A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Inconfidência Mineira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Inconfidência Mineira."— Transcrição da apresentação:

1 Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Inconfidência Mineira

2 Os movimentos emancipacionistas. Influenciados por fatores externos, tais como o Iluminismo, com seu ideal de liberdade, igualdade e fraternidade; a Revolução Francesa, que pôs fim ao Antigo Regime e a chamada Era Napoleônica, período de consolidação dos ideais burgueses.

3 ...a Independência dos USA, que servirá de inspiração a toda América colonial.

4 A Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra, e a necessidade de ampliar mercados consumidores e fornecedores, surgindo o interesse de acabar com os monopólios

5 INCONFIDÊNCIA MINEIRA (1789) Este movimento separatista está relacionado aos pesados impostos cobrados por Portugal, nas áreas de mineração, especialmente a decretação da derrama. Movimento que teve forte influência do Iluminismo e da independência dos Estados Unidos da América.

6 Outras medidas do governo de Portugal que provocaram a rebelião foram: Proibição de engenhos na região, monopólio do sal nas mãos de alguns comerciantes, proibição do uso de estradas para o litoral e fechamento de fábricas de tecidos.

7 Entre os mais ativos encontram-se Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Inácio José Alvarenga, José de Oliveira Rolim e o alferes Joaquim José da Silva Xavier. Os envolvidos, pertenciam, em sua maioria, a alta sociedade mineira. Entre os objetivos estabelecidos pelos conjuras estavam a criação de um regime republicano, baseado no modelo norte americano, o apoio a industrialização e a adoção de uma nova bandeira, tendo ao centro um triângulo com os dizeres: Libertas quae sera tamen, quem em latim, significa "Liberdade ainda que tardia". Quanto à questão da escravidão nada ficou definido.

8 O movimento ficou mais nos planos das idéias, pois ele não aconteceu. Alguns de seus participantes denunciaram o movimento, em troca do perdão de seus dívidas. O governador - visconde de Barbacena - suspendeu a derrama e iniciou a prisão dos conspiradores, que aguardaram o julgamento na prisão. Tiradentes assumiu a responsabilidade pela conspiração, sendo por isto, condenado à morte no ano de 1792, e enforcado no dia 21 de abril daquele ano, na cidade do Rio de Janeiro.

9 Cláudio Manuel da Costa enforcou-se na prisão; especula-se que tenha sido assassinado. Enquanto outros conspiradores eram condenados ao desterro.

10

11 EXERCÍCIOS 1. Entre fins do século XVII e o início do século XVIII, as contradições entre os interesses metropolitanos e coloniais se manifestaram de diversas formas no Brasil, especialmente nas chamadas rebeliões anticolonialistas. Sobre essas rebeliões, é correto afirmar que: a) enquanto a Revolta de Beckman e a Guerra dos Mascates expressavam o conflito de interesses entre os comerciantes brasileiros e a Coroa portuguesa, devido ao aumento das taxas e impostos cobrados, a Revolta de Vila Rica se dirigia contra a perda de poder local acarretada pela extinção das Câmaras Municipais; b) foram movimentos de caráter popular, influenciados pelos ideais iluministas, e propunham a emancipação política da colônia, o combate ao monopólio mercantilista e o fim da escravidão indígena; c) podem ser entendidas como resultado da reformulação da política colonial portuguesa, a partir de meados do século XVII, quando foi intensificada a exploração da colônia, garantindo a transferência de boa parte da renda colonial para a metrópole; d) a desagregação política e administrativa provocada pela União Ibérica e pelo domínio holandês no Nordeste enfraqueceu os laços entre metrópole e colônia, provocando o surgimento das rebeliões anticolonialistas, que lutavam contra a influência espanhola e o domínio holandês. Resposta: C

12 2. Dentre as rebeliões ocorridas nos séculos XVII e XVIII, a que mais repercutiu foi a Inconfidência Mineira, quer pela amplitude, quer, pelo caráter de contestação ao sistema. Entre outros fatores, as seguintes medidas do governo de Portugal provocaram a rebelião, com exceção de uma. Assinale a que não se enquadra no contexto histórico. a) Proibição de engenhos na região. b) Monopólio do sal nas mãos de alguns comerciantes. c) Proibição do uso de estradas para o litoral. d) Fechamento de fábricas de tecidos. e) Redução do número de trabalhadores nas minas. Resposta: E

13 3. A corrida do ouro às minas brasileiras (século XVIII) proporcionou significativas mudanças na Economia e na sociedade colonial. Assinale as mais importantes transformações: a) O grande desenvolvimento urbano, crescente aumento populacional, aumento do mercado interno e as grandes obras do período barroco. b) Foi considerado o século das luzes pois a educação foi extensiva a toda a população, sem distinção de classe. c) Houve uma grande resistência indígena e uma intensificação do tráfico negreiro. d) Os olhos do colonizador estavam mais voltados para os grandes senhores dos engenhos açucareiros que proporcionavam maiores lucros. e) A resistência indígena à exploração do ouro e a situação de Portugal tendo que pagar sua dívida com a Inglaterra. Resposta: A

14 4. No século XVIII, teve início a exploração da região mineradora no Brasil, provocando transformações importantes na economia colonial, tais como o(a): a) desenvolvimento de um intenso mercado interno na colônia, dinamizado por comerciantes e tropeiros atraídos pela chance de enriquecimento; b) criação de um grande centro produtor de manufaturas, na zona aurífera, o qual fornecia produtos para o consumo das outras capitanias; c) valorização da moeda local, possibilitando, à Coroa portuguesa, obter um grande aumento da arrecadação tributária que pesava sobre a colônia; d) investimento de capitais estrangeiros na atividade agroexportadora açucareira, para fazer frente ao rápido processo de crescimento da mineração. Resposta: A

15 Até a próxima aula Fim historiaula.wordpress.com


Carregar ppt "Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Inconfidência Mineira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google