A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS TERRAS QUE OS EUROPEUS CONQUISTARAM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS TERRAS QUE OS EUROPEUS CONQUISTARAM"— Transcrição da apresentação:

1 AS TERRAS QUE OS EUROPEUS CONQUISTARAM
As culturas indígenas americanas; Os primeiros habitantes da américa; Sociedade de caçadores, coletores e agricultores; Tupis-guaranis na América do Sul.

2 1-) As culturas indígenas americanas;
1º Aspecto: Século XVI  chegada dos missionários jesuítas = catequização; 1988  Política Educacional para os indígenas mudou (Época da Nova Constituição); 2000  Modelo educacional passou a ser Intercultural e Bilíngue = “Escolas Indígenas”; LEMBRAR: Serviço de Proteção ao Índio (SPI) – criado por Marechal Rondon em 1910; FUNAI – Fundação de Nacional do Índio (1967). Padre Antônio Vieira – Política e oratória – combateu a exploração e escravização dos povos indígenas. Sermões: obra de considerável importância literária do barroco brasileiro e português.

3 2-) Os primeiros habitantes da América
Final do século XV – de índios e uma média de 1150 línguas e dialetos; Hoje – 218 etnias e uma média de 180 dialetos; Indígenas que habitavam a América se dividem em DOIS GRUPOS: 1-) AGRICULTORES, CAÇADORES E COLETORES: América do Norte e América do Sul: ex  Sioux e Tupis-guaranis; 2-) GRANDES CIVILIZAÇÕES AGRÍCOLAS: Mesoamérica (América Central): ex  Maias, Astecas e Quíchuas (Incas);

4 3-) Sociedade de Caçadores, Coletores e Agricultores:
ATIVIDADES  Homens e mulheres praticavam atividades distintas (divisão por gênero e por faixa etária); HOMEM  Derrubadas, preparação da terra para o cultivo, caça, pesca... MULHER  Agricultura, coleta, atividades domésticas, artesanato (produção de cestos...)... MATERIAIS UTILIZADOS: madeiras e pedras; AMERÍNDIOS  dominavam a arte de fazer fogo (Aquecimento, alimento, iluminação, proteção, fabricação de recipientes de barro ( ex: Ilha do Marajó);  não deixaram monumentos grandiosos: as construções eram, habitualmente, feitas de madeira, cipó e capim;  restos arqueológicos: Cerâmicas e Sambaquis.

5 CERÂMICA MARAJOARA A Cerâmica Marajoara é fruto do trabalho dos índios da Ilha de Marajó. A fase mais estudada e conhecida se refere ao período de 400/1400 dC. Marajó é a maior ilha fluvial do mundo, cercada pelos rios Amazonas e Tocantins, e pelo Oceano Atlântico. Localiza-se no Estado do Pará-PA, região norte do Brasil.

6 Sambaquis

7 ORGANIZAÇÃO SOCIAL: TRIBO  abrangente porque variava em termos numéricos; poderia reunir várias aldeias e controlar extenso território; Havia um poder político: GUERREIROS, XAMÃS (curandeiros, pajés em tupi-guarani); Algumas tribos se dividiam em CLÃS (Grupo que se reúne por parentesco e linhagem que é definido pela descendência de um ancestral comum); ANTROPOFAGIA  ESPÍRITO CANIBAL (ritual usado quando o guerreiro inimigo era vencido. Era uma forma de tomar para si as forças e a coragem do outro); LEMBRAR: O QUE É O MANIFESTO ANTROPOFÁGICO??

8 PRÉ-COLOMBIANOS

9 AMÉRICA DO NORTE - SIOUX
Significado: serpente; Os Sioux eram bastante diversificados e se subdividiam em outros grupos: SANTEES, YANKETONS, TÉTONS... Viviam nos prados (campos) do Mississipi e Missouri; Eram aliados dos CHEYENNES; Eram inimigos dos CROW; Possuíam o próprio idioma, mas uma linguagem de sinais permitia a comunicação com outras tribos; AGRICULTURA: milho, caça do bisão, búfalo; OSSOS, CHIFRES: eram utilizados na fabricação de armas; Vestimentas, Utensílios domésticos, tendas; Religiosidade: dança do sol.

10 AMÉRICA DO SUL: TUPI-GUARANIS
Localização: litoral Sul-Americano  do Norte ao Rio da Prata; ALDEIAS: em média 500 pessoas, 6 grandes casas; MOBILIÁRIO: redes, objetos de madeira e cerâmicas; utensílios de pedras e ossos; AGRICULTURA: mandioca, milho, batata doce, amendoim, abacaxi, pacova (Banana); Acreditavam na Reencarnação  nas crianças; Ritual Antropofágico: canibalismo (praticado pelos Tamoios e tupinambás)  comer a carne do guerreiro = significado místico

11 4-) Grandes Civilizações Agrícolas
CULTURAS PRÉ-COLOMBIANAS: Comunidades Altamente Desenvolvidas; Monumentos de grande proporção; Escrita, sistema matemático, astronomia, calendário; MESOAMÉRICA  MÉXICO (América Central) Maias e Astecas (matriz desses povos OLMECAS) REGIÃO ANDINA  Equador, Chile, Bolívia, Peru = Quíchuas ou Incas; “... Estão longe os tempos em que autores [...] podiam considerar as altas culturas pré-colombianas como primitivas. Elas eram, pelo contrário, como tem sido demonstrado cada vez com maior clareza e riqueza de dados, sofisticadas e complexas; e apresentavam, em suas relações sociais e em suas categorias de pensamento, lógicas coerentes [...]” CARDOSO, Ciro Flamarion. Poder político e religião nas altas culturas pré-colombianas: astecas, maias e incas. In: VAINFAS, Ronaldo (org). América em tempos de conquista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992

12 Os Astecas: guerreiros dos Deuses
Espanhóis pisaram em terras do atual México no século XVI – encontraram um poderoso Império na região; Os astecas  souberam absorver a cultura dos povos vencidos na região; Dentre as maiores contribuições assimiladas estão as dos maias no que refere à ASTRONOMIA e na CONTAGEM DO TEMPO; CULTURA OLMECA  considerada a matriz de todas as culturas posteriores da Mesoamérica (séc. XII a.C.); CALENDÁRIO SOLAR: composto de 18 meses e 20 dias e mais 5 dias complementares; POLÍTICA: espécie de monarquia de caráter teocrático e militar.

13 TLACATECUHTLI  chefe dos guerreiros = comandava os exércitos e cuidava da política externa; (domínio pelas armas); AGRICULTURA: Sofisticada, desenvolvimento de IRRIGAÇÃO = o que possibilitou a fixação de um grande número de pessoas numa mesma região; GRANDE HIERARQUIZAÇÃO SOCIAL  Nobreza, comerciantes e artesãos de elite, escravos, camponeses, prisioneiros de guerra; ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL; ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO URBANÍSTICA  evidenciavam um profundo conhecimento de cálculos matemáticos; TENOCHTITLÁN  Capital do Império = suntuosos canais, praças, templos, palácios, lojas, residências (muito maiores do que a maior cidade espanhola na época da conquista do México = SEVILHA); CONQUISTADORES: Bernal Díaz del Castillo = chegou a afirmar que a cidade podia ser equiparada a Constantinopla ou Roma.

14 Os Maias: senhores do tempo
Cidades-Estados independentes; Teocracia: autoridade emanada pelos deuses é exercida por um representante na Terra; Esse representante tinha CARÁTER HEREDITÁRIO: HALACH UINIC; Halach Uinic e a Elite  cercados de guerreiros e exerciam funções políticas e religiosas; PRESTÍGIO: ligado à capacidade de fazer prisioneiros durante as guerras para sacrificá-los em rituais religiosos; Entre IV e X da era cristã: cultura maia floresceu no sul do México (Península de Iucatán) e na América Central; CIDADES-ESTADOS MAIAS: já se encontraram em declínio no momento da conquista espanhola – a destruição de seus registros limitou o avanço dos estudos, principalmente no que se refere à escrita de caracteres hieroglíficos.

15 Conheciam os ECLIPSES solares e o movimento dos planetas;
Apesar da escassa documentação, os estudos permitiram reconhecer o extraordinário impulso dado pelos maias aos conhecimentos matemáticos e astronômicos: Conheciam os ECLIPSES solares e o movimento dos planetas; Seus cálculos utilizavam a NOÇÃO DO ZERO  permitiram elaborar calendários complexos, usados para prever movimentos dos astros ao longo de milhares de anos; ESSES CALÉNDÁRIOS ATÉ HOJE PREOCUPAM OS PESQUISADORES; MAIS IMPORTANTES CALENDÁRIOS MAIAS: Solar: 18 meses e 20 dias e 5 complementares; Calendário Sagrado: 260 dias, baseado em combinações de 20 signos e 13 números  deles se originavam ciclos de 52 anos, que é o tempo necessário para que o calendário solar se coincida com o início do calendário sagrado; OBS: Coincidência ou não, um desses ciclos se iniciava justamente no dia em que os espanhóis desembarcaram no México;

16 Os Quíchuas, súditos dos Incas
Império Inca  abrangia terras dos atuais Peru, Equador, Bolívia, Chile e Argentina; Etnia Quíchua  o mais extenso da América Pré-colombiana; Século XIV  surgiu em torno do núcleo quíchua de Cuzco (Umbigo), no Peru, e em 100 anos expandiu-se vigorosamente em várias regiões; Não houve tempo para consolidar conquistas ou organizar efetivamente sua administração  talvez por isso em 1532 tenha ruído com a chegada dos espanhóis; MONARQUIA TEOCRÁTICA HEREDITÁRIA; Governante: considerado descendente direto do Sol e sua encarnação adorada como um Deus  também era comandante supremo do exército e legislador; Podia ter várias mulheres, além da coya, a esposa principal;

17 Não havia regras definidas para a sucessão: o que gerava conflitos entre os irmãos pelo poder;
Choques desse gênero enfraqueceram o Império Inca pouco antes da Conquista Espanhola, tornando-a mais fácil; Contribuíram também para a instabilidade: frequentes confrontos entre altos funcionários do Estado; Apesar disso a base da sociedade andina mostrou extraordinária solidez  sobreviveram à queda do Império e atravessaram séculos formando pequenas comunidades camponesas; CAMPONESES: foram a principal força do Império  agricultura sustentava todas as classes e forneciam um dia de trabalho para a construção de canais de irrigação e das estradas que cortavam todo o império; Cidades que se destacam: Cuzco e Machu Picchu grandes pirâmides escalonadas e construções de pedra e adobe (tijolo cru); Utilizavam alpaca e lhama: transporte, lá, alimento; Conheciam: astronomia, astrologia e conceitos matemáticos (sistema numérico decimal);

18 IMPÉRIO INCA CUZCO (Umbigo) MACHU PICCHU (Velha Montanha)

19 Atividade de casa Fazer os exercícios: 1, 3, 5, 6 8 e 10
PARA O DIA: 10/02


Carregar ppt "AS TERRAS QUE OS EUROPEUS CONQUISTARAM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google