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Evolução da Gestão Perspectivas e Tendências Fundação Nacional da Qualidade Há 20 anos transformando sua gestão em excelência.

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Apresentação em tema: "Evolução da Gestão Perspectivas e Tendências Fundação Nacional da Qualidade Há 20 anos transformando sua gestão em excelência."— Transcrição da apresentação:

1 Evolução da Gestão Perspectivas e Tendências Fundação Nacional da Qualidade Há 20 anos transformando sua gestão em excelência

2 A FNQ Com 20 anos de atuação, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é disseminar conhecimento sobre a Excelência em Gestão para as organizações. Além de promover a capacitação por meio de cursos, eventos, publicações e produtos específicos, a FNQ auxilia as organizações na análise de suas práticas de gestão, contribuindo com o diagnóstico e aperfeiçoamento da administração do negócio e, consequentemente, a melhoria da competitividade. O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), disseminado pela FNQ, é estruturado em critérios e fundamentos de excelência, constituindo a base de programas de melhoria da gestão. Como consequência a FNQ instituiu e promove o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que identifica e premia anualmente as melhores práticas de gestão das organizações brasileiras.

3 Origens do Programa Nacional Deming Prize é estabelecido pela Japanese Union of Scientists and Engineers - JUSE 1987 – US Congress estabelece o Malcom Baldrige National Quality Improvement Act 1990 – PBQP –Programa Brasileiro para Qualidade e Produtividade é criado e 39 empresas líderes criam a Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FPNQ) no ano seguinte – o PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade é criado.

4 Evolução da FNQ

5 Evolução da FNQ Credibilidade Expansão Mobilização

6 Missão Estimular e apoiar as organizações no desenvolvimento e evolução de sua gestão, por meio da disseminação dos Critérios de Excelência, para que se tornem competitivas e sustentáveis, gerando valor para a sociedade.

7 Aspiração Ser reconhecida como o mais importante agente Promotor, Articulador e Disseminador da cultura e da excelência da gestão no Brasil.

8 CONSELHEIROS FNQ Presidente do Conselho Curador Mauro Figueiredo – Bradesco Seguros Vice-presidentes do Conselho Curador Luiz Ernesto Gemignani – Promon Pedro Luiz Barreiros Passos – Natura Wilson P. Ferreira Jr. – CPFL Conselho Fiscal Estela Maria Lemos M. S. de Camargo – Amici Ieda Patrício Novais – KPMG Auditores Associados Conselho de Notáveis Jorge Gerdau Johannpeter – Gerdau Murilo Cesar Lemos Passos – Suzano Conselho Curador André Cano – Bradesco Alexandre Caldini - Editora Abril Carlos Alberto dos Santos – Sebrae Nacional Celso Scaramuzza – Itausa Elcio Anibal de Lucca - MBC Frederico Fleury Curado - Embraer Gonzalo Vecina - Hospital Sírio Libanês Jorge Gerdau Johannpeter – Gerdau Laércio Cosentino - Totvs Luciano Coutinho - BNDES Marcos De Marchi - Rhodia Maria Teresa Fleury - FGV Michel Levy – Microsoft Newton Neiva - Visa Vale Paulo Pinheiro de Andrade – Grupo Ibope Pedro Parente - Bunge Randal Zanetti - Odontoprev Ricardo Guimarães - Thymus Branding Sergio Chaia - Nextel Sydney Granja Affonso – Petrobras

9 GESTÃO PÚBLICA - Gespublica PRÊMIOS E PROGRAMAS SETORIAIS Transporte - ANTP Saneamento - ABES Saúde - CQH Polícia Militar SP Energia - ABTRADEE Rede Brasileira de Qualidade e Competitividade R R R R R R R R R R R R R R R R R R R R R 15 Programas Estaduais 16 Prêmios Estaduais Prêmio MPE Brasil - Nacional 15 Programas Estaduais 16 Prêmios Estaduais Prêmio MPE Brasil - Nacional R R Programas e Movimentos alinhados ao MEG

10 Resultados 20 anos 20 ciclos de premiação implementados; 340 candidaturas ao PNQ e mais de 50 mil candidatas aos prêmios da Rede e MPE Brasil 490 mil Critérios de Excelência distribuídos; 250 mil pessoas capacitadas no Modelo de Excelência da Gestão®; candidatos a examinadores do PNQ; membros da Banca Examinadora, com mais de 180 mil horas de trabalho voluntário; 58 seminários em Busca da Excelência, sendo 14 internacionais, totalizando participantes; 50 mil pessoas recebem mensalmente a FNQ em Revista; 194 organizações filiadas, com cerca de um 1,5 mil pessoas diretamente relacionadas;

11 Modelo de Excelência da Gestão® Fundamentos da Excelência: Pensamento sistêmico Aprendizado organizacional Cultura da inovação Liderança e constância de propósitos Orientação por processos e informações Visão de futuro Geração de valor Valorização das pessoas Conhecimento sobre o cliente e o mercado Desenvolvimento de parcerias Responsabilidade social Fundamentos da Excelência: Pensamento sistêmico Aprendizado organizacional Cultura da inovação Liderança e constância de propósitos Orientação por processos e informações Visão de futuro Geração de valor Valorização das pessoas Conhecimento sobre o cliente e o mercado Desenvolvimento de parcerias Responsabilidade social

12 FUNDAMENTOS X CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA

13 DESEMPENHO DAS EMPRESAS FILIADAS Fundação Nacional da Qualidade / MEG Base de Balanços de 12/2000 a 12/2010 Outubro / 2011

14 Objetivo O estudo foi elaborado a partir dos demonstrativos financeiros de uma amostra de 202 empresas usuárias do MEG - Modelo de Excelência da Gestão. O objetivo foi avaliar o desempenho destas empresas em relação ao desempenho das demais empresas dos respectivos setores de atuação, utilizando-se indicadores econômico-financeiros, durante o período de dez anos. Considerou-se todas as demonstrações financeiras das empresas, independente do ano de filiação ou de premiação. Para as empresas holdings, utilizou-se os demonstrativos consolidados do grupo.

15 Evolução do Faturamento - COMÉRCIO variação acumulada, descontada a inflação (IGPM) 102,6% 74,9% Leitura dos índices : partindo da mesma base, as empresas do MEG estão 27,7 p.p acima da amostra de empresas do setor de comércio Comportamento no período : ao longo dos últimos dez anos, o crescimento real de vendas, das empresas do MEG, manteve-se sempre superior ao setor.

16 MARGEM EBITDA - INDÚSTRIA % sobre o Faturamento Líquido

17 MARGEM de Lucro Ajustada - SERVIÇO (excluído os Resultados com Equivalência Patrimonial e Extra Operacional) % sobre o Faturamento Líquido Valorização do dólar - aumento das despesas financeiras e queda dos lucros Impacto da valorização do dólar e piora do resultado financeiro

18 PESQUISA CNI-IBOPE RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA: QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E TRIBUTAÇÃO MARÇO 2011

19 Evolução da Gestão Perspectivas e Tendências

20 Como lidar com um cenário global de rápidas mudanças econômicas e socioambientais?

21 Novos Modelos de Gestão Para atravessar as turbulências das transformações globais e garantir competitividade no século 21, as organizações precisam definir estratégias, buscar equilíbrio, manter o foco e apostar em talentos. A visão sistêmica da gestão dará segurança para concluir a travessia e cada passo, bem planejado, fará toda a diferença.

22 Contexto Social, Tecnológico e Econômico DimensõesDEPARA Ambiente externo Estabilidade, mudança progressiva e linearidade Turbulência, descontinuidade e mudança exponencial OrganizaçõesMáquina, sistema isolado e independente Sistema vivo, ecossitema, interdependência e adaptabilidade Sociedade e meio ambiente Restrições sujeitas a considerações custo/benefício Partes integrantes do ecossistema da organização InteraçãoCompetição, regionalidade e relacionamento utilitário Competição e cooperação, globalidade e relacionamento de qualidade EstruturaPirâmide e integração verticalRedes e interação horizontal Percepção de valor Avaliação objetiva de ativos tangíveis Avaliação subjetiva de ativos intangíveis

23 Contexto Social, Tecnológico e Econômico DimensõesDEPARA LiderançaComando e controle, liderança centralizadora e restrita à organização Líder como mentor, focalizador e símbolo, com liderança distribuída e abrangendo o ecossistema InovaçãoLocalizada, tarefa para expertsCultural, distribuída e abrangendo o ecossistema ConhecimentoCrescimento Linear e acesso restritoCrescimento exponencial e acesso universal Aprendizado/ educação Função da escola e que se aprende uma vez para o resto da vida Função da escola e da organização. Aprendizado contínuo para toda a vida Tecnologia da Informação Automação Mais tecnologia, menos pessoas Informatização Maior conteúdo intelectual e transformação do trabalho em experiência mais rica e desafiadora

24 Como se Preparar Há duas décadas a globalização forçou as empresas a se estruturarem para competir com a concorrência internacional Hoje para se diferenciar e sobreviver no mercado, a organização precisa ter uma gestão integrada, em que todas as áreas, processos e atividades estejam voltados para a busca dos mesmos objetivos e de melhores resultados Preparação para ambiente incontrolável e de constantes transformações, o desafio das empresas está em estruturar sua gestão para lidar com a imprevisibilidade econômica e questões socioambientais

25 Como se preparar Implantação de um modelo de gestão, que antecipe e seja adaptável a essas rápidas mudanças, minimizando os riscos de crise nas organizações; Realizar ciclos de análise crítica, revisando as estratégias e planos, no máximo, a cada seis meses; Não se prender a algumas questões, como o ano fiscal e planejamentos de longo prazo, e não se atentam que o mundo muda rápido demais A sustentabilidade e responsabilidade social são temas que precisam fazer parte da agenda estratégica das organizações

26 PILARES DE ATUAÇÃO- FNQ

27 CAPACITAÇÃO CURSOS TÉCNICOS MEG Virtual (Gratuito) Workshop para Executivos – Sensibilização Interpretação dos Critérios de Excelência Preparação para a Banca Examinadora do PNQ PALESTRAS DE SENSIBILIZAÇÃO e CURSOS IN COMPANY Formatados de acordo com as necessidades das organizações. CURSOS TEMÁTICOS Análise de Indicadores Estratégicos Benchmarking Gestão por Processos WORKSHOP DE BOAS PRÁTICAS Aula conceitual com atividades práticas que simulam o processo de identificação, redação e aprimoramento de práticas de gestão com base na metodologia do Banco de Boas Práticas da FNQ. Os participantes se capacitam nos seguintes tópicos: Identificação e estruturação das práticas de gestão conforme o Modelo de Excelência da Gestão® - MEG; Melhoria e refinamento dos padrões de trabalho; Troca de experiências e compartilhamento das melhores práticas; Noções gerais de um processo de auto-avaliação.

28 COOPERAÇÃO E COMPARTILHAMENTO WEBCAST FNQ As palestras ocorrem quinzenalmente na sede da FNQ, com transmissão via webcast. Disponível para o público na data da transmissão. FÓRUNS DE DEBATES Realizado uma vez por ano, o Fórum Empresarial reúne as principais lideranças do empresariado brasileiro para discutir e aprofundar os Fundamentos da Excelência. Já nos Fóruns de Boas Práticas, o objetivo é proporcionar trocas de experiências, identificando oportunidades de benchmarking e gerar conhecimento sobre Excelência da Gestão entre as organizações. COMITÊS Os Comitês Temáticos são grupos de estudos compostos por Membros da FNQ e organizações Premiadas e Finalistas do PNQ, com o propósito de incrementar a participação e a troca de experiências de organizações bem-sucedidas. Comitês Técnicos: revisão dos Critérios de Excelência SEMINÁRIOS REGIONAIS Realizados em parceria com o SEBRAE e com os Programas Estaduais de Competitividade e visam difundir as melhores práticas de gestão das organizações que conquistaram ou foram reconhecidas por prêmios de competitividade como o Prêmio Nacional da Qualidade®, MPE Brasil, entre outros, sempre alinhados ao Modelo de Excelência da Gestão®.

29 COOPERAÇÃO E COMPARTILHAMENTO SEMINÁRIOS, NETWORK, BENCHMARK Os Seminários em Busca da Excelência são realizados em diversas regiões do País. Anualmente, acontece em São Paulo, o Seminário Internacional em Busca da Excelência, que reúne as empresas premiadas do Prêmio Nacional da Qualidade®, além de experiências internacionais de organizações de Classe Mundial.

30 INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO VIDEOTECA A FNQ armazena nesta seção vídeos com palestras exclusivas que servem para o aprendizado e o aperfeiçoamento sobre vários temas da gestão organizacional. FNQ NEWS É o boletim eletrônico quinzenal que tem como objetivo disseminar, em notícias curtas, os temas atuais de interesse da rede de relacionamento FNQ.

31 INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO A FNQ reúne em um banco de dados as melhores práticas de empresas classe mundial. São mais de 500 práticas de gestão sobre Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade (responsabilidade socioambiental), Informações e conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.

32 INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARES COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA RUMO À EXCELÊNCIA CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA E-MEG DIAGNÓSTICO Em 30 a 60 minutos você avalia o grau de maturidade e aderência da sua organização em relação ao Modelo de Excelência da Gestão®. E-MEG AUTOAVALIAÇÃO Possibilita às organizações, independentemente do seu porte ou setor de atuação, fazer auto-avaliações periódicas da gestão organizacional e, desta forma, identificar como os processos são gerenciados em toda a cadeia de negócios.

33 INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PUBLICAÇÕES FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA EM GESTÃO Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO Critérios de Excelência Critérios Rumo à Excelência Critérios Compromisso com a Excelência CADERNOS DE IMPLEMENTAÇÃO Cadernos de Excelência (Avançado) Cadernos Rumo à Excelência (Intermediário) Cadernos Compromisso com a Excelência (Básico) PNQ Instruções para candidatura ao PNQ Relatórios da Gestão das Ganhadoras PUBLICAÇÕES TEMÁTICAS Capital Intelectual e Inovação – A Gestão dos Intangíveis Planejamento do Sistema de Medição do Desempenho Global Liderança em uma Era de Transformação Pensamento Sistêmico REVISTAS Classe Mundial (anual) Excelência em Gestão (semestral) FNQ em Revista (revista eletrônica mensal) FNQ News (boletim eletrônico quinzenal)

34 INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AUTOAVALIAÇÃO ASSISTIDA Currículo Participantes Pré Requisito Currículo Participantes Pré Requisito Curso Virtual Pré Requisito Curso Virtual Pré Requisito Produtos finais, Debate e Encerramento Produtos finais, Debate e Encerramento Entrevistas Planejamento Para as Entrevistas Planejamento Para as Entrevistas Capacitação De Multiplicadores Capacitação De Multiplicadores Workshop De Sensibilização Workshop De Sensibilização Kick off A Autoavaliação Assistida consiste em obter o grau de aderência que a organização tem em relação ao Modelo de Excelência da Gestão®, gerando como produtos principais e finais: Relatório de Autoavaliação com seus pontos fortes e oportunidades de melhoria identificadas. Comparativo do grau de aderência ao Modelo de Excelência da Gestão® com organizações candidatas ao PNQ. Comparativo da pontuação obtida no processo com o autodiagnóstico da organização. Capacitação da equipe da empresa participante a repetir o processo de forma independente quando assim o desejar.

35 INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AUTOAVALIAÇÃO ASSISTIDA Produtos finais, Debate e Encerramento Produtos finais, Debate e Encerramento Entrevistas Planejamento Para as Entrevistas Planejamento Para as Entrevistas Capacitação De Multiplicadores Capacitação De Multiplicadores Workshop De Sensibilização Workshop De Sensibilização Kick off

36 BENEFÍCIOS DA FILIAÇÃO Participação em eventos exclusivos para membros como: Comitês Temáticos, Fóruns Técnicos da FNQ,workshops, favorecendo o fortalecimento do networking da empresa ; Desconto em todos os produtos, serviços e atividades de capacitação da FNQ; Inscrição Cortesia em qualquer curso da FNQ (ao se filiar); Acesso à Biblioteca Técnica: publicações técnicas e segmentadas sobre práticas de Excelência da Gestão; Acesso à Videoteca: um espaço que reúne palestras de grandes lideranças empresariais em um ambiente colaborativo; Acesso ao Banco de Boas Práticas: banco de dados com as melhores práticas de empresas classe mundial; Direito de solicitação de Benchmark: solicitação de indicação para a troca de boas práticas de gestão, diretamente à nossa área de relacionamento; Permissão para utilizar o Selo de Membro da FNQ em veículos de comunicação institucionais; Direito a uma palestra institucional de sensibilização ministrada pela FNQ.

37 PATROCINADORES 2011

38 RECONHECIMENTO E PREMIAÇÃO PRÊMIOS REGIONAIS PARTICIPAÇÃO NA COMUNIDADE FNQ PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE® (PNQ) A FNQ realiza, anualmente, o ciclo de avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que reconhece as organizações que praticam a Excelência da Gestão no Brasil. PRÊMIO SEBRAE MULHER DE NEGÓCIOS MPE BRASIL FEIRA DO EMPREENDEDOR

39 Obrigada! Equipe de Relacionamento FNQ (11)


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