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0 Perspectivas do Mercado Siderúrgico Panorama Mundial e Brasileiro Outubro de 2009 Benjamin M. Baptista Filho CEO.

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1 0 Perspectivas do Mercado Siderúrgico Panorama Mundial e Brasileiro Outubro de 2009 Benjamin M. Baptista Filho CEO

2 1 Mais de 310 mil empregados em mais de 60 países. 61 plantas industriais em 27 países – 4 continentes (Europa/Ásia/Américas/África). Líder nos principais mercados, entre eles o de automóveis, construção, eletrodomésticos e embalagens. Maior produtor de aço em vendas e receita. Extensa rede de distribuição. Padrões elevados de sustentabilidade. PERFIL A EMPRESA SIDERÚRGICA NÚMERO UM DO MUNDO

3 2 POSI Ç ÃO L Í DER NOS MERCADOS MAIS ATRAENTES A ú nica sider ú rgica no mundo verdadeiramente global … - Presença em mais de 60 países - Líder global na produção de aço - Formador da Indústria: Pioneira na consolidação da indústria do aço. Uma produção global de aço de 103 milhões de toneladas (2008), representando 10% da produção mundial de aço. Nº 1 na América do Norte Nº 1 no Oeste Europeu Nº 1 no Leste Europeu e CIS Nº 1 na América do Sul Nº 1 na África ArcelorMittal Outros Número 1 em 5 regiões e 4 continentes Fonte: WSA

4 3 ARCELORMITTAL Principais Unidades Produtivas – Am é rica Latina 5,6 milhões t/ano Fornecedor com portifólio diversificado; Primeiro produtor brasileiro em 2008 (31% da produção doméstica); Ênfase no desenvolvimento sustentável; Auto-suficiência em energia elétrica em relevantes operações. Aços Carbono Planos: 7,5 milhões t/ano ArcelorMittal Tubarão ArcelorMittal Vega Aços Carbono Longos: 5,6 milhões t/ano ArcelorMittal Aços Longos Acindar ArcelorMittal Costa Rica ArcelorMittal Point Lisas (DRI) Aços Especiais: 0,9 milhões t/ano ArcelorMittal Inox Brasil

5 4 ArcelorMittal Tubarão ARCELORMITTAL A Ç OS PLANOS VITÓRIA ArcelorMittal Tubarão SÃO PAULO SÃO FRANCISCO DO SUL RS SC PR SP MG RJ Oceano Atlântico ES Cabotagem Barcaças ArcelorMittal Vega

6 5 PRODU Ç ÃO MUNDIAL DE A Ç O BRUTO Janeiro 01 ~ Agosto 09 Fonte: WSA -29% -12% 0.6% ao mês

7 6 PRODUÇÃO MUNDIAL DE AÇO BRUTO (MMT) Jun ~ Ago08 Jun ~ Ago09 Fonte: WSA

8 7 CONSUMO DE AÇO PER CAPITA Oportunidade de Crescimento do Consumo de Aço Fonte: WSA / CIA (2009) Países em Desenvolvimento Foco em Exportação Países Desenvolvidos

9 8 Fonte:IISI, Ago 2009 PRODUÇÃO BRASILEIRA DE AÇO BRUTO -49% +65% -16% 0.7% ao mês

10 9 Vendas de Aços Planos das Usinas VENDAS DOMÉSTICAS Fonte: Instituto Aço Brasi (Jul/09) 8% ao mês -58%

11 10 CRESCIMENTO DO CONSUMO APARENTE NACIONAL Aços Planos (MMt) Fonte: Instituto Aço Brasil (MBA 2009) -17% Observação: Incluindo chapa grossa e placa. 6% ao ano

12 11 CONSUMO APARENTE DE LAMINADOS A QUENTE (kt) +6% Mês Fonte: Instituto Aço Brasi (Jul/09) -55%

13 12 Imports Exports IMPORTAÇÕES E EXPORTAÇÕES NACIONAIS Fonte: Instituto Aço Brasil

14 13 EVOLUÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS PRINCIPAIS SETORES CONSUMIDORES FINAIS CONSUMO APARENTE DE AÇOS PLANOS – BRASIL Participação dos Principais Setores Fonte: Instituto Aço Brasil (%)

15 14 NOVOS PRODUTOS - PERSPECTIVAS Bobina Quente A ç os microligados de alta resistência, com ganhos de redu ç ão de espessura/peso: principalmente nos mercados de autope ç as e de constru ç ão civil Aços microligados Dual Phase Multifásicos Resistente a Corrosão

16 15 Revestimento Al-Zn NOVOS PRODUTOS - PERSPECTIVAS Bobina Frio & Galvanizado Setor Indústria Composição do revestimento: 55% Alumínio 43.5% Zinco 1.5% Silício A ç os com revestimento contra corrosão atmosf é rica de elevada vida ú til

17 16 NOVOS PRODUTOS - PERSPECTIVAS Bobina Frio & Galvanizado Setor Automotivo Atendimento a norma ABNT NBR 15300: 1° Etapa 2010 – crash frontal 2° Etapa 2014 – air bag e crash lateral A ç os microligados de alta resistência, atendendo requisitos restritos de seguran ç as com ganhos de redu ç ão de espessura/peso

18 17 NOVOS PRODUTOS - PERSPECTIVAS Bobina Frio & Galvanizado Setor Automotivo Demanda Estimada para High Strength Steel (HSS) e Advanced High Strength Steel (AHSS) Aumento no uso de AHSS de 7% em 2006 para 11% em 2010, principalmente HSS Potencial de longo prazo de 35% de AHSS no Body in White (BIW) - carroceria Fonte: ArcelorMittal (Auto)

19 18 ARCELORMITTAL AÇOS PLANOS Considerações Finais: Expansão da produção acompanhando o crescimento do mercado. Produtos com valor agregado atendendo às exigências crescentes de qualidade solicitadas pelos clientes. Infra-estrutura de logística (combinação de modais de transporte). Portifólio diversificado de produtos atendendo aos diversos segmentos consumidores.

20 19 Obrigado!!


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