A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO Psicóloga: Ráisse Marcella.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO Psicóloga: Ráisse Marcella."— Transcrição da apresentação:

1

2 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO Psicóloga: Ráisse Marcella

3 Q UALIDADE DE VIDA NO TRABALHO É estar em equilíbrio com as dimensões físicas, emocionais, sociais, intelectuais, profissionais, espirituais, conciliando suas necessidades, carências, explorando suas potencialidades, realizações e respeitando seus limites.

4 T RABALHO E SAÚDE Qualquer que seja o conceito que se tem a respeito de saúde, não se pode deixar de reconhecer que está estreitamente relacionada com a maneira pela qual o homem produz seus meios de vida (trabalho) e satisfaz suas necessidades (consumo), reproduzindo nesse duplo movimento, as relações sociais que mantém com outros homens.

5 O que você faz bem? O que você ama fazer? O que você faz para ganhar seu sustento? O trabalho dos seus sonhos?

6 Qualidade de vida engloba aspectos como: Cuidar da alimentação e saúde, praticar algum esporte, realizar tarefas prazerosas, a realização pessoal, as relações interpessoais (comunicação que ela tem consigo mesma), os pensamentos positivos, as energias que nós transmitimos ao longo do dia.

7 Qualidade de vida não é fugir dos problemas, mas aprender a enfrentá-los com sabedoria, qualidade de vida refere-se ainda aos valores, á filosofia, aos propósitos das pessoas, ás tradições familiares, á cultura, ao lazer, enfim, qualidade de vida necessita satisfazer muitos aspectos ligados a diversas áreas da vida cotidiana.

8 H IERARQUIZAÇÃO DA NECESSIDADES HUMANAS DE MASLOW No primeiro nível encontram-se as necessidades fisiológica, que são aquelas essenciais à vida humana, como: respirar, alimentar-se, dormir etc.,

9 Digamos que a qualidade de vida no trabalho esteja ligada diretamente a um ambiente saudável, onde as pessoas possam se sentir seguras consigo próprias e confiantes perante os colegas, tendo satisfeitas as suas necessidades ao mesmo tempo em que cooperam com o grupo. As pessoas podem ser motivadas para o bem ou para o mal, fazendo aparecer o melhor ou o pior que elas tem.

10 Defina as suas prioridades, pois é importante estar bem, e ter de maneira clara a importância de suas escolhas para a sua qualidade de vida pessoal e profissional.

11 O QUE FAZER PARA AUMENTAR A QVT Ψ Procure fazer o que gosta; Ψ Não negligenciar a família, o lazer e o esporte; Ψ Usufruir as férias; Ψ Estabeleça prioridades para o dia;

12 Ψ Selecione os seus estímulos – o que ouve, fala, pensa e vê, além das companhias; Ψ Cultive um tempo livre, sem fazer nada; Ψ Aprenda a delegar funções, dividir responsabilidades; Ψ Seja mais flexível com as suas rotinas, imprevistos acontecem; Ψ Viva o aqui e agora! Ψ Na alimentação procure evitar substâncias conhecidas como estressores do organismo = sal, álcool, açúcar refinado e cafeína;

13 Ψ Proporcione oportunidades de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional; Ψ Realização de palestras, seminários; Ψ Melhoria da comunicação interpessoal; Ψ Criação de centro de convivências. Ψ Crie um ambiente de trabalho em que reine a confiança, a transparência, onde não haja receio de compartilhar ideias e onde ninguém esteja sempre certo.

14 Obrigada!


Carregar ppt "QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO Psicóloga: Ráisse Marcella."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google