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Definições: Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Administração.

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1 Definições: Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Administração é administrar a ação através das pessoas com objetivo bem definido.

2 Definições: A administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos. Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.

3 A administração está presente na sociedade humana a milhares de anos. Os primeiros registros são sumérios e apresentam coleta e utilização de impostos. A construção das pirâmides só foi possível devido a administração de recursos necessários à obra. Vários reinos antigos na Ásia apresentam elaborados sistemas de administração pública antes de Cristo.

4 As sociedades gregas e romanas eram conhecidas por sua estrutura e pela sua luta pelos direitos do cidadão comum. Um dos setores que mais ajudaram no avanço da administração é o militar. Os Incas e os Maias ergueram enormes cidades no meio da floresta, precisando da alocação de grande mão de obra.

5 A Revolução Industrial e o método fabril: Aplicação da ciência sobre a produção. Racionalização da produção. Divisão minuciosa das tarefas. Supervisão cerrada. Maior eficiência e produtividade, com menores custos. Subordinação hierárquica. Advento das máquinas. Surgimento dos pioneiros da racionalização do trabalho.

6 Frederick Winslow Taylor ( ): Shop Management (1903): Abordava as técnicas de racionalização do trabalho através do estudo de tempos e movimentos. Princípios da Administração Científica (1911): Defende que para a racionalização do trabalho, a empresa deve se reestruturar.

7 Taylor defendia os seguintes princípios: Seleção científica do trabalhador: O trabalhador deve desempenhar a tarefa mais compatível com suas aptidões. Tempo-padrão: O trabalhador deve atingir no mínimo a produção-padrão estabelecida pela gerência para garantir bons salários. Plano de incentivo salarial: A remuneração do pessoal deve ser proporcional ao número de peças produzidas. Trabalho em conjunto: Conciliação dos interesses da alta administração e dos trabalhadores.

8 Taylor defendia os seguintes princípios: Gerentes planejam, Operários executam: Dissociação entre planejamento e execução. Divisão do trabalho: Uma atividade deve ser dividida no maior número possível de subtarefas para propiciar maior eficiência do operário. Supervisão funcional: Os supervisores devem ser especializados por área. Ênfase na eficiência: Existe uma única maneira de executar uma atividade (the best way).

9 HENRY L. GANTT: Criou o Gráfico Gantt; que mostra a relação entre as diversas fases de um programa de produção. Os GILBRETH: Desenvolveram um plano de três posições para o desenvolvimento do empregado, visando promoções para o mesmo.

10 Enfoque mecanicista: organização como um conjunto estático, desconsiderando o fator humano. Homo economicus: o incentivo econômico, apesar de importante, não se revela suficiente para promover a satisfação dos trabalhadores. Abordagem fechada: não considera o ambiente que cerca a empresa. Superespecialização do operário: a especialização extrema leva à alienação do operário. Exploração dos empregados: a administração científica legitima a exploração dos operários em prol dos interesses patronais.

11 HENRI FAYOL dividiu as operações empresariais em seis atividades inter- relacionadas: Técnica – produção e fabricação de produtos; Comercial – compra de matéria prima e venda de produtos; Financeira – aquisição e uso de capital; Segurança – proteção dos empregados e da propriedade; Contábil; Administração.

12 Divisão do trabalho; Autoridade; Disciplina; Unidade de comando; Unidade de direção; Subordinação do interesse individual ao bem comum; Remuneração;

13 Centralização; Hierarquia; Ordem; Eqüidade; Estabilidade pessoal; Iniciativa; Espírito de equipe.

14 Weber acreditava que os requisitos de uma empresa eficiente são: Rígido controle sobre os processos; Hierarquia estritamente definida; Regulamentos e linha de autoridade estritamente definidos; As competências técnicas eram enfatizadas.


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