A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Símbolos Litúrgicos; Gestos e Posturas Litúrgicas; Elaborado: Victor Hugo Formação de Acólitos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Símbolos Litúrgicos; Gestos e Posturas Litúrgicas; Elaborado: Victor Hugo Formação de Acólitos."— Transcrição da apresentação:

1 Símbolos Litúrgicos; Gestos e Posturas Litúrgicas; Elaborado: Victor Hugo Formação de Acólitos

2 Símbolos Litúrgicos XP CRCristósCRISTO

3 A Alfa e ÔmegaPrincipio e Fim Jesus Principio e Fim de todas as coisas

4 Observações: Círio Pascal Cristo Luz do Mundo Cristo Ressuscitado

5 IHS IESUS HOMINUM SALVATOR JESUS SALVADOR DOS HOMENS

6 Observações: JHS JESUS SALVADOR DOS HOMENS

7 INRI Esta escrito na cruz de Jesus Cristo em 3 línguas: Hebraico, Latim, Grego INRIIesus Nazarenus Rex Iudacorum Jesus Nazareno Rei dos Judeus

8

9 Peixe IESUS CRISTÓS TEÓS YÓS SOTÉRIXTYS Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador Jesus Cristo

10

11 Triângulo Simboliza a Santíssima Trindade (S.S. Trindade) Mas o que é a S.S. Trindade? Pai (Deus) o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo

12 Gestos e Posturas Litúrgicas De Pé É a posição do Cristo Ressuscitado, atitude de quem está pronto para obedecer, pronto para partir. Indica também a atitude de quem acolhe em sua casa. Estar de pé demonstra prontidão para pôr em prática os ensinamentos de Jesus.

13 Sentado É a posição de escuta, de diálogo, de quem medita e reflete. Na liturgia, esta posição cabe principalmente ao se ouvir as leituras (Salmo, 1ª e 2ª Leitura), na hora da homilia e quando se está concentrado e meditando.

14 Ajoelhado É a posição de quem se põe em oração profunda, confiante. Jesus se afastou deles à distância de um tiro de pedra, ajoelhou- se e suplicava ao Pai... (Lucas,22,41). Lembremos dos leprosos que, de joelhos, suplicavam que Jesus o livrasse da lepra (cf. Marcos 1,40).

15 Genuflexão Faz-se dobrando o joelho direito ao solo. Significa adoração, motivo pelo qual é reservada ao Santíssimo Sacramento, quer exposto, quer guardado no sacrário.

16 Prostar-se Significa estender-se no chão; expressa profundo sentimento de indignidade, humildade e também de súplica. Este gesto está previsto na Sexta-feira Santa, no início da celebração da Paixão.

17 Inclinar o Corpo É uma atitude intermediária entre estar de pé e se ajoelhar. É sinal de reverência e honra que se presta às pessoas ou às imagens. Faz-se inclinação diante a cruz, no início e no fim da celebração; ao receber a benção

18 Erguer as mãos É um gesto de súplica ou de oferta do coração a Deus. Geralmente se usa durante a recitação do Pai-Nosso e nos cantos de louvor

19 Bater no peito É expressão de dor e de arrependimento dos pecados. Este gesto ocorre na oração Confesso a Deus todo poderoso....

20 Procissão É atitude de quem não tem moradia fixa neste mundo: não se acomoda, mas se sente peregrino e caminha na direção dos irmãos e irmãs, principalmente mais empobrecidos e marginalizados.

21 Silêncio É atitude indispensável nas celebrações litúrgicas. Indica respeito, atenção, meditação, desejo de ouvir e se aprofundar na palavra de Deus.

22 Bibliografia Formação de Coroinhas 1 –Pe. Luiz Miguel Duarte – Paulus – 2ºEdição de 2003 Elaborado: Victor Hugo Catricala Fernandes( Coordenador e Formador)


Carregar ppt "Símbolos Litúrgicos; Gestos e Posturas Litúrgicas; Elaborado: Victor Hugo Formação de Acólitos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google