A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lembre-se: essa é uma época de mudanças – Reformas na Igreja (Rei Henrique, rompe com os Católicos em 1534). As terras da Igreja foram confiscadas, e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lembre-se: essa é uma época de mudanças – Reformas na Igreja (Rei Henrique, rompe com os Católicos em 1534). As terras da Igreja foram confiscadas, e."— Transcrição da apresentação:

1

2 Lembre-se: essa é uma época de mudanças – Reformas na Igreja (Rei Henrique, rompe com os Católicos em 1534). As terras da Igreja foram confiscadas, e distribuídas entre nobre e burgueses (formando uma aliança). Por fim, temos a dinastia Stuart subindo ao poder (rainha Elizabeth I, morre sem herdeiros – Tudor)

3 Anglicanos: conservavam a estrutura da Igreja Católica (baseada nos Bispos) e eram agentes do Rei. Presbiterianos (puritanos): burgueses, defendiam uma Igreja mais democrática. Em geral contrários a Coroa.

4 O rei Jaime I soube ser impopular na Inglaterra, com um projeto absolutista. Buscava recursos sempre aumentando impostos e criava monopólios. Em contra partida a população desejava ser livre para produzir, comprar e vender. Para complicar sua popularidade, Jaime I ainda aliou- se com os inimigos (aproximando da Igreja Católica e dos Espanhóis)...

5 Em 1605 um grupo católico tentou invadir o parlamento e explodi-lo usando mais de trinta barris de pólvora. Matando assim o Rei Jaime I que estaria presente. O detonador seria Guy Fawkes (que inspirou a imagem do inicio da representação...). Essa tentativa de revolução, é uma grande influência nos dias de hoje. Como em filmes (V de Vingança) e em movimentos como Anonymous... Agora pergunte-se: Porque isso não está nos livros de história?

6 O Parlamento inglês que Fawkes tentou explodir era composto de: Câmara dos Lordes Câmara dos Comuns Na verdade é assim até hoje na Inglaterra...

7 Com a impopularidade no auge Jaime I sai do poder e em seu lugar entra seu Filho Carlos I Mas Carlos I parece não ter apreendido a lição e vai piorar as coisas. Entrando em atrito com o Parlamento. O rei então irá convocar, tentar influenciar, fechar e reabrir o Parlamento diversas vezes.

8 Do lado do rei ficaram os cavaleiros- nobres, latifundiários, católicos e anglicanos. Os adeptos do Parlamento eram os cabeças redondas por não usarem perucas – presbiterianos e puritanos - pequenos proprietários de terra, comerciantes e camponeses. Os soldados do rei ganharam os primeiros combates, mas de 1644 em diante começaram a perder.

9

10 O exército do parlamento era chefiado por Oliver Cromwell que estabeleceu a promoção por merecimento no exército. Oliver Cromwell assume o poder e instaura uma férrea ditadura. Condenou o rei à decapitação em A Inglaterra tornou-se uma república oligárquica e termina a primeira fase da revolução inglesa.

11

12

13 Cromwell Reprimiu fortemente os católicos irlandeses. Determinou que todo o transporte de mercadorias para a Inglaterra e da Inglaterra para o exterior somente poderia ser feito em navios ingleses. Procurou fortalecer a marinha. Além de abolir o que restava dos antigos domínios feudais. Acelerou o processo de redistribuição de terras e dos chamados Cercamentos.

14

15 Com a morte de Cromwell, seu filho não consegue manter a poder (faltava a carisma e liderança nata do pai) Carlos II assume, depois que comprometeu-se a observar a Carta Magna, a Petição dos Direitos e a respeitar o Parlamento. Não cumpre o acordo e em 1681 o rei dispensou completamente o poder legislativo. Assume o poder Jaime II, que Despertava temores no Parlamento pois tinha aspirações absolutistas ainda maiores que Carlos II.

16 Revolução gloriosa ( ou sem sangue) por que foi uma revolução sem derramamento de sangue, sem a sublevação de camponeses, artesãos e das demais camadas urbanas. Jaime foi considerado abdicado, por sua fuga voluntária, portanto declarou-se o trono vago. Guilherme e Maria foram declarados soberanos conjuntamente. Guilherme assina a Declaração dos direitos - Bill of Rights 1689 – O rei dava plenos poderes ao parlamento.


Carregar ppt "Lembre-se: essa é uma época de mudanças – Reformas na Igreja (Rei Henrique, rompe com os Católicos em 1534). As terras da Igreja foram confiscadas, e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google