A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Saúde Bucal -Série Solução SST- Aula 1 Departamento Regional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Saúde Bucal -Série Solução SST- Aula 1 Departamento Regional"— Transcrição da apresentação:

1 Curso Saúde Bucal -Série Solução SST- Aula 1 Departamento Regional
Coordenadoria de Educação Local, 00 de mês de 2010.

2 Introdução Saúde bucal
Uma boca saudável e um belo sorriso dependem, fundamentalmente, de cuidados de higiene bucal. Neste curso vamos conhecer os seguintes assuntos: - Higiene bucal; - Boca e dentes; - Cuidados de higiene oral; - Utensílios de higiene dental; - Principais doenças da boca; - Prevenção e diagnóstico precoce; - Quando devemos escovar os dentes; - Visita ao dentista.

3 Objetivos Compartilhar os princípios básicos sobre a higiene bucal.
Conhecer as principais doenças bucais e as formas de preveni-las. Cabe destacar que o objetivo deste curso é educação e prevenção em saúde bucal, ressaltando a importância dos cuidados básicos de higiene bucal no dia a dia para uma boa saúde bucal e um sorriso saudável. Enfatizar que a falta de higiene bucal está relacionada a doenças bucais que podem contribuir para desenvolvimento de doenças sistêmicas em nosso organismo. Assim, na Aula 1, veremos os cuidados necessários para uma higiene oral adequada e, na Aula 2, conheceremos as principais doenças da boca.

4 Notícias na mídia Estudos revelam que existe uma relação entre as doenças periodontais e uma má qualidade da saúde do organismo, ou doenças sistêmicas. Explicar que a doença periodontal é relativa à gengiva. O que preocupa os especialistas é que estudos divulgados recentemente demonstraram que doenças periodontais avançadas podem aumentar a incidência de problemas cardiovasculares, cerebrais, respiratórios, diabetes, além de possuírem relação com a gestação prematura e o nascimento de bebês com baixo peso. "Claro que isso não quer dizer que necessariamente quem tenha problemas bucais irá sofrer de outras doenças, mas a predisposição genética ligadas aos fatores determinantes favorece o quadro". De acordo com os estudos realizados em períodos de mudança hormonal, como na gravidez, puberdade e menopausa, as mulheres ficam mais suscetíveis a doenças periodontais. As doenças cardíacas ainda estão sendo estudadas, mas acredita-se que os microrganismos bucais possam entrar na corrente sanguínea e atingir áreas de aterosclerose, podendo causar um infarto, angina ou um derrame. Uma outra doença é a endocardite bacteriana (infecção do tecido que reveste as válvulas cardíacas, átrios e ventrículos) que pode estar relacionada à gengivite. As pesquisas ressaltam que o paciente apresenta um sangramento na cavidade bucal, uma quantidade de bactérias penetra na corrente sanguínea. Se a pessoa for cardiopata, pode gerar uma infecção no endocárdio. "Atualmente a odontologia está ampliando o campo de trabalho e realizando diversas pesquisas, com o objetivo de manter a harmonia entre a saúde bucal e a de todo o organismo". Disponível em: (Acesso em: 14 dez )

5 Notícias na mídia Dados revelam que nos Estados Unidos 60 milhões de pessoas sofrem com a periodontite avançada e moderada. No Brasil, 98% dos adolescentes entre 7 e 14 anos de nível econômico alto têm gengivite. Nas classes mais baixas esse índice se aproxima dos 100%. Considerando o slide anterior, comentar que isso é perigoso e que a melhor forma de prevenir esses agravos é através de uma higiene bucal adequada. Falaremos sobre isso a partir do próximo slide. Disponível em: Acesso em: 14 jan )

6 Conceito de higiene bucal
Refere-se aos hábitos de higiene praticado, a fim de manter a saúde da boca. A higiene bucal é um componente fundamental da higiene corporal das pessoas, sendo parte inseparável da saúde geral do indivíduo. Está associada a práticas de uma boa escovação diária, sempre (principalmente) após as refeições, ao uso de fio dental e de flúor. Visto que, após cada refeição ficam restos alimentares e se eles não forem removidos, acumulam-se, atraindo bactérias que se transformam em ácidos. Esse ácido ataca o esmalte dos dentes provocando as cáries. Convidar os participantes para revisarem quais são as estruturas que integram a boca e, na sequência, quais as estruturas que formam os dentes. Após essa revisão, entrar em “saúde bucal”. Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

7 A boca A boca é composta por: dentes, gengiva, língua, bochecha,
lábio. A boca desempenha funções importantes, permitindo que a pessoa possa mastigar, engolir e falar. Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

8 Os dentes Estruturas do dente
O dente é formado por quatro camadas diferentes: A – esmalte, B – dentina, C – polpa, D – cemento. O dente é formado por quatro camadas diferentes: A - Esmalte: camada externa, esbranquiçada e muito dura. B - Dentina: camada abaixo do esmalte, composta por canalículos que contêm líquidos. C - Polpa: parte de dentro do canal, que contém sangue e nervo. D - Cemento: parte que forma a raiz, ligada ao osso alveolar através de fibras. A dentição completa é composta de 32 dentes permanentes. Adaptado. Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

9 Cuidados de higiene bucal
Acontece através do uso correto dos utensílios. Escova Creme dental Flúor Fio dental Lembrar que uma higiene bucal completa se dá através do uso dos itens citados acima.

10 Além das medidas de higiene bucal já citadas, vocês acreditam que uma alimentação saudável pode contribuir para a saúde da boca? Deixar os participantes responderem e alinhar reflexão. Lembrá-los de que existem alimentos que contribuem para a saúde da boca e para o fortalecimento dos dentes, como: queijo, ovos, cereais, legumes, verduras, carnes, peixes, aves e frutas frescas. Por outro lado, existem alimentos que prejudicam a saúde da boca, favorecendo o aparecimento de cáries e outras doenças. São eles: bebidas alcoólicas, refrigerantes, biscoitos e doces. Porém, é importante destacar que a higiene bucal deve ser realizada para manter a saúde da boca, após a ingestão de qualquer alimento. Então, vamos conhecer quais os passos de uma higiene bucal adequada? Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

11 Cuidados de higiene bucal
Os dentes, a gengiva e a língua, devem estar sempre limpos para não serem atacados pelas bactérias. Os dentes, a gengiva e a língua devem estar sempre limpos para não serem atacados pelas bactérias. As bactérias são pequenos microrganismos e não conseguimos vê-los. Porém são eles que destroem nossos dentes e afetam a nossa saúde. Então, vamos revisar como utilizar os quatro aliados citados anteriormente (a escova, o creme dental, o fio dental e o flúor)? Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

12 Utensílios de higiene bucal
Escova dental A escova dental tem a função de remover parte dos restos de comida e bactérias. A escova dental tem a função de remover parte dos restos de comida e bactérias. Ela limpa os dentes na frente, atrás, em cima, embaixo, a gengiva e a língua. Ao escovar os dentes, você impede a formação ou desenvolvimento das placas bacterianas. Assim, fica protegido contra as cáries. As escovas dentais, com o tempo, perdem a sua finalidade. As cerdas (fiozinhos de nylon) vão perdendo o seu formato original, conforme a intensidade de uso. Esse é o sinal de que está na hora de trocá-la. Importante! Depois que escovamos os dentes, devemos lavar bem a escova, para que as cerdas durem mais tempo. Não se esqueça!!! Troque regularmente sua escova (a cada quatro meses aproximadamente). Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

13 Este é o sinal de que está na hora de trocar a escova de dentes
Lembrar que além de lavar adequadamente após a utilização, as escovas devem ser trocadas a cada quatro meses, aproximadamente. Além dos cuidados com a manutenção da escova, vamos relembrar como usá-la para que mantenham a boca adequadamente limpa? Escova nova Escova velha Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

14 Passos para uma boa higiene dos dentes
Creme dental e pasta de dente Escove bem entre os dentes e a gengiva e o lado da frente dos dentes, com movimentos circulares. Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

15 Passos para uma boa higiene dos dentes
Escovar o lado de trás dos dentes (lado de dentro) e o céu da boca. Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

16 Passos para uma boa higiene dos dentes
Em cima dos dentes (na parte onde nós mordemos) passar a escova para frente e para trás, para direita e para esquerda. Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

17 Passos para uma boa higiene dos dentes
Por último, escovar a língua, varrendo todas as bactérias para fora da boca. Revisada a técnica da escovação (uso da escova e creme dental), revisar como se deve fazer o uso do fio dental. Disponível em: Acesso em: 30 mar )

18 Passos para uma boa higiene dos dentes
Fio dental É um importante item utilizado na higiene bucal e deve ser usado no mínimo uma vez por dia. Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

19 Passos para uma boa higiene dos dentes
Como usar o fio dental Cortar um pedaço do fio dental e enrolar um pouco num dedo de uma mão e o restante num dedo da outra mão. Esticar bem. Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

20 Passos para uma boa higiene dos dentes
Segurar firme e ir colocando o fio dental devagar entre os dentes até encostar na gengiva. Subir o fio dental devagar puxando para cima e para baixo. Assim, retira a sujeira invisível. Enrolar o pedaço sujo no dedo, desenrolar o pedaço limpo para limpar. Assim, não leva sujeira de um dente para outro. Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

21 Passos para uma boa higiene dos dentes
Flúor É uma das formas mais eficazes de prevenção e combate às cáries e de evitar o enfraquecimento dos dentes. É um elemento que ajuda a evitar a cárie dentária e a dificultar a destruição do esmalte, acelerando o processo de remineralização. O enxaguatório (gargarejo) bucal com flúor é muito importante principalmente à noite, pois é nesse período que as bactérias se tornam oportunistas e atacam a superfícies dos dentes causando cárie dentária e problemas gengivais. Os benefícios dos enxaguatórios são muitos, dentre os quais podemos destacar: ajudam a eliminar as bactérias que causam a gengivite, a placa bacteriana, o mau hálito e a cárie dentária, atuando onde a escova dentária não alcança, pois permanece por mais tempo na boca uma vez que não enxaguamos a boca após a utilização. Existem diversos enxaguatórios bucais no mercado com diversas formulações e diversos sabores, mas é importante que ele contenha flúor para ajudar a reduzir o risco de cárie dentária. É importante que, em caso de dúvidas, seu dentista seja consultado para que ele possa esclarecê-las e indicar o enxaguatório bucal ideal para o seu caso. Portanto, não se esqueça que o enxaguatório bucal é um complemento importante da sua escovação dentária diária, devendo ser utilizado pelo menos uma vez ao dia. Referência: Higiene Oral Básica: A Importância da Utilização dos Enxaguatórios Bucais. Disponível em: < em: nov. 2009 Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

22 Passos para uma boa higiene dos dentes
Como usar o flúor É recomendado: Usar depois de escovar. Passar o fio dental. Realizar bochecho. Comentar que seguindo esses passos, os resultados serão melhores . Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

23 Importante! Para higienizar aparelhos ortodônticos, recomenda-se que sejam seguidas as orientações de um dentista. Para higiene da dentadura, é importante seguir as dicas seguintes.

24 Segure a prótese na palma da mão.
Enxágue a dentadura. Creme dental na escova. Segure a prótese na palma da mão. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. (Acesso em: 30 mar )

25 Durante a noite, é indicado mantê-la em um copo com água.
Escove-a por dentro e por fora durante dois minutos. Enxágue. Durante a noite, é indicado mantê-la em um copo com água. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. (Acesso em: 30 mar )

26 Dicas para realizar uma limpeza mais rigorosa da dentadura
Mergulhe a dentadura por uma hora em vinagre branco, a cada duas semanas. Ou em meio copo d’água com três gotas de água sanitária por 30 minutos, duas vezes por semana. Além da higiene da dentadura, vale ressaltar os cuidados de higiene com aparelhos ortodônticos. A limpeza dever ser feita sempre que você comer, portanto, leve consigo sempre uma escova e também o fio dental, pois é superimportante nessa limpeza. Os passos da escovação são os mesmos da escovação dental citado nos slides anteriores. Também é importante que você faça visitas regulares ao dentista. Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

27 Quando devemos escovar os dentes?
Ao acordarmos e antes de dormir. Depois do café e lanche. Explicar que esses períodos de escovação coincidem com a alimentação, pois é importante não deixar resíduos de alimentos na boca, para que as bactérias não se alojem ali e as cáries não apareçam. Depois do almoço. Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

28 Visita ao dentista Devemos ir ao dentista regularmente ou quando apresentarmos: dor de dente; dor quando comer algum doce; dor quando beber algo gelado ou quente; manchas escuras no dente; buraco no dente; É indicado visitas preventivas ao dentista a cada 6 meses ou, no máximo, a cada 12 meses. Independente dessas visitas regulares, algumas situações exigem novas visitas. Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

29 Devemos ir ao dentista regularmente ou quando apresentarmos:
sangramento na gengiva durante ou após a escovação; gengiva com inchaço, avermelhada com pus; ferida em qualquer lugar da boca; dente mole; mau hálito. Assim, o instrutor deverá terminar a primeira aula e convidar os participantes para a Aula 2, na qual serão vistas as principais doenças da boca. Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

30 Agradecemos sua participação e esperamos você na próxima aula.
Neste momento o instrutor encerra o encontro e convida os participantes para continuar a reflexão na aula 2.

31 Curso Saúde Bucal -Série Solução SST- Aula 2 Departamento Regional
Coordenadoria de Educação Local, 00 de mês de 2010. Para a aula 2, o instrutor pode levar cartolinas e materiais para produção de cartazes. Instrutor: Lembre os participantes que na aula anterior vocês revisaram conhecimentos importantes para uma higiene bucal adequada, e que nesta segunda aula conhecerão as principais doenças da boca.

32 Principais tópicos da aula 1
Na aula 1, você conheceu as formas de higienizar a boca. Você compreendeu também que a higiene bucal ajuda a manter o corpo sadio e longe de doenças.

33 Principais doenças da boca
Problemas mais comuns Cárie dentária Doenças periodontais (gengivite e periodontite) Má oclusão (dentes tortos) Câncer bucal Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

34 Cárie dentária Doença infectocontagiosa formada pela placa bacteriana, que é uma massa amarelada pegajosa que se forma sobre os dentes, composta por bactérias. Um dos maiores inimigos de nossos dentes é a cárie. Em geral, ela começa na superfície, entre os dentes ou, ainda, entre o dentes e a gengiva. Lembrando: sempre onde ficam restos de comida por algum tempo. Em virtude disso, os dentes que são atacados pelas cáries ficam pretos, com buracos. Muitas vezes, esses eventos causam a dor de dente. No inicio da cárie não dói, mas progride pouco a pouco até corroer o esmalte e produzir uma abertura maior no dente, muitas chegam até a destruí-lo. Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

35 Placa bacteriana É um agregado de bactérias que coloniza a cavidade bucal. Em poucos dias, a gengiva fica inchada, avermelhada, com inflamação, dói e começa a sangrar. A placa bacteriana consegue se fixar principalmente nas regiões de difícil limpeza, como a região entre a gengiva e os dentes ou a superfície dos dentes posteriores (dentes do fundo da boca), que apresentam mais reentrâncias (possuem mais ângulos e curvas). As bactérias preferem estar mais perto da gengiva e mais escondidas; assim sobrevivem melhor, pois ficam isoladas dos ataques salivares e dos atritos (lábios, bochecha, língua, escova etc.) e tem farta refeição dos fluidos da gengiva, principalmente se esta se encontra inflamada. Por isso, durante a escovação é importante ficar atento para esses lugares mais difíceis de limpar. (SESC/DN, 2007) Se não tratarmos logo, ataca o osso onde está o dente, que acaba ficando mole e pode até cair. Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

36 Doenças periodontais São infecções nas estruturas de suporte dos dentes, causadas por bactérias. As mais frequentes são a gengivite e a periodontite. Doenças periodontais são consideradas infecções nas estruturas de suporte dos dentes (osso, ligamento periodontal e gengiva) causadas por bactérias presentes na placa. É uma das grandes responsáveis pela perda de dentes em adultos e pode também provocar alterações na gengiva em virtude da má higiene oral. As alterações mais frequentes em termos de doença são: gengivite (inflamação na gengiva) e periodontite (perda de suporte ósseo dos dentes). (ABC da Saúde, 2001, 2009) Referência: ABC da Saúde: Higiene Oral e Doença Periodontal. Copyright 2001,200 Disponível em:< Acesso em: nov Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

37 Gengivite É causada por processo inflamatório que deixa a gengiva vermelha, inchada e sensível. A gengivite é causada por processo inflamatório que deixa a gengiva vermelha, inchada e sangrante, seja ao toque da escova, fio dental, palito ou alimentos. Elas estão frequentemente associadas ao mau hálito e ao tártaro. Algumas vezes, podem determinar um crescimento da gengiva até mesmo cobrindo os dentes. A causa principal é o acúmulo demasiado de bactérias (placa) entre a gengiva e o dente. A gengivite causa desconforto, sangramento e mau hálito. (ABC da Saúde, 2001, 2009) Referência: ABC da Saúde. Higiene Oral e Doença Periodontal. Copyright 2001,200 Disponível em:< Acesso em: nov Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

38 Periodontite É uma inflamação crônica e destrutiva que pode levar à perda do tecido de suporte dos dentes e à perda dentária. Periodontite é uma infecção que ataca e, com o tempo, destrói as estruturas que envolvem e sustentam os dentes. São atingidas a gengiva, o suporte ósseo e a camada externa da raiz do dente. A principal causa para o aparecimento desse mal é o acúmulo de bactérias, mas, alterações orgânicas como diabetes, leucemia, desnutrição, aids e, inclusive, o tabagismo (fumo), também podem ser responsáveis. (BRAGA, et al, 2007) Referencia: BRAGA, F.S.F et al. Artrite Crônica e Periodontite. Rev. Bras. Reumatol, v. 47, n.4, p , jul/ago, Disponível em: < Acesso em: nov Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

39 Má oclusão É provocada por algum desvio da oclusão normal dos dentes.
A má oclusão dentária ocorre por algum desvio da oclusão normal dos dentes. Oclusão é o fechamento dos dentes e a força dos dentes da arcada superior é igualmente distribuída na arcada de dentes inferior. Caso isso não esteja ocorrendo, o problema chama-se má oclusão, ou seja, mal fechamento dos dentes. Apesar da má oclusão não estar relacionada com a falta de higiene, ela pode dificultá-la, por isso está sendo citada neste curso. Referência: NOJIMA L.I. Classificação de Angle e Simon. Trabalho apresentado a Disciplina de Ortodontia II do Curso de Mestrado em Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Disponível em: < Acesso em: nov Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

40 Câncer bucal São tumores malignos que acometem a cavidade da boca e garganta. Desenvolve-se a partir de pequena lesões nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares. Explicar no item 1 que tumor maligno é o mesmo que câncer. Explicar no item 2 que lesões são feridas. São tumores malignos que acometem a cavidade oral (boca) e a orofaringe (parte da garganta, posterior à boca). Ele pode se desenvolver a partir de lesões pré-malignas nos lábios, língua, palato duro (céu da boca), palato mole (parte final do céu da boca), gengiva, amídala e glândulas salivares (INCA, 2007). Referência: INCA – INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. Folder de Câncer Bucal. Ministério da Saúde. Ria de Janeiro. Disponível em: < Acesso em: 5 nov (INCA, 2007)

41 Câncer bucal Principais sintomas
Presença de ferida que não cicatriza em duas semanas. Caroços indolores, podendo sangrar ou não. Carcinoma: câncer bucal mais comum Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

42 Câncer bucal Principais sintomas
Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dor na garganta que não melhora. Vejam no slide seguinte, mais algumas formas do câncer de boca se manifestar. Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

43 Câncer bucal Disponível em: (Acesso em: 30 mar ) Disponível em: (Acesso em: 30 mar ) Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

44 Fatores de risco para câncer bucal
Fumo e o álcool Má higiene bucal Próteses dentárias mal adaptadas ou quebradas Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

45 Fatores de risco para câncer bucal
Dentes fraturados ou com bordas cortantes Alimentação pobre em vitaminas e minerais (principalmente a vitamina C) Exposição excessiva ao Sol (câncer do lábio)

46 Prevenção e diagnóstico precoce
Ajustar as próteses, tratar os dentes e efetuar uma boa higiene bucal. Diminuir o álcool e o tabagismo. Manter uma dieta saudável. Realizar o “autoexame” da boca. Segundo INCA (2007), o fumo está associado a 90% dos casos de câncer oral em homens e a 60% em mulheres. O álcool está associado a 55% dos casos.

47 Autoexame da boca Técnica simples, que a própria pessoa pode fazer, bastando que tenha um espelho e esteja em um ambiente iluminado. A maioria das doenças apresenta tratamento mais efetivo quando são descobertas cedo, assim, é importante fazer o autoexame. Procure um local iluminado e fique em frente a um espelho (tire dentaduras ou pontes); Olhe a pele do rosto e pescoço e apalpe o pescoço. Disponível em: ()cesso em: 30 mar

48 Autoexame da boca Olhe seus lábios por fora e por dentro.
Examine a gengiva e as bochechas. Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

49 Autoexame da boca Coloque a língua no “céu” da boca e olhe embaixo da língua. Coloque a língua para fora e olhe sua garganta. Disponível em: (Acesso em: 27 jul )

50 Autoexame da boca Segure a língua com uma gaze e puxe-a para um lado, depois para o outro, examinando as laterais. Olhe também seus dentes, pois podem ter cáries. Disponível em: (Acesso em: 27 jul )

51 Recomendação importante
Faça esse exame uma vez por mês. Se notar alguma anormalidade, procure um dentista ou médico. Esteja sempre atento aos sinais de: feridas; caroços; verrugas; manchas brancas ou avermelhadas. Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

52 Como diminuir o risco das doenças da boca?
Não fumar e moderar o consumo de bebidas alcoólicas. Não esquecer da boa higiene oral. Adotar um estilo de vida saudável. (INCA, 2007).

53 Outras doenças da boca Além da cárie e doenças periodontais, podem ocorrer várias outras doenças bucais; como doenças infecciosas que são causadas por: fungos (“sapinhos”); vírus (herpes); bactérias (pneumonia). Referência: Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Cartilha: Sorria toda vida viva com saúde bucal: Autocuidados e cuidadores. Disponível em: Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

54 Outras doenças da boca Candidíase (“sapinhos”)
Causada por fungos, aparece na parte interna da boca com o aspecto de leite coalhado, placas brancas ou pontos avermelhados. Os fungos podem provocar o desenvolvimento de candidíase oral, conhecida popularmente como “sapinho”. Esse problema se manifesta quando nossa resistência (imunidade) está baixa, sendo que se agrava em pessoas que utilizam próteses removíveis: dentadura e/ou ponte móvel. Outro fator que pode desencadear a candidíase é a higiene deficiente da boca e próteses. Nesses casos, é fundamental a boa higiene da boca e das próteses e, para alívio da ardência ou dor, pode-se realizar bochechos com soluções apropriadas, indicadas pelo dentista. Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

55 Outras doenças da boca Herpes
Herpes é uma doença contagiosa (transmitida de pessoa a pessoa), causada por vírus. Herpes labial é uma doença infecciosa, provocada por um vírus, que permanece no sangue inativo durante a maior parte da vida do indivíduo infectado, mas é recorrente e em geral volta a se manifestar no mesmo local da infecção anterior. O vírus do herpes pode se manifestar em qualquer local da pele ao longo do corpo ou mucosas, como nos lábios, e é transmitido através do contato com as secreções produzidas pelas bolhas da ferida. Existem dois tipos de vírus do herpes simples: o tipo 1 e o tipo 2. Geralmente, o tipo 1 é responsável pelos casos de herpes labial, e o tipo 2, pelo herpes genital. Como acontece a transmissão do vírus? A infecção pelo herpes se dá através do contato direto com lesões infectadas pelo vírus. Esse primeiro contato se dá, invariavelmente, durante a infância. A situação mais comum de contágio é aquela em que algum dos pais (ou parentes próximos) é portador do vírus, apresenta as lesões em lábio e entra em contato direto com a pele da criança. Quais as causas da reativação do vírus? Alguns fatores desencadeantes comuns são: febre, exposição ao Sol, distúrbios gastrintestinais, trauma mecânico, estresse e períodos menstruais. Não existe cura para o herpes, mas existe tratamento. O tratamento visa diminuir a frequência com que os episódios ocorrem. Apesar de não ser uma doença provocada unicamente pela falta de higiene bucal, ela pode ser um fator determinante (pessoas com higiene inadequada têm maiores chances de apresentar) e agravante (pessoas que apresentam herpes e não têm higiene adequada podem desenvolver outras infecções). Referência: VIERIA, A.G. Herpes Labial. Disponível em:< Acesso em: nov Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

56 Outras doenças da boca Pneumonia
Infecção dos pulmões que pode ser causada por bactéria da boca.  É importante ressaltar que a má higienização ou a falta dela pode aglomerar bactérias e resíduos alimentares que levam a causa de pneumonias aspirativas. Além disso, estudos também comprovaram que as doenças infecciosas da boca podem causar ou agravar outras enfermidades. Referência Secretário de Estado da Saúde de São Paulo. Cartilha: Sorria toda vida viva com saúde bucal: Autocuidados e cuidadores. SES – SP Saúde bucal. Disponível em: Manual Merck. Distúrbios do Coração e dos Vasos Sangüíneos – Endocardite. Disponível em:< Acesso em: nov Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

57 Outras doenças da boca Endocardite bacteriana
Uma inflamação nas válvulas cardíacas pode se originar da má higiene bucal. Bactérias que se alojam entre os dentes e a gengiva podem cair na corrente sanguínea e chegar ao coração. A endocardite é a inflamação do revestimento interior liso do coração (o endocárdio), sendo mais frequentemente resultante de uma infecção bacteriana. Embora as bactérias normalmente não estejam presentes no sangue, uma lesão (ferimento ou corte) da pele, da mucosa oral ou das gengivas (mesmo uma lesão em decorrência de uma atividade normal, como escovar os dentes ou mastigar) pode permitir que um pequeno número de bactérias invada a corrente sanguínea. A presença de algumas bactérias no sangue (bacteremia) pode não produzir sintomas imediatos, mas é possível que a bacteremia evolua para a septicemia, uma infecção grave do sangue, a qual, normalmente, provoca febre alta, calafrios, tremores e hipotensão arterial. O indivíduo com septicemia apresenta um grande risco de endocardite. Algumas vezes, as bactérias que causam a endocardite bacteriana aguda, podendo resultar em infarto do miocárdio (ataque cardíaco) ou infecção e lesão da área onde estiverem localizadas. Estudos comprovaram que a saúde bucal deficiente pode provocar doenças cardíacas. O cuidado com os dentes é muito importante na prevenção das doenças cardíacas. Infecções na boca são o vilões para problemas no coração, atesta o cardiologista Celso Amodeo, do Hospital do Coração, em São Paulo. Para evitar o mal, escove bem os dentes e sempre use fio dental, aconselha Laércio Vasconcelos, implantodentista da Clínica Branemark, em São Paulo. Referência: PORFIRIO, N.E.Gi.; STANGE, C.E.B. Orientações sobre saúde bucal. Secretaria de Estado da Educação do Paraná-SEED Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Programa de desenvolvimento educacional - PDE, 2008.

58 Outras doenças da boca Consequências da Invasão bacteriana Febre alta
Valva mitral normal Consequências da Invasão bacteriana Febre alta Calafrios Pressão baixa Infecção no tecido de revestimento do coração (endocardite) Infecção generalizada (SES / SP – SAÚDE BUCAL, 2001)

59 Outras doenças da boca Mau hálito Má higiene bucal Próteses dentárias
Gengivite e doença periodontal Fatores externos Fatores externos: Alimento, como cebola e alho, bebidas como café e álcool, e o fumo. Má higiene bucal: Quando a placa bacteriana e resíduos alimentares não são completamente removidos. Enfermidade bucal: Gengivite e doença periodontal. Próteses: Formação da placa e acúmulo de resíduos nas próteses, que precisam ser limpas diariamente. Amígdalas: As fendas (criptas) mais largas das amídalas podem permitir que os resíduos se acumulem na área. Infecções do aparelho respiratório: Garganta, seios (paranasais) e pulmões. Boca seca (xerostomia): Pode ser causada por problemas nas glândulas salivares, medicamentos, respiração pela boca, radioterapia e quimioterapia. Doenças sistêmicas: Diabetes, doenças renais/hepáticas, pulmonares e distúrbios gastrintestinais. Referência: Higiene Oral Básica. Disponível em:< Acesso em: 5 nov Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

60 Outras doenças da boca Amídalas inflamada
Infecções do aparelho respiratório Doenças, como diabetes e distúrbios gastrintestinais. Boca seca Disponível em: (Acesso em: 30 mar )

61 Atividade em grupo Instrutor: Divida o grupo em grupos menores, no máximo 10 pessoas. Em 15 minutos, cada grupo deverá construir um cartaz sobre: Quais os passos de uma Higiene oral adequada? Quais as dicas nutricionais (alimentos indicados e contra indicados) para a saúde bucal? 3) Quando um indivíduo deve procurar um dentista? Mais 15 minutos serão usados para compartilhar as construções e para que o instrutor faça o fechamento do curso.

62 Referências BRASIL Organização Pan-Americana da Saúde/ Organização Mundial de Saúde - OPAS/OMS, Disponível em: < Acesso em: 6 nov INCA – INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. Ministério da Saúde. Rio de Janeiro. Disponível em: < Acesso em: 5 nov CPS/SAÚDE BUCAL. SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE. Auto-Exame e Autocuidados em Saúde Bucal. São Paulo. Disponível em: <www. saudebucal.saude.sp.gov.br>. Acesso em: 5 nov MS - Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Disponível em: < Acesso em: 5 nov PINTO et al. Hábitos de Higiene Bucal Entre Universitários. Pesq Bras Odontoped Clin Integr, João Pessoa, v. 8, n.3, p , set./dez Vídeos de Higiene Oral. Disponível em: < Acesso em: 30 mar

63 Obrigada pela sua atenção!


Carregar ppt "Curso Saúde Bucal -Série Solução SST- Aula 1 Departamento Regional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google