A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Itinerância da Equipe Itinerante

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Itinerância da Equipe Itinerante"— Transcrição da apresentação:

1 A Itinerância da Equipe Itinerante
Em homenagem ao Cláudio Perani sj, “pai desta criatura” * t i n e r a n t e Equipe Juntos Tecendo Nossa Rede e Missão na Amazônia

2 “Andem pela Amazônia e escutem o que o povo fala...” Uma vez Cacique,
No primeiro momento foi fundamental o Impulso, Ousadia, Teimosia, Coragem e Liberdade de espírito de Cláudio Perani, sj Uma vez Cacique, Cacique sempre!

3 “Dediquem-se a andar pela Amazônia.
Visitem as comunidades, as igrejas locais, as organizações... Observem tudo cuidadosamente e escutem atentamente o que o povo diz: suas demandas e esperanças, seus problemas e soluções, suas utopias e sonhos. Participem da vida cotidiana do povo. Observem e registrem tudo. Anotem o que o povo fala com suas próprias palavras. Não se preocupem com os resultados, o Espírito irá mostrando o caminho!” E abrindo o mapa da Amazônia, com um grande sorriso, Cláudio concluiu: “Coragem! Comecem por onde possam...” 3

4 A Itinerância da Equipe Itinerante:
Três perguntas fundamentais...

5 Com quem Deus nos convida a “complicar profeticamente”nossa vida em missão na Amazônia?
Sub-Urbanos Ribeirinhos Rostos O discernimento da missão é momento primeiro. A pergunta não foi: O que vamos fazer aqui na Amazônia? A gestão de recursos limitados é o momento segundo. Indígenas Mãe-Terra

6

7 Somos filhas e filhos da Mãe-Terra - G A I A – Foto e arte: Rosha

8 2. Onde estão os “rostos” e as feridas mais abertas?
Brasil Bolívia Perú Equador Colômbia Venezuela Goiana F. Guyana Surinam Núcleo BCP-2004 5 Membros: Rai, Graça, Marga, Cláudia e Selma. Núcleo Manaus-1998 6 Membros: Elisa, Luisa, Fernando, Deyanet, Hilário e Wesley. Núcleo BVG-2008 6 Membros: Gilmara, Idalina, Graça, Arizete, M. de Jesus e Fabiana. Núcleo BPB 2010? 2. Onde estão os “rostos” e as feridas mais abertas? Nas “fronteiras”, geográficas ou simbólicas. Onde as “feridas” estão mais abertas, os direitos socio-ambientais mais desrespeitados e a vida mais ameaçada.

9 Fronteiras Simbólicas
9

10 Inter-Institucionalidade
3. Como chegar nas “fronteiras”, nas “feridas socio-ambientais” mais abertas, onde a vida está mais ameaçada? I t i n e r â n c i a Inter-Institucionalidade Sozinho ninguém pode! Há que SOMAR para enfrentar esses grandes desafios missionários amazônicos.

11 Iº Encontro Interinstitucional Seminário Bom Pastor – Manaus, outubro de 2002
Total de participantes: 12 + Membros da Equipe: 7 Total de Instituições: 4 + Instituições na Eq-It: 4 Assuntos: Que valores ou intuições encontramos neste projeto da EI? Aprofundamento de várias questões: gênero; vida que tenta ter tudo em comum; distinção entre equipe e comunidade; abertura às pessoas que estão na equipe, mas que não estão na comunidade; manutenção na comunidade e na missão.

12 IIº Encontro Interinstitucional Xare, Centro Formação CIMI Manaus, dezembro/2003
PERU COLÔMBIA PARÁ RORAIMA Manaus Rio Solimões Rio Amazonas ACRE AMAPÁ Letícia Tabatinga Sta. Rosa Iquitos AMAZONAS Total participantes: 24 + Equipe: 9 + Instituições: 12 + Instituições na Eq.It: 5 12

13 Tema: “Interinstitucionalidade: O nosso tão importante quanto o meu”
VII Encontro Interinstitucional da Equipe Itinerante Manaus, Tema: “Interinstitucionalidade: O nosso tão importante quanto o meu”

14 Justiça e Espiritualidade Socio-Ambiental
Estar com quem ninguém quer estar. Estar onde ninguém quer estar. Estar como ninguém quer estar.

15 “Um outro apelo de Jesus, agora que sou velho, é a disponibilidade de andar onde não quero. Sem me preocupar...” + Claudio Perani sj, ( ) E nós, até onde estamos dispostos a continuar itinerando, arriscando juntos na busca de caminhos novos? Obrigado Cacique!


Carregar ppt "A Itinerância da Equipe Itinerante"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google