A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnicas de Codificação. É fundamental que a mensagem chegue sem erros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnicas de Codificação. É fundamental que a mensagem chegue sem erros."— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas de Codificação

2 É fundamental que a mensagem chegue sem erros.

3 Para que isso não aconteça, existem diferentes tipos de codificações, que são as seguintes: O - NRZ O - RZ O - Manchester

4 NRZ O O código de linha Non Return Zero indica que o sinal não precisa de ir a zero entre transições de bit, isto significa que tem o Duty Cycle de 100%. Nesta codificação existem três tipos: O - NRZ Unipolar O - NRZ Polar O - NRZ Bipolar

5 NRZ Unipolar O Esta técnica de codificação é a mais simples. Os limites da onda estão sempre entre 0 e 1 e tomam o valor de 1 quando o bit é 1 e quando o bit a codificar é 0 toma o valor de 0. Esta técnica é utilizada para gravação digital em suportes magnéticos.

6 NRZ Polar O Esta técnica de codificação apresenta as mesmas vantagens e desvantagens do NRZ Unipolar. Os limites da onda nesta codificação são -1 e 1. O valor 1 quando o bit a codificar é 1 e o valor -1 quando o bit a codificar é 0.

7 NRZ Bipolar O Esta técnica de codificação resolve o problema relativo ao componente DC mas sofre igualmente a perda de sincronismo com facilidade. Os limites da onda nesse tipo de codificação entre -1, 0, 1. Toma o valor 0 quando o bit a codificar é 0 e toma o valor 1 e -1 alternadamente quando o bit a codificar é 1.

8 RZ O O código de linha do tipo Return Zero indica que, cada transição,metade do bit sinal vai a zero. Por causa disto, diz-se que o Duty Cycle de 50% e utiliza o dobro da largura de banda em relação aos códigos NRZ. O Existem três tipos de codificações RZ: O - RZ Unipolar O - NR Polar O - NR Bipolar

9 RZ Unipolar O Esta técnica de codificação apresenta as mesmas vantagens e desvantagens do NRZ unipolar. Os limites da onda estão sempre entre 1 e 0 e tomam o valor 1 quando o bit a codificar é 1 e 0 quando o bit a codificar é 0. No entanto, como já referi, os valores só têm metade do tempo bit.

10 NR Polar O Esta técnica de codificação apresenta as mesmas vantagens e desvantagens do NRZ polar. Os limites da onda neste tipo de codificação estão sempre entre -1 e 1. A onda toma valor 1 quando o bit a codificação é 1 e toma valor -1 quado o bit a codificar é 1 e toma valor -1 quando o bit a codificar é 0. No entanto mais uma vez, tem metade do valor.

11 NR Bipolar O Esta técnica de codificação apresenta as mesmas vantagens e desvantagens do NRZ Bipolar. Os limites da onda neste tipo de codificação estão entre -1, 0 e 1. Toma o valor 0 quando o bit a codificar é 0 e toma o valor 1 e -1 alternadamente quando o bit a codificar é 1. Contudo, só permanecem metade do valor.

12 Manchester O Este código de linha, à semelhança do RZ, também apresenta um Duty Cycle de 50%. Mas necessita do dobro da largura de banda. No entanto, exibe vantagens em relação aos anteriores, tais como, nunca apresenta componente nula. Existe 2 tipos de codificação Manchester: O - Manchester Normal O - Manchester Diferencial

13 Manchester Normal O Esta técnica de codificação é semelhante à RZ, também apresenta metade do valor em bit. Os valores limites de onda neste tipo de codificação estão entre 1 e -1. Assim, a transições entre 0 a 1 e 1 a 0 ocupam a largura de um bit desde o meio bit anterior até o meio bit seguinte.

14 Manchester Diferencial O Esta técnica de codificação também é semelhante ao RZ. Os limites da onda neste tipo de codificação estão entre -1 e 1, à semelhança do anterior. A diferença que aqui permanece é apenas, nas transições entre bits serem codificadas de forma diferença do anterior. As transições 0 a 1 e 1 a 1 ocupam a largura de um bit desde o meio bit anterior, até ao meio bit seguinte. As restantes transições, 0 a 0 e 1 a 0, ocupam apenas meio bit.


Carregar ppt "Técnicas de Codificação. É fundamental que a mensagem chegue sem erros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google