A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cluster Beowulf.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cluster Beowulf."— Transcrição da apresentação:

1 Cluster Beowulf

2 Sup. Tec. Em Redes de Computadores
Processamento Distribuído e Paralelização Alunos: Luiz Marcos de L. Martins Renan F. de Oliveira Lucas da Costa Lima Felipe Ferreira Câmara

3 Introdução Um Cluster pode ser definido como um conjunto de nós processadores que, interligados via rede, comportam-se como um sistema distribuído. Existem 3 tipos de Cluster Cluster de Alto Desempenho (HPC- High Performance Computing). Cluster de Alta Disponibilidade (HA - High Availability). Cluster para Balanceamento de Carga (LB - Load Balance).

4 Cluster Beowulf: O que é?
Beowulf é o nome de um projeto para aglomerado de computadores (Clusters) para computação paralela, usando computadores pessoais, não especializados e portanto mais baratos. O projeto foi criado por Donald Becker da NASA, e hoje são usados em todo mundo, principalmente para processamento de dados com finalidade científica. Beowulf são clusters de desempenho escaláveis, baseados numa infra-estrutura de hardware comum, rede privada e software 'open source' (Linux). O 'hardware comum' pode ser qualquer tipo de computador, significando que não é necessário usar equipamentos próprios para cluster, bastando utilizar equipamentos comuns a redes tradicionais e PCs.

5 Projeto Beowulf NASA NASA 128-Processor Beowulf cluster

6 Cluster Beowulf: O que é?
Nos projetos Beowulf, existe um servidor responsável por controlar todo o cluster, principalmente quanto à distribuição de tarefas e processamento. Como utiliza computadores comuns, o desempenho pode melhorar de acordo com os nós que o desenvolvedor ( Linux) acrescentar, uma vez que o processamento é feito paralelamente. Isso porque a tarefa a ser processada é separada em partes independentes, distribuídas nos vários nós que estão na estrutura do cluster, nos quais as informações são processadas pela máquina que é designada como servidor do sistema.

7 Clusters Beowulf Cluster The Borg da McGill University Cluster Scyld de Michael Will

8 Como implementar? Como não depende de equipamento específico, o cluster Beowulf é basicamente composto de uma máquina chamada de servidor e outras máquinas chamadas escravas, sendo uma ou mais. A configuração do cluster consiste essencialmente de dois passos: Configuração no nó mestre (servidor) e configuração dos nós escravos. A implementação acontece através de modificações no Linux, ou através do uso de ferramentas e bibliotecas de programação específicas para esse fim. Em todos os casos, o objetivo é permitir a distribuição das tarefas entre os PCs que fazem parte do cluster.

9 Vantagens Sistemas escaláveis, sendo possível pôr em rede e coordenar infinitos nós para utilização do cluster. Os equipamentos utilizados são facilmente comercializados, não necessitando de nenhum equipamento específico No caso de um nó defeituoso, a substituição é tão simples quanto mudar um PC, assim é possível gerenciar as falhas de maneira eficiente, baseando-se na fácil substituição de peças. Existe uma mobilidade em relação ao fornecedor de hardware, uma vez que os equipamentos são comuns. Desta forma, quem for implementar o cluster Beowulf não fica amarrado a comprar peças de um único fornecedor. Com sistema operacional ‘open-source’, o software é gratuito e inclui o código fonte, permitindo o debug dos erros e correções.

10 Desvantagens A grande maioria do hardware de rede não foi criada para funcionar em processamento paralelo. Mesmo com a popularidade crescendo, existem ainda poucos softwares que suportem e tratem este tipo de cluster como um sistema único. É necessário ter experiência e conhecimento de administração de sistemas Linux.

11 Opções de Software HP Northrop Grumman Accelerated Servers
Penguin Computing Aspen Systems PSSC Labs Custom Fit, Inc. Atipa Turbotek Microway

12 Conclusão Através de todo o estudo desenvolvido, concluiu-se que a implementação de um Cluster Beowulf não depende de nenhum tipo específico de equipamento, além de ser desenvolvido sobre uma plataforma aberta, o que possibilita ser bastante evolutivo. Desta forma, a utilização deste cluster se faz muito viável, comparando as diversas vantagens que se sobressaem sob as desvantagens, uma vez que exista a necessidade de processamento com alto desempenho e alta disponibilidade, com limitações de orçamento. Pode-se observar que a comunidade “beowulf” vem crescendo, mas que ainda faltam mecanismos que possibilitem melhor funcionamento em alguns hardwares, suporte e disseminação de informação para que esta popularidade e uso cresça ainda mais.


Carregar ppt "Cluster Beowulf."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google