A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação da Sexualidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação da Sexualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Educação da Sexualidade
Nota sobre a Educação da Sexualidade Livro p. 28 a 43

2 A Sexualidade é um dos núcleos estruturantes e essenciais da personalidade humana, que não se reduz a alguns momentos e comportamentos, mas é um complexo que se integra no pleno e global desenvolvimento da pessoa.

3 A Sexualidade tem uma dimensão psicológica, que se exprime:
Em emoções e sentimentos, Na evolução com a maturidade e a experiência, Na influência sobre o auto-estima, Na variedade das suas expressões afectivas, No sentido em que proporciona segurança e comunicabilidade interpessoal.

4 dinamismos de doação, de entrega, de abertura aos outros e ao mundo.
A Sexualidade tem uma dimensão social, uma vez que os encontros e desencontros de uma relação contribuem para amadurecer, em cada homem ou mulher, dinamismos de doação, de entrega, de abertura aos outros e ao mundo.

5 O amor como entrega.

6 O homem é criado à imagem e semelhança
de Deus, e o próprio Deus é amor. A vocação ao amor é aquilo que faz do homem a autêntica imagem de Deus.

7 O homem torna-se semelhante
a Deus na medida em que se torna alguém que ama

8 Entender-se como pessoa humana criada por amor e com a missão de amar
é a premissa essencial para alguém atingir a plenitude da realização humana.

9 o seu verdadeiro sentido.
A Sexualidade humana tem uma ligação profunda com o amor e só nele encontra o seu verdadeiro sentido.

10 O ser humano é homem e mulher
O ser humano é homem e mulher... Sexualmente diferenciados e complementam-se numa relação de amor.

11 o homem e a mulher encontram o modelo da comunhão perene,
Na referência a Deus, o homem e a mulher encontram o modelo da comunhão perene, ideal sempre a atingir a partir da vivência quotidiana da sua relação.

12 A educação da Sexualidade não se resume a informação
sobre os mecanismos corporais e reprodutores.

13 A Sexualidade não se reduz à dimensão física
com vista à prevenção contra: o contágio de doenças sexualmente transmissíveis o surgimento de gravidezes indesejadas.

14 manifestações da Sexualidade.
Separar a dimensão do amor, do compromisso e dos valores é deturpar o sentido da Sexualidade. Abre-se caminho à vivência da liberdade sem responsabilidade, pela ausência de critérios éticos, e à aceitação, por igual, de múltiplas manifestações da Sexualidade.

15 A Sexualidade deve ser orientada, elevada e integrada pelo amor, o único que a torna verdadeiramente humana. A educação da Sexualidade deve inserir-se no processo global e contínuo da formação da pessoa.

16 A família é a primeira comunidade responsável pela educação dos filhos.
Os pais têm o direito e o dever de educar os filhos.

17 Os pais são o primeiro modelo dos filhos, educando-os através do seu
comportamento e atitudes e do clima familiar que existe em suas casas.

18 Os pais devem saber: Preparar-se adequadamente;
Dialogar com simplicidade e abertura; Esclarecer e Orientar; Testemunhar valores; Viver com equilíbrio e sentido; Lutar por manter a fidelidade; Comprometer-se matrimonialmente; Assumir a educação dos filhos.

19 A escola é subsidiária da família e compete à família decidir as orientações educativas básicas que deseja para os seus filhos, decorrentes dos seus valores, crenças e quadro cultural. Do dever de escolher a educação adequada para os seus filhos, decorre, para a família, o direito de cooperar no planeamento da educação da Sexualidade na escola...

20 Tarefa do Estado: «defender os direitos e deveres educativos dos pais e apoiar as instituições que os completem na responsabilidade da educação»; «completar a tarefa e missão educativa dos pais, sem, todavia, contrariar os seus legítimos e justificados desejos».

21 Aos educadores requer-se:
Competências científicas Competências pedagógicas Maturidade afectiva Maturidade humana Fidelidade aos Valores Só assim, poderão merecer a indispensável confiança por parte das famílias.

22 A integração da educação da Sexualidade na organização curricular deve garantir:
A qualidade formativa dos docentes, A colaboração de organizações exteriores, A divulgação antecipada dos projectos, A clarificação das perspectivas, O direito de opção das famílias, A dignidade de tratamento.

23 Apelamos à participação de todos os cristãos:
Contribuir para a educação da Sexualidade das crianças, dos adolescentes e dos jovens é uma Responsabilidade de todos os cidadãos. Apelamos à participação de todos os cristãos: famílias, educadores e jovens.

24 «Continuai, pois, sem vos deixardes desencorajar pelas dificuldades que encontrais (…) Hoje, um obstáculo particularmente insidioso na obra educativa é constituído pela presença massiva na nossa sociedade e cultura, daquele relativismo que, ao não reconhecer nada como definitivo, tem como última medida apenas o próprio eu com os seus apetites, e, sob a aparência de liberdade, torna-se para cada um uma verdadeira prisão.» Papa Bento XVI

25 «Não é possível, assim, uma verdadeira educação: sem a luz da verdade, mais cedo ou mais tarde, cada pessoa é condenada a duvidar da bondade da sua própria vida e das relações que a constituem, da validade do seu empenho em construir com os outros qualquer coisa em comum» Papa Bento XVI


Carregar ppt "Educação da Sexualidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google