estreitamente relacionada com a maneira pela qual o homem produz seus meios de vida (trabalho) e satisfaz suas necessidades (consumo), reproduzindo nesse duplo movimento, as relações sociais que mantém com outros homens”.

4 O que você faz bem? O que você ama fazer? O que você faz para ganhar seu sustento? O trabalho dos seus sonhos?

5 Qualidade de vida engloba aspectos como: Cuidar da alimentação e saúde, praticar algum esporte, realizar tarefas prazerosas, a realização pessoal, as relações interpessoais (comunicação que ela tem consigo mesma), os pensamentos positivos, as energias que nós transmitimos ao longo do dia.

6 Qualidade de vida não é fugir dos problemas, mas aprender a enfrentá-los com sabedoria, qualidade de vida refere-se ainda aos valores,  á filosofia, aos propósitos das pessoas, ás tradições familiares, á cultura, ao lazer, enfim, qualidade de vida necessita satisfazer muitos aspectos ligados a diversas áreas da vida cotidiana.

7 Hierarquização da necessidades humanas de maslow
No primeiro nível encontram-se as necessidades fisiológica, que são aquelas essenciais à vida humana, como: respirar, alimentar-se, dormir etc.,

8 Digamos que a qualidade de vida no trabalho esteja ligada diretamente a um ambiente saudável, onde as pessoas possam se sentir seguras consigo próprias e confiantes perante os colegas, tendo satisfeitas as suas necessidades ao mesmo tempo em que cooperam com o grupo. As pessoas podem ser motivadas para o bem ou para o mal, fazendo aparecer o melhor ou o pior que elas tem.

9 Defina as suas prioridades, pois é importante estar bem, e ter de maneira clara a importância de suas escolhas para a sua qualidade de vida pessoal e profissional.

10 O que fazer para aumentar a QVT
Procure fazer o que gosta; Não negligenciar a família, o lazer e o esporte; Usufruir as férias; Estabeleça prioridades para o dia;

11 Selecione os seus estímulos – o que ouve, fala, pensa e vê, além das companhias;
Cultive um tempo livre, sem fazer nada; Aprenda a delegar funções, dividir responsabilidades; Seja mais flexível com as suas rotinas, imprevistos acontecem; Viva o “aqui e agora”! Na alimentação procure evitar substâncias conhecidas como “estressores” do organismo = sal, álcool, açúcar refinado e cafeína;

12 Proporcione oportunidades de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional;
Realização de palestras, seminários; Melhoria da comunicação interpessoal; Criação de centro de convivências.  Crie um ambiente de trabalho em que reine a confiança, a transparência, onde não haja receio de compartilhar ideias e onde ninguém esteja sempre certo.

13 Obrigada!


Carregar ppt "QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google